quinta-feira, setembro 03, 2009

ANGOLA, AVANTE!

LUANDA EXIBE
O MAIOR EDIFÍCIO
DA CAPITAL ANGOLANA


O EDIFÍCIO ESCOM, um dos maiores do país, foi apresentado hoje (terça-feira), em Luanda, durante uma conferência de imprensa, realizada na própria estrutura, localizada no bairro Kinaxixi, município da Ingombota.

Com 102 metros e dois centímetros de altura e 24 andares, a infra-estrutura possui 11 habitações do tipo T3 e T4, cinco restaurantes, dois parques de estacionamento, quatro lojas e vários escritórios.

A área de comércio ocupa seis mil 364,40 metros quadrados, a de escritórios 16 mil 162,50 metros quadrados, enquanto a de habitação mede seis mil 810,40 metros quadrados. Cada metro quadrado foi comercializado a sete mil e 500 dólares, segundo informou o director para o sector imobiliário do grupo Escom, Walter Pontes.

O edifício, construído numa área total de 50 mil metros quadrados, a uma distância de 75 metros em relação ao nível do mar, ficou avaliado em 135 milhões de dólares e deverá registar um afluxo diário de mil e 500 pessoas.

Além dos 24 pisos acima do solo, o Edifício ESCOM conta com dois andares ao nível do solo e seis pisos a baixo do solo, destinados a instalações técnicas do edifício. Tem dez elevadores e uma escada de emergência.

O Edifício ESCOM tem uma estrutura resistente composta por sistema misto betão-aço, está revestida por placas leves de zinco titânio e coberta por um estrado metálico, em todos os pisos, para facilitar as operações de limpeza e a manutenção exterior.

De acordo com o director-geral do Grupo Escom, Hélder Bataglia, a infra-estrutura consta dos investimentos da empresa tendentes a contribuir para o desenvolvimento socio-económico do país, pelo que deverá estender as acções a outras províncias.

“Esse prédio foi concebido em conformidade com as orientações do Governo, porquanto os estudos sobre o impacto ambiental mereceram a aprovação do Ministério do Ambiente e o projecto de segurança aprovado pelo corpo de Bombeiros da Cidade de Luanda” - referiu.

O Edifício ESCOM passa a ser referência da capital, no concernente à construção vertical, à semelhança do “prédio dos chineses”, da Sonangol, três As (AAA), Hotel Presidente, entre outros. A sua inauguração está prevista para esse mês.

Localizado na rua Marechal Tito, no bairro Kinaxixi, município da Ingombota, a torre foi construída em quatro anos (as obras iniciaram em 2004) pela Teixeira Duarte e possui 121 metros de altura a menos em relação ao maior edifício de África.

O mais alto edifício de África é o Carlon Center, na África do Sul, que conta com 223 metros de altura e 50 andares. O maior do mundo está situado no Emirado Árabes Unidos (Dubai), tem 818 metros de altura e 158 andares.