sexta-feira, julho 21, 2006

CABINDA EM PAZ
a vitória da democracia angolana

O diálogo foi a razão deste êxito nas negociações para proporcionar ao povo angolano a paz desejada para o enclave de Cabinda. Geograficamente a Norte de Luanda, separada pelo rio Zaire, Cabinda é um alvo de ganância de vários padrões. Não só o petróleo que americanos exploram, Cabinda é muito mais do que isso na majestosa selva do Maiombe, onde existe madeira de excelente qualidade.
Um cessar-fogo em toda a extensão do território da província de Cabinda entre as Forças Armadas Angolanas (FAA) e as forças militares da FLEC e demais organizações sob a autoridade do Fórum Cabindês para o Diálogo (FCD)começou a vigorar a partir de hoje, na sequência das negociações havidas recentemente em Brazzaville para a pacificação do enclave.
Houve boas vontades em atender às pretensões do Governo de Luanda e as converrsações na RDC, resultaram num memorando que prevê a desmilitarização de todas as forças do fórum Cabindês e a redução dos efectivos das FAA estacionadas em Cabinda e formaliza o fim das hostilidades no território. O acordo acontece três dias depois da aprovação em Brazaville do texto final do memorando de entendimento entre o governo e o fórum Cabindês.

O Ministro da Administração do Território, Virgílio Fontes Pereira, anunciou que, nos termos do memorando, será decretada uma amnistia para todos os detidos em conflito com o estado à luz deste processo.
Saiba em pormenor sobre este importante assunto. CLIQUE AQUI e leia no JORNAL DE ANGOLA.