sexta-feira, julho 07, 2006

sistema

O "RECORD" fintou os leitores
com saída de SCOLARI


VIVO neste momento as tremendas horas que uma expectativa cria, neste meu caso que certamente será, também, o de alguns milhares de cidadãos portugueses - contagem simulada num segundo por minha massa encefálica, olhando, apenas, o lado da natalidade e não ao da simpatia - pelo jogo de amanhã, em que se anuncia sensacionalmente (com mira em vender a edição) será o último jogo da selecção portuguesa sob a batuta do mestre Scolari. Uma notícia inserida com nuances sensacionais e objectivamente para vender jornal, pelo diário desportivo lisboeta RECORD - [foto à equerda] . Mas, olhando bem para a questão, o mesmo jornal no site ONLINE, não confirma a falsa manchete, pois, aí sim, transcreve quanto Scolari disse na conferência de impresa, onde foi questionado sôbre a sua continuidade em Portugal. Transcrevemos integralmente o que se publica no RECOR ONLINE:

Scolari: «Existe a possibilidade de ficar e de sair»
TÉCNICO NÃO ASSUME ADEUS À SELECÇÃO NACIONAL

Depois de uma viagem atribulada desde Munique, Luiz Felipe Scolari compareceu perante os jornalistas, em Estugarda, fazendo a antevisão do jogo com a Alemanha, que define amanhã o 3.º e 4.º lugares do Mundial, e falando ainda da sua eventual saída do comando da Selecção Nacional."A viagem foi complicada. Houve um pouco de ansiedade, devido ao problema com o avião. Tivemos que aterrar em Frankfurt. Houve algumas situações que não eram normais mas que foram superadas graças ao nosso espírito de grupo", admitiu o técnico brasileiro, que, apesar de tudo, mostrou estar de bom humor.Questionado sobre se a partida de amanhã será o seu último encontro com a equipa portuguesa, Scolari garantiu que ainda nada está definido: "Será o meu último jogo no Mundial, mas depois não sei.""Tenho dito que temos tido um tempo para conversar, já conversamos e estamos vendo de que forma podemos solucionar a questão. Faltam algumas definições, mas deixem jogar este jogo, voltar a casa e depois pensar alguma coisa. Existe a possibilidade de ficar e de sair, como sempre existiu", garantiu."Já disse mais de 150 vezes que gosto de Portugal, tenho um grupo maraviloso, não tenho nenhum motivo para sair a não ser que exista um situação que não o permita. Deixem-me voltar para Portugal e a partir de quarta-feira vou ter oportunidade de conversar com o presidente", acrescentou ainda Scolari, assumindo que a questão financeira "é uma parte importante".No entanto, o seleccionador lembrou já ter perdido dinheiro ao recusar as propostas que teve nos últimos anos, tanto de clubes como de selecções, embora tenha frisado que também ganhou muito. "Dinheiro não é tudo na vida. Estou tranquilo. Para estar melhor só nas Maldivas", adiantou, em jeito de brincadeira."Não tenho de trabalhar só para ganhar dinheiro, mas sim de estar bem. Já houve momentos em que procurei alternativas financeiras mas hoje já não preciso disso", acrescentou o técnico brasileiro, lembrando que a maioria dos portugueses gostam dele.Scolari negou ainda que o facto de ter chegado à final do Euro'2004 e às meias-finais do Mundial com a equipa portuguesa possa influenciar uma eventual saída da Selecção Nacional, até porque, Portugal tem já em Setembro a qualificação patra o Euro'2008, que "preenche qualquer técnico".Data: Sexta-feira, 7 Julho de 2006 - 17:26
NOTA - Este é o género de jornalismo sensacionalista que eu condeno e que nunca hei-de exercer. É contrariar preconceitos profissionais que definem o jornalismo clássico, infelizmente, preterido por muitos dos meus colegas - Carlos Pereira -