domingo, janeiro 04, 2009

Crónica

Com o 2009 em rodagem, o futebol voltou e até ontem, nada de amormal... a não ser, aqui e ali, a ressaca natalícia de alguns... doces comidos... bebidas bebidas e o que se adivinha nos eteceteras.
O Leixões, singularmente entre os primeiros, o Sporting como se esperava em segundo e o Guimarães no meio da tabela, concluíram os jogos da 13ª jornada, com empate frente à Académica, vitória em Setúbal e vitória com Rio Ave.
Hoje FC Porto jogou na Madeira defrontou o Nacional - de má memória-, diferenciados pontualmente por uma vitória. No FC Porto, considerou-se nuclear este jogo, para definir que só a vitória interessava e assim ficou provado em campo com uma monumental ponta final, após o 2-2, com dois golos inquestionáveis, golos imperdíveis que aqui ficam neste vídeo da RTP disponibilizado pelo TV GOLO:


Por último, apenas duas linhas sobre o jogo entre o líder do campeonato, o Benfica e o último classificado, o Trofense. Uma vergonha... uma equipa que investiu milhões perder de forma limpa perante uma equipa que investiu dez reis por meio grupo... é humilhante! E, deste modo o FC Porto assume-se como comandante do principal campeonato de Portugal.
Hoje, recebi a informação da chegada de um jogador angolano que veio à experiência para Portugal, pela mão do empresário Carlos Santos, que o pretende colocar no Águeda, clube da III Divisão. Refiro-me ao Ailton, tido como jogador do Benfica de Luanda. Pelo que julgo saber, no plantel principal do Benfica que disputou o campeonato da temporada passada, não está inserido nenhum jogador com esse nome, o que não me permite desmentir a informação, pois poderá tratar-se de jogador de qualquer outro escalão.A notícia aqui fica, também em primeira mão, sobre a qual espero poder complementar com a decisão dos responsáveis do Águeda. Hoje espero notícias sobre o Guto, um dos dois jogadores angolanos que integrarão, no Rio de Janeiro, o estágio do Santos Futebol Clube, quarto classificado do Girabola’2008, que embarcará, na sexta-feira, caso chegue a acordo nas negociações que decorrem em Lisboa.. Ele espera agradar a Mário Calado, treinador abalizado que está a preparar uma equipa à sua medida para enfrentar os desafios dos considerados grandes, mas primeiro estão as condições do contrato. Guto foi da selecção olímpica sub-21 de Angola.
Em Luanda, Santana Carlos, continua à espera que terminem as negociações entre o Guimarães e o Petro para saber onde vai jogar. Entretanto, terminadas as férias, apresenta-se amanhã para os trabalhos no Petro.

Fevereiro é já amanhã... preparem-se pois vão surgir muitas novidades e surpresas no GIRABOLA’2009. - Carlos Pereira, Rádio 05, Luanda