quinta-feira, janeiro 15, 2009

Lendas

Ser Mãe é encontrar sentido
para todo este caos
que é a vida"



Esta frase foi dita pela artista portuguesa
ANA GALVÃO
numa entrevista à DICA

Uma manifestação de sentimentos únicos que não chegam para que nossas Mães sejam completamente compensadas dos tantos sacrifícios que por nós fizeram, desde o momento de sofrimento do parto até ao dia em que Deus as chamou. Ter Mãe é ter Tudo... não ter Mãe é não ter Nada! Fala o povo e com razão.
Hoje, após leitura nos jornais que abordam os dramas do quotidiano, li que um malandro matou a Mãe à pancada. Inacreditável, mas verdade. Aconteceu,aqui, em Portugal. Logo, me lembrei do que é ter-se Mãe e saber a amar como sempre se gosta de amar... mas, de certeza que, amar nossa Mãe como ela nos ama a nós... é absurdo... é utopia.

Lembro-me de duas lendas sobre o amor de uma Mãe, que minha Mãe me contava quando eu a via socorrer minha irmã mais velha, das agressões verbais de meu Pai. Uma delas, conta-se desde os primódios: Um rapaz ganancioso, que desejava herdar tudo muito depressa, resolveu matar a Mãe e de guardar o seu coração num cofre... resolveu deitá-lo no fundo do rio e, logo, para lá desatou a correr... até que, a certa altura não reparou num pedregulho e nele tropeçou, caindo. Cofre fechado, caído bem perto dele, ele escutou a voz ade aflição de sua Mãe perguntar:
- MAGOASTE-TE MEU FILHO?

Toca fundo, né? Pois. A outra é semelhante.
Um homem que amava tanto sua esposa que lhe dava tudo o que ela lhe pedia. Ela sempre gananciosa, invejosa e querendo libertar-se da sogra perguntou para ele:
- Tu me amas mesmo muito?
- Por tudo o que possa amar neste Mundo.
- Prova-me?
- Dize o que queres.
- Como sei que tens grande amor por tua Mãe... mas mais por mim? É isso?
- Sim, é!
- Então mata a tua Mãe e traz-me cá o coração dela.
O homem desandou rápido na sua montada, foi longe aos lugares de habitação de sua Mãe e matou-a. Arrancou o coração e guardou numa caixa.
Voltando a casa, veloz e ansioso para provar o seu grande amor pela sua esposa... não reparou num declive... o cavalo caiu e atirou-o para longe.
Com o coração da Mãe na mão, ouviu a voz da Mãe, perguntando aflita:

- MAGOASTE-TE MEU FILHO?