sexta-feira, maio 18, 2007

AO REDOR DO MUNDO

Vivemos na época das desgraças, dos dramas violentos dos imprevistos e quase dos impossíveis a acontecer em cada momento. Este é o mundo nosso de cada dia!
Quem poderá dizer, nos dias de hoje, que a vida lhe corre à mil maravilhas sem problemas e sem estar alheio aos dramas que se espalham, segundo a segundo, e nós tomamos conhecimento através das TV'S, jornais, rádios e Internet?
Só os doidos conseguem rir e ficar alheios a tudo isso, porque estão inseridos no seu Mundo Doido.
Eu entendo e aceito que o caso de Madeleine, a menina inglesa que desapareceu no Algarve, tenha causado tamanho impacto mundial - dada a repercussão nas TV'S, jornais, rádios e Internet. Nomes de personalidades famosas surgiram nos monitores de TV's, através das mais prestigiosas Estações de todo o Mundo, desde a RTP (Portugal) até à CNN (América). Daqui se pode concluir que hajam milhões de pessoas interessadas neste caso, algumas mesmo dando colaboração que atingiu já valores importantes para aumentar a parcela da conta bancária do casal McCann.
Quantos pais poderão estar ainda a viver na esperança de um regresso de filhos que desapareceram há longo tempo e, até hoje, nada mais se fez nas buscas de seus queridos? Em Portugal há algumas dezenas… que eu saiba. Algum craque de futebol, ou milionário se preocupou com isso? Nem vale a pena entrar por aí numa questão que me deixa triste – sim, triste -, por me colocar no lugar desses pais que nunca mais ninguém lhes disse por onde poderão andar seus filhos desaparecidos há tanto tempo, com buscas e intervenções abandonadas definitivamente.
Sinto e interpreto correctamente o drama da família McCann. Lamento o sucedido. Mas, sinceramente considero um exagero quanto de propaga por aí, por esse Mundo… numa altura em que milhares de famílias inocentes, sofrem perdas definitivas em atentados, em armadilhas, guerras estúpidas, etc., etc., em todos os Continentes do Universo.
E, para terminar este meu desabafo, chego a pensar que no "Mundo Cão" em que estamos, até já deve haver quem esteja a tirar benefícios deste drama e do nome de Maddie…


Navegando pela net, encontrei de tudo um pouco sobre o rapto de Maddie. Um sem fim de opiniões e críticas que podem baralhar qualquer um. Por opção pessoal deixo aqui documentados dois extractos que fiz e que me sensibilizaram.
Na Blogger, EDUARDO PITTA, escreveu:
AQUI

Tenho evitado falar do caso Madeleine por várias razões. Desde logo, porque casos como este acontecem todos os dias, em toda a parte, e especular à volta deles não leva a lado nenhum. O horror é da ordem do indizível. A criança inglesa não é mais, nem é menos, do que todas as outras. Mas, precisamente por ser inglesa, e filha de pais que podem pagar advogados que cobram 500 libras [750 euros] por hora, e logo dois de uma assentada, tem a BBC e a Sky News a alimentar a história do seu desaparecimento. É triste? Claro que sim. Mas nada justifica a overdose televisiva. Se os media britânicos querem alimentar o folhetim, é lá com eles. Nós por cá temos o direito de dizer basta. Afinal, a quem é que interessa ter as televisões a reboque dos consultores de imagem da família McCann, cuja preocupação é evitar que o assunto deixe de abrir noticiários? A mim parece-me obscena esta agenda da dor: missa, statement, passeio. Mas, pelos vistos, tem de ser assim.

Numa outra página de buscas, deparei no Grupo da Yahoo, com um curioso comentário de uma mãe que já apanhou um susto (não passou disso), escrito em espanhol que dá para se entender bem. Ora leiam:

No hay padres perfectos y los niños pueden agobiar un poco, un descuido puede susederle a cualquiera y es seguramente lo que aprovecho el secuestrador. Cuantas veces los padres se tiran en la playa a leer una revista mientras los niños juegan en la orilla??? o te distraes un momento en el super leyendo los ingrediente de un producto, etc... Si lo analiso friamente me parece que los padres de Madeleine fuero unos inresponsables y cuando me acuerdo que en minimo un par de ocaciones tuve que dirigirme a la informacion del Carrefour para que por los parlantes buscaran a mi hija, que tenia mucha facilidad para desaparecerce, me doy cuenta de que yo tambien, en algunas ocaciones me comporte tan inresponsablemente como los padres de Madeleine. No hay que juzgar hay que ayudar!!!!Un millonario a ofrecido una recompensa de 2 millones de libras para el que ayude a encontrar a Madeleine!Ojalá que alguien que sepa, se tiente y hable a cambio del dinero y que puedan recuperar a esta nenita.
También me apiado de todos los demás niños que han desaparecido y desaparecerán, por eso tenemos que unirnos!El caso de Madeleine a tenido gran efecto mediatico, ya que personas muy influyentes como David Beckham esta fomentando su búsqueda! Nunca hay que pensar que de alguna manera es discriminatorio, quizás este caso es el principio de una nueva era, donde los ricos y los pobres nos juntemos para hacer el bien!!!Salu2 a todos los solidarios participantes de este foro!


Fico-me por aqui com um aceno de simpatia para quantos me visitaram, desejando ardentemente que a linda Maddie seja restituída aos seus pais o mais breve possível, para aqui eu poder noticiar com o relevo devido.

Amanhã, cá estaremos, com o que hoje é imprevisível e domina milhares de adeptos do futebol luso: a jornada final da Liga com três candidatos à espreita do tíorulo, um dos quais (Sporting) contando com o deslize do FC Porto, e outro (Benfica) com os deslizes do FC Porto e Sporting, no Dragão e no Alvalade XXI.
Uma jornada receitada a pessoas imunes a ataques cardíacos…
- Carlos Pereira.