sexta-feira, maio 11, 2007


José Torres:

Família só pede

que o nome do «Bom Gigante»

não seja usado em vão


Hoje, ao desfolhar a edição de A BOLA, na página 33, até me faltou a respiração ao deparar com este título:
"HÁ PESSOAS A APROVEITAR-SE DO NOME DE JOSÉ TORRES"
Antecedido de: " Filho do "BOM GIGANTE" refuta a ideia de que o Pai passe por dificuldades financeiras".
Para quem acompanha o desporto e, em particular, pelos meios de comunicação social e, também, pela Internet (sítios e blogues) de certeza que leu quanto se editou no sentido de afirmar que José Torres estava a passar mal, com carências de toda a ordem, colocando o problema como uma desgraça perante a ingratidão e reconhecimento do Benfica. Federação, colegas e amigos. Foram algumas as manifestações de solidariedade que apareceram publicamente. Eu próprio nos meus blogues me insurgi contra o Benfica, Federação e certos grupos que apareceram liderados por pessoas de nomeada no meio artístico português, que logo promoveram jantaradas, com a presença de muitos dos antigos companheiros de equipa de José Torres.
Pelo meu lado, sei o que aconteceu e aqui o lembro: na minha caixa de correio, recebi um e-mail a denunciar uma situação de carência absoluta de José Torres, apelando a uma ajuda e a criticar o Benfica e a Federação por nada terem feito para apoiar aquela que tanto deu ao Clube e à Selecção Nacional, como jogador e treinador. Reflecti e achei por bem divulgar nos meus blogues. Fi-lo convicto de estar a prestar um apoio que minha consciência impunha, àquele que tantas vezes me deliciou, mesmo como treinador, aquando estive no México, a cobrir o Mundial'1986. – Desculpem, mas não sei exactamente quando editei o assunto. Mas qualquer um de meus visitantes que tenha um pouco de paciência se abrir os arquivos dos meus blogues, irá encontrar o quanto publiquei mais de duas vezes. E, como na ocasião, critiquei um dos tais grupos que havia prometido reunir meios imensos de apoio, onde nomes preponderantes como o de João Malheiro, uma figura preponderante no nosso meio artístico, que eu me lembro ter uma voz forte, silabando muito bem as palavras – com picos a 100% nos decibelímetros (vuímetros) -, que esteve num primeiro repasto, rodeado de alguns nomes que fazem parte da História do Sport Lisboa e Benfica. Mas, depois disso nunca mais se soube mais nada. Lembro-me, isso sim, de outras iniciativas, todas elas inseridas no mesmo diapasão: o Zé Torres está a morrer, abandonado e a família tem dificuldades em suportar os encargos da manutenção do tratamento a que está sujeito.
Como foi possível passar tanto tempo – isto data de há mais de dois anos -, sem que a Família nunca tivesse reagido, desmentido o que se noticiava em todos os meios de comunicação social, permitindo que o público caísse no logro em que caiu? Não quero pensar nada, para não acreditar numa atitude oportunista, gerada pela expectativa de obter resultados positivos. Porém, hoje, fico a meditar e fico revoltado por ter participado na divulgação de uma situação falsa, isto é, acreditando no que o meu colega do jornal "A BOLA" Ricardo Quaresma, com um elevado sentido de oportunidade, investigou e publicou.
Melhor de tudo, foi o filho do José Torres, que veio desmentir, tardiamente, mas com muitos pormenores que vão deixar muita gente pouco à vontade. Apenas seis das não sei quantos angariamentos e iniciativas que se fizeram, é que até agora, fizeram chegar os resultados à família Torres. Já as vou repassar do jornal. Entretanto, podem identificar-se com uma outra revelação, feita, aqui, no sítio maisfutebol

Eis a relação das angariações de fundos feitas em nome de José Torres que não enganaram ninguém, reveladas pelo filho de José Torres ao jornal "A BOLA", sem, contudo, revelarem as verbas recebidas:
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL; FUTSAL DO BENFICA (receita parcial do jogo da final da Taça de Portugal, com o Sporting); SPORTING CLUBE DE NEWARK e NÚCLEO BENFIQUISTA DE PALM COAST (Florida) e as CASAS DO BENFICA DE ALBUFEIRA E TAVIRA.
Francisco Torres, um dos filhos de José Torres, não quis referir aqueles que angariaram dinheiro e ainda o não entregaram à Família de José Torres, referindo-se nestes termos bem explícitos a um pormenor que nunca me passou pela cabeça, embora nele tivesse pensado... apenas pensado:
"Quero, em primeiro lugar, agradecer a todas as pessoas que demonstraram o seu apoio ao meu pai e pela solidariedade que para com ele mostraram. Em segundo lugar, quero dizer que ninguém tem obrigação de ajudar o meu pai, porque infelizmente há pessoas em piores situações do que a dele."
Mais adiante, na sequência das mesmas declarações, Francisco, esclareceu o que, para mim, foi uma felicidade saber... só lamentando ter sabido disto tão tarde. Se tivesse este desmentido, quando surgiu a primeira manifestação, de certeza que não teriam havido tantos oportunistas a denegrir a Família de José Torres.
"Nunca pedimos nada, ao contrário da imagem que passou para as pessoas. Quero deixar claro que o meu pai não está na miséria, nunca passou fome, nem nunca deixámos de lhe comprar os medicamentos por falta de dinheiro. Nós, filhos, temos condições para ajudar a minha mãe em tudo o que for preciso. O meu pai conseguiu, ao longo dos anos, juntar um bom pé-de-meia, ainda hoje tem alguns imóveis com valor em seu nome. Como poderia vir para a rua pedir para ajudarem o José Torres quando o meu pai ainda tem bens em nome dele?"
Elucidativo. Sem dúvida. Só me ocorre terminar de uma forma muito diferente daquela que serviu de impulso intuitivo, há não sei quanto tempo atrás, em que colaborei na divulgação de uma falsa situação do "Bom Gigante":
MEUS AMIGOS, NÃO VALE A PENA ESTARMOS PREOCUPADOS MAIS TEMPO COM A SITUAÇÃO DE JOSÉ TORRES. ESTÁ BEM E RECOMENDA-SE, E OS FILHOS AGRADECEM QUE NÃO AJUDEM MAIS PORQUE NÃO PRECISAM. TÊM TUDO E DEMAIS. A SUA EXCELSA ESPOSA, PODE IR AO MERCADO COMPRAR CAMARÃO, SEM SER CRITICADA, PORQUE, AGORA TODO O MUNDO JÁ SABE QUE NÃO ESTÃO VIVENDO À CUSTA DE DONATIVOS E NEM ESTÃO Á ESPERA DOS QUE AINDA NÃO CHEGARAM À CONTA BANCÁRIA DA FAMÍLIA.
Aos que se aproveitaram das campanhas de angariamento, só posso acrescentar:
TENHAM VERGONHA DE APARECER NAS REVISTAS "in", nos desfiles e façam auto-crítica e expliquem ao nosso mundo, porque ainda têm o que angariaram (se é que angariaram...) e de que precisam para entregar ao seu legítimo dono... ou devolverem a quem ajudou, uma vez José Torres náo precisar da ajuda de ninguém.
BOM DIA, BOA TARDE OU BOA NOITE! Conforme a hora deste momento.