sexta-feira, outubro 31, 2008
segunda-feira, outubro 27, 2008
O Petro de Luanda conquistou neste domingo, quando ainda falta disputar uma jornada, o título de CAMPEÃO DO GIRABOLA'2008 ao vencer, no moderno Estádio da Cidadela, o Desportivo da Huíla, por 4-1. O técnico luso do clube dos petroleos, Bernardino Pedroto, devolveu o título tirado aos tricolores em 2002, na altura sob comando técnico do Atlético Sport Aviação (ASA), clube com o qual se estreou no campeonato angolano com três troféus consecutivos do Girabola. Os golos do Petro de Luanda foram marcados por Etah, aos 19 minutos, Job (74'), David (80') e Santana (90+5'), depois deste último ter falhado aos 90' uma grande penalidade. Tuaby "facturou" aos 14 minutos para os "militares" da Huíla. Este é o 14º título do conjunto do "eixo-viário", primeiro do treinador português à frente dos tricolores. Com esta vitória, o Petro de Luanda soma 55 pontos e mesmo que perca na última jornada jamais será "desalojado" do topo. O 1º de Agosto, segundo classificado, foi a Benguela perder frente ao 1º de Maio, no Estádio Municipal, por 0-1, com golo de Zamorano, aos 44 minutos. Assim, continua com 46 pontos.
CAMPEONATO LUSO
FC PORTO em maré de azar...
NACIONAL e LEIXÕES
NO TOPO DA CLASSIFICAÇÃO
Tudo fazia pensar que as coisas poderiam mudar hoje no jogo com a Naval. Um conjunto que já havia batido o péo ao Benfica, no Estádio da Luz. Mas não... os portistas fartaram-se de jogar, exibir classe aqui e ali, criaram situações de golo feito, mas o azar grudou e os remates sairam todos mal e os que sairam bem encontraram um guarda-redes com indómita vontade de não sofrer golos. Mais, também me pareceu que a arbitragem não foi nada imparcial... dualidades de critérios no julgamento de faltas... também prejudicaram a turma de Jesualdo Ferreira.
RESULTADOS DA JORNADA
CLASSIFICAÇÃO GERAL
PRÓXIMA JORNADA
sábado, outubro 25, 2008
título na Cidadela
Texto: Honorato Silva
SE VOCÊ GOSTA ...
... DE SE CONCENTRAR E SONHAR!
Se afirmativo. Sonhar verdade. Sonhar eu lá onde a felicidade está.
Respeite 6 minutos da sua vida e sonhe um pouco. Com verdade. Entregando-se no ritmo das melodias de outrora hoje imortais. Solos que agarram a pureza de uma partitura. Imagens de reflexos interpretativos que nos induzem amor e nos deixam quase em extase. Melodias que fazem os olhos brilhar de alegria e sentimentos dourados ... e deixe rolar a lágrima teimosa do canto do olho.Seja você, agora. Clique: veja e oiça o que há de mais belo
... e já agora, mais esta maravilha
BOM FIM-DE-SEMANA
com meu abraço amigo.
Obrigado Cecília!
sexta-feira, outubro 24, 2008
quinta-feira, outubro 23, 2008
quarta-feira, outubro 22, 2008
... como estou somplesmente atestado até ao pescoço de muitos afazeres - sem tempo mesmo para aquilo que mais gostamos de fazer -, recorri mais uma vez ao YOU TUBE e seleccionei um tema que sempre dá para ajudar a combater o nervoso miudinho que as sobrecargas de trabalho acumulam por negligência de terceiros. Estou nessa... Oiçam e apreciem o excelente trablalho de imagem. Boa Noite!
segunda-feira, outubro 20, 2008
GIRABOLA'2008
HIPOTECAR A PERMANÊNCIA
Na última posição, agora com 20 pontos, o Benfica do Lubango reforçou a sua candidatura à despromoção, ao empatar ontem em casa a uma bola, diante do 1º de Maio de Benguela, no prosseguimento da 24ª jornada do Girabola'2008. Obrigado a vencer para reforçar as hipóteses de permanência, a formação encarnada permitiu que os proletários, cuja continuidade no escalão está há várias jornadas assegurada, regressassem a Benguela com um ponto na bagagem.
MAIS UM BENFICA EM APUROS
Em caso de vitória nas duas últimas rondas, o Benfica de Luanda chegará apenas aos 26 pontos, pecúlio que pode ser insuficiente para se colocar acima da linha de água. Com o empate de ontem, os encarnados passam a depender dos resultados do Kabuscorp do Palanca, Petro do Huambo, Sagrada Esperança e Desportivo da Huíla. Entretanto, a jornada, aberta na passada terça-feira em antecipação, com o empate a um golo entre o Interclube e o Recreativo do Libolo, enquanto o Benfica de Luanda derrotou na sexta-feira o Sagrada Esperança, por 2-1.
domingo, outubro 19, 2008
Futsal
BRASIL TETRA CAMPEÃO MUNDIAL
O Brasil venceu hoje o campeonato do mundo pela quarta vez, batendo na final a Espanha, nas grandes penalidades (4-3), depois da partida acabar empatada a duas bolas, no Maracanazinho, Rio de Janeiro. O guarda-redes brasileiro Franklin foi o herói da partida entre os dois principais candidatos à vitória, defendendo dois penáltis. O Brasil já vencera o Mundial organizado pela FIFA em 1989, na Holanda; em 1992, em Hong Kong e em 1996, em Espanha. A Espanha foi já duas vezes campeã do mundo, em 2000, na Guatemala e quatro anos mais tarde no Taipé. A Itália foi a terceira classificada, depois de bater a Rússia por 2-1.
RECREATIVO DA KAALA
na rota do GIRABOLA'2009
O Recreativo da Caála pode confirmar hoje, domingo, a subida, pela primeira vez após a independência angolana, ao Girabola, caso vença ou empate com o Atlético do Namibe (abtiga Moçâmedes) no jogo a contar para a última jornada da Série B do Torneio de apuramento ao GIRABOLA '2009. O emblema azul e branco do município da Kaála, que dista 23 quilómetros da cidade do Huambo (Cidade... Vida), não perde na prova há seis jornadas, ocupando, merecidamente, a segunda posição do grupo com 24 pontos, mais um que o Atlético, seu adversário desta tarde
A foto que ilustra esta notícia, mostra a equipa de juniores da Kaala, do ano de 1970, onde se encontra a certeza dos pergaminhos que sempre valorizaram o Clube, desde esses tempos, em que o o futebol kaalense era uma das potências que sempre esteve no progresso da modalidade.
Foto retirada do site SANZALA , da autoria de FIRMINO RODRIGUES.
sábado, outubro 18, 2008
GIRABOLA’2008
D’AGOSTO E PETRO NO DÉRBI DO GIRA
A 24.ª jornada do GIRABOLA completa-se neste fim -de-semana, sendo hoje o dia que pode decidir se o Petro de Luanda é o novo dono do titulo ou se o 1.º de Agosto vai travar as comemorações antecipadas. O Petro tem 51 pontos e o D'aAgosto tem 45. O dérbi realiza-se no Estádio dos Coqueiros, em Luanda.
També hoje jogam Benfica do Lubango e 1-º de Maio de Benguela, com favoritismo da equipa benguelense frente ao sentenciado à descida o Benfica do Lubango, enquanto os do litorial angolano estão confirmados no meio da classificação geral.
RESULTADOS DE JOGOS JÁ CUMPRIDOS:
Benfica de Luanda 2 - 1 Sagrada Esperança
InterClube 1 – 1 Recreativo do Libolo
sexta-feira, outubro 17, 2008
sem clik's
É isso mesmo. Estou a ensaiar a entrada no assunto, que até é melindroso, mas, francamente como jornalista seria a primeira vez na minha carreira que eu me ficava a ver o acontecimento perder actualidade. Neste cantinho não há fronteiras. A equipa de básquete do Primeiro de Agosto, programou estágio em Portugal, na Anadia, e deparou-se com uma serie de impedimentos comprometedores da Federação Portuguesa de Basquetebol... Não vou mencionar. Não permitiu os jogos de preparação e a nomeação dos respectivos árbitros. Apenas posso e devo garantir aos meus visitantes e aos adeptos do clube dos militares, que a equipa está bem instalada, tem treinado sempre - não digo onde... talvez em Espanha -, cumprindo o número de jogos do plano traçado pelo técnico Luís Magalhães. Ainda esta tarde fez o seu quarto jogo e, já há certezas quanto ao regresso a Luanda e, antes disso, irão realizar dois jogos surpresa. Aonde? Com quem? A situação, como disse, ainda é melindrosa e obriga a ponderação. Tudo será devidamente tratado e nada está ou irá afectar esta fase tão importante do estágio dos campeões angolanos.
DEVIGOR... O de VIGOR!
Hoje, aproveitei para espreitar a vida de mais um jogador angolano, nascido em Luanda, e que está em Portugal desde 1999. Tem 31 anos e a sua carreira como “matador” tem sido das melhores que conheço, entre quantos têm jogado pelas divisões secundárias. Depois de ter percorrido nestes oito anos cerca de 6 clubes, da II Divisão lusa, onde sempre jogou como titular e espevitou vários apetites e sempre a progredir, nas melhores vertente do futebol chamado de amadores, ele está neste momento vinculado ao Louletano, do Algarve, clube que esta época foi despromovido à III divisão, que está a lutar pela subida. Um clube que oferece garantias aos seus jogadores, com ordenados em dia e com dirigentes dinâmicos. Pois bem... vou acabar com a vossa curiosidade. Já chega de “suspense”. O atleta a que me tenho estado a referir é o DEVIGOR, COM QUEM ESTIVE A FALAR ESTA TARDE... e me garantiu que está feliz, bem encaminhado e com contrato até ao final desta temporada. E, creio que apenas falta justificar porque é que eu classifiquei o Devigor de matador: ele, nos 5 clubes por onde passou, com destaque para Portalegrense, Feirense, Fátima (por duas vezes) e Louletano marcou, sem exagerar , 110 golos.
É obra... não acham?
carlospereirangola@gmail.com
quinta-feira, outubro 16, 2008
Angola
GIRABOLA’2008
Empate atrasa Interclube
Fonte: Jornal de Angola – Carlos Frederico com Teixeira Cândido
O Interclube prolongou o seu sofrimento no Girabola’2008, para as últimas duas jornadas, ao consentir ontem um empate a uma bola, no 22 de Junho, frente ao Recreativo do Libolo, na abertura antecipada da 24ª ronda.
Com uma primeira parte sofrível, a equipa treinada por Augusto Inácio teria consentido mais de um golo, mas o poste e a trave evitaram a humilhação dos polícias na etapa inicial do jogo.
O Recreativo do Libolo adiantou-se no marcador com Jefferson apontar o golo, mal as equipas tinham feito o tradicional reconhecimento mútuo. O golo desorientou a formação da Polícia, que bem podia consentir mais de três.
Por duas vezes a trave evitou golos do Recreativo do Libolo e depois os avançados de Luís Mariano deixaram a emoção e a precipitação falar mais alto do que a calma e o discernimento na hora do último remate.
Mesmo por cima do apito para o intervalo, Minguito decidiu restabelecer a igualdade, com um espectacular remate à entrada da grande área, e atenuou o sofrimento de centenas de adeptos que deixaram os seus empregos para apoiar o Interclube, dentre eles futuros agentes da Polícia Nacional.
O intervalo permitiu a Augusto Inácio reorganizar a sua equipa e empurrá-la para a vitória, mas faltou sorte. Mingo teria conseguido a vitória nos instantes finais, se não fosse a trave.
O Recreativo surpreendeu-se com atitude ofensiva do Interclube e adoptou o contra-ataque como resposta, mas o treinador brasileiro esqueceu-se de que Reginaldo, Figueiredo e Jefferson não são jogadores rápidos para estas iniciativas ofensivas. Quando compreendeu, colocou em campo o médio ofensivo Bua e o avançado Kadima; no entanto, os polícias estavam a correr para uma vitória e mantiveram-se pressionantes até Minguito abandonar o relvado por lesão, contratempo que prejudicou o jogo ofensivo dos polícias e permitiu ao Libolo somar um ponto, que lhe dá tranquilidade na terceira posição, com 41 pontos, enquanto o Interclube vai ter de lutar até à exaustão para se manter na primeira divisão. Na nona posição, com 27 pontos, os polícias podem ser ultrapassados pelo Desportivo da Huíla e o Sagrada Esperança.
quarta-feira, outubro 15, 2008
Curiosidade
- Clique na imagem para aumentar -
Apito
dourado
- PINTO DA COSTA não participou directamente
nas escutas telefónicas
e as que referem o seu nome
não são inequívocas
Fonte: Jornal O JOGO
A decisão apenas vai ser conhecida na próxima terça-feira, mas caso o processo Apito Dourado referente ao jogo Nacional-Benfica chegue a julgamento, será muito pouco provável que entre os arguidos seja pronunciado Pinto da Costa, depois do debate instrutório de ontem, no Tribunal de Gondomar. É que, logo a abrir, o representante do Ministério Público (MP) referiu a existência de dúvidas relativas à participação do presidente do FC Porto - acusado de corrupção desportiva activa -, o qual "não participou directamente nas escutas telefónicas e as que referem o seu nome não são inequívocas". Daí ter deixado ao critério do tribunal a referida pronúncia, ao contrário do sucedido em relação ao empresário António Araújo, ao árbitro Augusto Duarte, que dirigiu o já referido jogo, e ao presidente do Nacional, Rui Alves, já que, adiantou Gonçalo Silva, "cremos que existem indícios de probabilidade razoável para condenação em julgamento". De acordo com a acusação, baseada em escutas telefónicas, António Araújo, supostamente a mando de Pinto da Costa, terá contactado Augusto Duarte para prejudicar o Benfica no jogo com o Nacional, que este acabaria por vencer, por 3-2, em Fevereiro de 2004, e sem casos polémicos. Na altura, o FC Porto levava nove pontos de vantagem sobre o Benfica.
A defesa do árbitro, para além de defender a "inconstitucionalidade das escutas telefónicas", considerou que a acusação se baseia em "situações ficcionadas". De igual modo, as defesas de Rui Alves e de António Araújo insistiram na insuficiência de provas para que os seus constituintes possam ser acusados de ilícitos. No próximo dia 21, às 13h30, ficar-se-á a conhecer a decisão do juiz Pedro Miguel Vieira sobre este processo.
segunda-feira, outubro 13, 2008
Na hora...
Ao correr da pena...
Com a certeza de já não podermos sonhar mais com a ida de Angola ao Mundial, com aquele azarado empate com Uganda atravessado na garganta, não adiante chorar. Vamos erguer a cabeça, não se incrimine ninguém porque futebol é isto mesmo, elevemos o moral competitivo dos barões angolanos, acenemos com simpatia ao Mabi de Almeida pelo empenho e competência demonstradas e, agora, a nós angolanos, resta-nos mostrar ao Mundo que não morremos na praia e vamos ganhar o CAN’2010. Que venha um bom seleccionador e deixemos os correr a verdade do futebol que sabem praticar.
Mas será que, o regulamento de apuramento dos segundos não é anacrónico? Que responda quem souber.
E já que me refiro ao Mundial, fiquei satisfeito com a qualificação dos nossos amigos mambas... e com a vitória do Brasil por 4-0 sobre a Venezuela, em Pueblo Nuevo. Kaká, Robinho, Adriano e Elano rubricaram os golos canarinhos.
Por outro lado não fui surpreendido com a qualificação da Académica do Lobito, para disputar o GIRABOLA’2009. Os lobitangas tem estória de ouro no futebol angolano... e, daqui eu mando meu abraço ao velho Geraldo, que tanto amor, competência e carinho sempre ofereceu ao clube que ajudou a fundar. O 5-2 no jogo de ontem foi concludente.
E, para terminar, cumpro com o prometido. O angolano Rainho, que tem estado sob observação em Nelas, sempre jogou ontem como titular e foi o seu primeiro jogo oficial pelo clube. Frente ao Penalva do Castelo, maravilhou os adeptos e conquistou o direito à titularidade como avançado de muitos recursos e ontem, só não marcou porque o guarda-redes opositor foi o homem do jogo. A critica foi unanime na afirmação de que Rainho é reforço importante para a equipa sucursal do Benfica de Lisboa, em Nelas.
sábado, outubro 11, 2008
MERCEDES SOSA
escutem
GRACIAS A LA VIDA
(VIOLETA PARRA)
de ouvir outra canção maravilhosa na voz de Mercedes Sosa. Clique aí em baixo na tag (etiqueta) de Mercedes SoUsa...
e, no início de uma nova semana, encare a vida com um sorriso permanente. Seja Feliz, à sua maneira!
sexta-feira, outubro 10, 2008
ANGOLA
Jose Eduardo dos Santos
reitera promessas
feitas antes das eleições
Fonte: Agência LUSA Ed. AD – C. Pereira
Dezenas de outdoors de grandes dimensões com a fotografia do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, com frases onde pede “unidade”, “amor ao próximo” e “concórdia social”, foram colocados esta semana em Luanda.
Os cartazes surgem um mês após a realização das eleições legislativas, nas quais o partido de Eduardo dos Santos, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), venceu com mais de 81% dos votos, batendo folgadamente a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), que recebeu cerca de 10% dos votos. “Precisamos realizar o bem comum e trabalhar com amor ao próximo para o bem de todos”, e “As grandes conquistas no domínio político, económico e social só se obtêm na paz, na estabilidade e na concórdia social”, são duas das várias frases atribuídas a Eduardo dos Santos.Abaixo das frases aparecem as datas em que o Presidente as disse e, segundo as indicações assinaladas, as afirmações transcritas foram feitas antes das eleições. O porta-voz do MPLA, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, disse à Agência Lusa que esta iniciativa não faz parte de qualquer estratégia de campanha para as eleições presidenciais que deverão ocorrer em setembro de 2009, embora não exista ainda qualquer data oficial. “Kwata Kanawa” explicou ainda que esta estratégia de comunicação é “apenas” uma garantia do Presidente aos angolanos de que “não há razões para temer” uma eventual “ausência de diálogo” depois da esmagadora vitória eleitoral do MPLA.“O Presidente da República pretende apenas frisar que a unidade e a reconciliação nacional, a concórdia e muito trabalho de todos os angolanos são os instrumentos mais eficazes para conseguir desenvolver o país”, concluiu o porta-voz.
quinta-feira, outubro 09, 2008
CONVITE
Clique... espere umpouco, porque está a entrar nos QUATRO CANTOS DA LUSOFONIA... aguarde pacientemente e quando ficar deslumbrado sem saber onde clicar mais, deixe que a calma domine a situação e, então, delicie-se e descubra o que o Mundo tem de mais belo. Está no espaço certo, no momento certo, com o que está certo.(Carlos Pereira)
ANGOLA-DESPORTO
carlospereirangola@gmail.com
PARA “PALANCAS NEGRAS”
Hoje, meus amigos, sem querer meter a mão em ceara alheia, volto a dar a minha opinião quanto ao que eu considero ser assunto muito sério para o futebol de Angola, por que realidades recentes obrigam-nos a pensar como País que já marcou presença num Mundial de Futebol, ganhou a candidatura do CAN’2010 e, pelo que alguns jogadores angolanos brilham em equipas do futebol de alta roda do futebol internacional.
Sem pretensão de retórica, apenas vou me referir ao que me parece ser oportuno analisar, do lado de cá do Equador, e a propósito de uma notícia que o jornal “Record” publicou ontem, onde se afirma que o presidente da Federação Angolana, o dr. Justino Fernandes, teria contactado o treinador do Inter José Mourinho, para recolher a sua opinião quanto a nomes de treinadores que, eventualmente, possam servir para assumirem-se como seleccionado de Angola. Eu, sinceramente, não acredito na noticia do referido jornal. Com a sua vasta gama de conhecimentos do futebol africano e mundial, o Justino Fernandes, embora possa ter afinidades com o “il specialle” não ia cair no ridículo de o consultar novamente, depois de há dois anos o Mourinho não ter aceite ser o consultor técnico da Federação Angolana.
E já que vem talhe de foice, embora eu já tenha abordado este mesmo assunto em crónica anterior, vou reiterar a minha opinião. Os nomes que ressaltam como mais indicados para o lugar de Oliveira Gonçalves, são os de Manuel José e Zico. Difíceis, realmente, mas seria de tudo se tentar pelas garantias que oferecem, ante os compromissos que se avizinham para os “Palancas Negras”. Manuel José que eu considero “o Mourinho de África” é um homem humilde que de adapta facilmente aos ambientes de trabalho, gosta de desafios e, no caso, o Mundial da África do Sul e a Can’2010 a decorrer precisamente em Angola, poderão ser aliciantes para enriquecer o seu já famoso currículo. De fortes convicções como Manuel José... poderia ser que aceitasse negociar. A questão primeira seria, talvez, os valores a colocar na mesa de negociações. Quanto ao Zico, o brasileiro que está em terras de frio de raxar, de bater o dente... certamente iria pensar duas vezes em estar num país onde o calorzinho ajuda. É o homem que fala a mesma língua e que tem um vasto currículo internacional fóra do Brasil a merecer análise.
Que a decisão, a não serem possíveis estas sugestões que me atrevo apontar, que sejam outras, mas que nunca recaiam em escolhas domésticas, sejam elas angolanas ou não.
quarta-feira, outubro 08, 2008
Repassando
Scotland Yard em crise
Tradução: Pepe Chaves
A Scotland Yard é uma das mais prestigiosas polícias do mundo. Seus efetivos não contam com nenhuma arma de fogo nas ruas e se gabam por ter conseguido que Londres seja uma das metrópoles com menos disparos no mundo.
No entanto, a Polícia Metropolitana de Londres passa por uma de suas piores crises, criada após o dia 22 de julho de 2005, quando esta polícia se equivocou ao assassinar a queima-roupa o brasileiro Jean Menezes, pensando que fosse um terrorista.
A cada julgamento que se deu sobre esse caso deixou em maus lençóis a dita força policial, porém, no dia 22/09 se abriu o maior processo de todos. Na quinta-feira o comissário Sir Ian Blair renunciou (coisa que não tinha se passado antes com nenhum chefe da Polícia Metropolitana em 90 anos) e depois a associação das polícias decretou um boicote a sua própria força chamando a todos os possíveis recrutas que vinham de minorias étnicas a não entrar para a corporação.
O novo prefeito pediu uma investigação a fundo sobre o racismo dentro da polícia. Faz 10 anos um reporte oficial sugere reformar o que chamou de uma força ‘institucionalmente racista’.
Menezes, um irregular imigrante latino-americano que foi morto ao ser confundido com uma bomba humana, terminou se convertendo numa bomba social.
domingo, outubro 05, 2008
PALANCAS NEGRAS
MABI DE ALMEIDA
substiui temporariamente
OLIVEIRA GONÇALVES
no comando da
SELECÇÃO ANGOLANA
MABI DE ALMEIDA - ex-adjunto de Oliveira Gonçalves -, vai orientar os PALANCAS NEGRAS no jogo com o Níger, no próximo dia 11, no Estádio dos Coqueiros, em substituição de Oliveira Gonçalves, que foi ontem oficialmente, em conferência de imprensa, demitido do cargo.Justino Fernandes, presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), explicou que a razão principal prende-se com a onda de contestação que se gerou em todo país face à campanha “menos conseguida da equipa nacional”, nas eliminatórias de acesso à fase derradeira de apuramento para o Mundial de 2010, na África do Sul.
O presidente da FAF disse também que a decisão coincidiu com o pedido de não prorrogação do contrato apresentado por Oliveira Gonçalves. “O treinador já não estava disponível a prosseguir. Deste modo, para não se criar um ambiente psicológico desfavorável à equipa, decidimos cessar o vínculo de maneira pacífica”, referiu.
Justino Fernandes assegurou que foram ponderadas todas as implicações antes de se tomar a decisão. De acordo com o dirigente federativo, já se está a trabalhar na contratação do próximo treinador dos Palancas Negras.
Apesar de não ter avançado a nacionalidade, nem o nome do próximo seleccionador, o presidente da FAF apontou a América do Sul e a Europa como as regiões mais indicadas pelos membros do órgão federativo para o recrutamento do treinador dos Palancas Negras.
Quanto às eliminatórias para o Mundial, Justino Fernandes mantém a crença no apuramento, isto a julgar pelas contas que são feitas, mas evita utilizar o termo fracasso, em caso de não qualificação. “Será se calhar uma prestação menos conseguida”, respondeu.
Chegou ao fim, quatro anos depois, o ciclo de Oliveira Gonçalves, que assumiu o comando técnico dos Palancas Negras em Novembro de 2004, em substituição do brasileiro Ismael Kurtz.
Neste período, Oliveira Gonçalves qualificou os Palancas Negras para os CAN do Egipto e do Ghana, em 2006 e 2008, respectivamente. Mas o ponto alto da sua trajectória foi a ida ao Mundial da Alemanha, em 2006.
Futebol luso
O futebol deve ser analisado com ponderação ao mesmo tempo que é vivido... Esta noite em Alvalade o Sporting porfiou mais em obter um resultado positivo do que o FC Porto, teve mais posse de bola e dir-se-á até que foi mais pressionante em momentos importantes da partida, mas perdeu, por 2-1… E perdeu bem, porque o conjunto portista foi isso mesmo, uma equipa no seu todo, concentrada do primeiro ao último minuto, com elevado espírito de entreajuda e a aproveitar da melhor forma as poucas oportunidades que teve para marcar golo.
Os resultados dos jogos já realizados, a classificação geral e o calendário de próxima jornda, podem ser consultados nos link's a seguir inseridos:
RESULTADOS
CLASSIFICAÇÃO GERAL
PRÓXIMA JORNADA
Efeméride
assinala 33º aniversário
com aposta na modernização
LEIA MAIS AQUI
Reconstrução
sábado, outubro 04, 2008
- Chegou o "Leão Branco"
- Carlos Pereira
Todo este imbróglio surge, de rompante neste post (caramba, embirro com este termo: post – bem podia ser posta de postagem... ), portanto, repito: de rompante nesta posta (não dá... posta de peixe? Porra. O melhor é esperar pela entrada em vigor do Tratado da Língua Portuguesa. Vai ser lindo... em 2009... ooooooobrigado!
Mas, continuando: Todo este imbróglio surge, de rompante neste post porque acabei de ver na BBC BRASIL, um vídeo onde nos é revelada uma novidade e como eu tenho a mania que sou novidadeiro, aqui repasso para meus amigos visitantes também ficarem a saber que, a espécie rara, foi salvaguardada graças aos amores de um casal de leões brancos, na África do Sul. Uma boa altura para pensarmos em fundar um novo Sporting emblemático com “leão branco”. Que tal? Vamos nisso?
A NOTÍCIA - Três filhotes raros de leão branco nasceram perto do parque nacional Kruger, na África do Sul.
O número de leões brancos a nascer na natureza diminuiu consideravelmente nos últimos 16 anos, e teme-se que ele seja extinto.
sexta-feira, outubro 03, 2008
conta HISTÓRIA DO FUTEBOL,
uma paixão do povo brasileiro
No dia da inauguração do Museu do Futebol. No local, o visitante pode rever momentos emocionantes do esporte que virou uma das marcas do Brasil.
PAUL NEWMAN
homenageado nos EUA
Nos Estados Unidos, o fim de semana foi de homenagens ao actor Paul Newman. O astro de Hollywood morreu aos 83 anos de um câncer no pulmão.
AQUI onde vai encontrar as imagens em videos que marcaram o fim-de-semana mundial. A não perder .
através
de Angola
É histórico o relativo afastamento do Brasil em relação aos países africanos. A sua maior ligação sempre foi com os Estados Unidos, países da Europa e os seus vizinhos latino-americanos. No entanto a História não foi obstáculo para que o Professor Solival Menezes (*) se interessasse por estudar Angola e por ela se ter apaixonado. Tal como os muitos brasileiros que demandaram para terra angolanas pelas suas mais variadas razões.
No seu livro: MAMMA ANGOLA: Sociedade e Economia de um País Nascente, faz uma análise bastante interessante da sociedade angolana, seus dilemas e suas perspectivas. O livro focaliza Angola dum modo Histórico, ao mesmo tempo crítico, avaliando o papel da colonização portuguesa no quadro da dependência económica que se instaurou no país durante o século XX.
Um ponto que o livro nos permite pensar são os dilemas de África. Este continente é um desafio, depois de 500 anos de colonialismo cruel, os países africanos padecem de fome, doenças endémicas, conflitos tribais e ausência de instituições democráticas, como as concebe a civilização ocidental contemporânea.
"Trata-se, a realidade de Angola, de algo bastante semelhante à dos demais países da região (não obstante Angola ser um país rico em petróleo e minerais, além de possuir um dos solos mais férteis do continente), com a característica de apresentar uma história muito próxima à do Brasil".
Quando colonizada por Portugal, Angola foi importante fornecedora de mão de obra escrava para o Brasil, em consequência uma importante matriz de costumes e cultura.
O Prof. Solival viveu em Angola num programa de cooperação patrocinado pelo Banco Mundial e revela neste livro que Angola não deve ser vista apenas como País Irmão mas, ao lado de Portugal, como Pátria-Mãe, a mãe negra do Brasil, tão ou mais importante na formação brasileira que a metrópole europeia.
Mamma Angola: Sociedade e Economia de um País Nascente é um livro que permite conhecer um pouco do que é Angola, fazendo um retrato da evolução histórica do colonialismo na busca de explicações para o actual quadro de dependência e para os conflitos armados que marcaram a sua História.
Tratando-se de um livro de economia, muitas das suas passagens, em linguagem acessível, oferece-nos a visão clara da sociedade angolana.
(*) - Solival Menezes, o autor do livro, é brasileiro, natural de São Paulo, onde graduou-se em Economia (pela USP), em Administração (pela Fundação Getúlio Vargas) e em Direito (pela USP/Largo de São Francisco). Possui mestrados em Economia (USP), Finanças (FGV) e Controladoria (USP) e é Doutor em Economia pela FEA/USP. Professor de Economia, Finanças, Custos e Marketing, integrou equipe de consultores e docentes da USP que cooperaram com a transição de Angola para a economia de mercado.
quinta-feira, outubro 02, 2008
Sociedade
Desporto
Habitação
Gestor imobiliário
sugere disponibilização
de terrenos a custo zero
A camada jovem por ser maioritariamente de camada média/baixa e principiante numa carreira profissional, tem uma renda muito baixa e consequentemente mais dificuldades em aderir aos projectos.
África21-Redacção com Agências
Em declarações à Angop, a propósito do surgimento de vários projectos imobiliários em Luanda, o gestor considerou que o Estado, como proprietário, participaria por meio da cedência de terrenos a custo zero, enquanto os operadores entrariam com o factor produtivo (edificação das residências).
A Sólida Corporation, empresa de direito angolano, é uma incorporação imobiliária, cuja actividade envolve a análise do potencial de um terreno, acompanhamento da construção, entrega das chaves e avaliação pós-ocupação dos imóveis.
De acordo com o responsável, torna-se difícil aos empreendedores edificar as casas e comercializá-las a baixo custo, pois o processo de construção depara-se com altos constrangimentos, desde a aquisição de terrenos (custam muito caro) à falta de incentivos para se construir um projecto imobiliário.
Por outro lado, há ainda dificuldades em se atrair financiamentos e baixa produção de materiais de construção, motivo para o elevado custo de construção dos imóveis. Portanto, o custo da construção do imóvel e o da aquisição do terreno tornam difícil a construção de imóveis de baixo preço para os jovens.
A camada jovem, adiantou o interlocutor, por ser maioritariamente de camada média/baixa e principiante numa carreira profissional, tem uma renda muito baixa e consequentemente mais dificuldades em aderir aos projectos, devido às suas debilidades financeiras.
Atender-se às preocupações desta camada em relação à habitação, referiu a fonte, implica construir-se residências com valor muito baixo, o que de certa forma é difícil para os empreendedores privados devido aos custos implicados no processo de construção dos projectos. "A vocação dos empreendedores é construir imóveis após identificação de padrões e conjugar os factores: custo do terreno/construção, que se pode minimizar se o imóvel for relativamente barato, para depois fazer-se uma oferta razoável à camada jovem", sustentou João Mainsel.
O desafio de construir um volume considerável de residências, adiantou, só será possível caso se conjugue a capacidade de realização dos empreendedores aos incentivos que o governo pode dar, de tal maneira que os jovens sejam os mais beneficiados por um produto a baixo custo.
O director disse que o governo está habilitado a mobilizar condições para se implementar a construção de pelo menos um milhão de casas, porquanto tem capital para injectar no mercado e parceiros capazes de realizar os seus objectivos.
A par disso, acrescentou que muitas outras iniciativas acontecem, na periferia da cidade de Luanda, privilegiando a harmonização dos bens com os serviços, como provam as extensões comerciais (empreendimentos), bancos, serviços públicos e bairros fiscais, dando lugar à descentralização. As informações são da Angop.
DESPORTO
o Interclube, de Luanda, defronta esta sexta-feira, no Estádio dos Coqueiros, na capital angolana, o Sfaxien da Tunísia, encontro da V Jornada do Grupo A, da Taça da Confederação Africana de Futebol (CAF).
Os angolanos orientados por Augusto Inácio procuram nesta penúltima ronda a vitória diante de um dos líderes da série, para ainda pensarem na qualificação à fase da prova, organizada em homenagem ao premio Nobel da Paz, o imortal Nélson Mandela.
quarta-feira, outubro 01, 2008
Girabola'2008
PETRO DE LUANDA
1º de Agosto - Benfica de Luanda, 1-1
Santos FC - Recreativo do Libolo, 1-0
Interclube - 1º de Maio de Benguela, 1-1
Benfica do Lubango - FC Bravos do Maquis, 1-0
Petro de Luanda - Kabuscorp do Palanca, 1-2
Desportivo da Huíla - Sagrada Esperança, 1-0
ASA - Petro do Huambo, 0-0