As quoted in Bob Woodward's Bush at War
"O presidente decidiu fazer uso de seus privilégios executivos e não vai atender às solicitações" do Congresso, disse hoje o conselheiro legal da Casa Branca, Fred Fielding.
Estive desactivado mas preciso activar os aequivos de anos e anos... e aqui estou de parceria como actual http://www.meusescapes2.blogspot.com
ÚLTIMA HORA
AVIÃO DA TAAG
DESPENHOU-SE EM M'BANZA CONGO
- C.Pereira c/ANGOP
M`banza Congo (Norte de Angola), 28/06 - Um avião do tipo Boeing 737, com a matrícula TBP-D2, das linhas aéreas angolanas Taag, que fazia o percurso Luanda/ M`banza Congo/ Negage/ Luanda, despenhou-se hoje na cidade de M`banza Congo, constatou a Angop no local. O avião, que transportava 78 passageiros, embateu ao princípio da tarde de hoje, quinta-feira, numa casa, após a equipa de pilotos ter tentado uma aterragem de emergência. O aparelho iniciou a sua aterragem no meio da pista tendo os pilotos perdido o seu controle indo embater contra uma residência que ficou totalmente destruída. Entre as vítimas mortais figuram Manuel Cristóvão "Paciência", administrador municipal de M` banza Congo e o padre superior da Igreja Católica, George Zulanelo, de nacionalidade italiana. Os feridos, cujo número ainda não foi determinado, encontram-se em estado grave, estando a receber assistência médico medicamentosa no Hospital Central do Zaire. As causas do acidente ainda estão por averiguar.- ANGOP
Não há portugueses entre vítimas de acidente aéreo
DIÁRIO DIGITAL-LUSA
O director do hospital provincial de Nbanza Congo disse hoje à Agência Lusa que não há portugueses entre os passageiros do avião que caiu no aeroporto da cidade, província do Zaire, ao tentar uma aterragem de emergência.
Contactado telefonicamente a partir de Luanda, Domingos Silva afirmou que o único estrangeiro entre os passageiros era o padre católico italiano George Zulanelo, uma das seis vítimas mortais.
Em Lisboa, a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas disse também à Lusa que, em princípio não há portugueses envolvidos no acidente, embora a informação não seja definitiva, podendo ser alterada face a novos dados.
Domingos Silva referiu ainda à Lusa que deram entrada no hospital de Mbanza Congo 66 feridos, oito dos quais foram já transferidos para Luanda, dada a gravidade do seu estado.
«Destas oito pessoas, cinco estão em estado mais grave, tendo sofrido traumatismos cranianos. Os outros três têm fracturas múltiplas», acrescentou Domingos da Silva, esclarecendo que o hospital provincial tem condições para tratar os restantes 58 feridos do acidente com o Boeing 737 da TAAG.
Lembro-me que a TAAG comprou, recentemente, à Boeing, cinco dos últimos modelos de aviões e que, na ocasião, os técnios americanos consideram que a companhia aérea angolana era uma das que mais segurança ofereciam, dada a assistência dada na pela própria Boeing. e, também, pela especialização que é ministrada nos Estados Unidos, aos pilotos e técnicos da companhia angolana. Isto, quando circulam notícias que tendem denegrir as capacidades da TAAG, afirmando-se que está proibida de voar em espaço europeu. Notícias prematuras que visam, principalmente, afectar as companhias aéreas africanas. Há, de facto, uma recomendação de um grupo de peritos, mas nada está resolvido. Eu, como angolano, que me lembre, a TAAG é das companhias mundiais que menos desastres tem registado desde a sua existência. Que me lembre apenas com um Antonov militar e, no tempo da Angola - colónia portuguesa - dois, com Dakotas, no Lobito, contra um morro... e, outro, o Friendship, quando se fazia à pista no Lobito. Em 30 anos de independência de Angola, um desastre, parece-me não ser nada de mais. Lamento, mesmo assim que seja um... o que é muito se atentarmos com respeito e veneração pelas vidas que sucubiram no acidente. Os meus pêsames a quantos sofrem estas perdas. - Carlos Pereira.
"É preciso considerar que a essência ou princípio feminino NÃO PODE SER ENTENDIDA ATRAVÉS DE UM ESTUDO INTELECTUAL OU ACADÉMICO. A ESSÊNCIA ÍNTIMA DO PRINCÍPIO FEMININO não se permite tal ataque, o sentido real da feminilidade sempre escapa ao interrogador directo. Essa é a razão pela qual as mulheres são misteriosas para os homens – isto é, para o homem que persiste em tentar compreender intelectualmente a mulher. M. ESTHER HARDING
Eu não sou excepção. Uma conclusão por saber que, seja quem for dos blogueiro, o percurso quotidiano na blogosfera é cumprida com o rigor de uma lei. Preferências por temas, genéricas, assuntos, enfim as preferências pessoais de cada um variam de pessoa para pessoa. Eu tenho as minhas e entre estas a visita ao blog IDEIAS INSANAS é uma das preferidas. Sem manter uma regularidade diária, a autora surpreende de cada vez que resolve, postar. Seus escritos, para além de revelarem uma personalidade encantadora e inteligente, oferecem lições humanas pelo realismo e veracidade das suas ideias, dos factos que dela fizeram mulher. Mulher estranha, imprevisível mas adorável por ser verdadeira, recta e disponível para estar no lado bom deste mundo cão em que vivemos.
Minhas afirmações podem ser confirmadas por qualquer um desde que visitem o seu blog
IDEIAS INSANAS .
Hoje, mais uma vez fiquei a admirar ainda mais a sua autora. Explicar o por quê, não vale a pena. Leiam o texto que está a seguir e que repassei:
ULTIMOS ACONTECIMENTOS...
Não existe justificativa para um ato bárbaro. Principalmente para a vítima e para quem se põe em seu lugar. Que direito tem o homem de agredir um outro ser humano somente porque este deixou de seguir as normas "corretas" da sociedade em que vive? Que direito tem o homem de julgar, condenar e punir, com agressão física, prostitutas ou homossexuais?
O que é ser prostituta? O termo é um tanto quanto preconceituoso. É sinônimo de exclusão da sociedade, condenada pela lei dos homens e pela igreja.Utilizarei o termo correto. Falemos das profissionais do sexo. Pronto... simples, e que traduz exatamente o que são: profissionais do sexo. Ora, em tempos remotos eram elas as que divertiam os homens fora de seus lares, eram elas os presentes para a comitiva de governantes do país vizinho, eram elas as que iniciavam a vida sexual dos filhos de coronéis, dos príncipes. Mulheres que alugam o corpo. Que proporcionam momentos de prazeres intensos. Mas, que não possuem qualquer tipo de vínculo afetivo com seus "clientes".
Por assim serem devem ser condenadas? Por assim serem devem ser espancadas? São seres humanos! Têm direitos como qualquer outro! Somos ao longo de nosso dia-a-dia atendidos por quantos tipos de profissionais? Se deseja comprar alimentos, calçados ou vestuário, serás atendido por profissionais do comércio: lojistas, balconistas, atendentes, operadores de caixa, entregadores... Se deseja comprar móveis, automóveis também por estes profissionais serão atendidos. Se deseja mudar o penteado, um profissional da área irá atendê-lo. Para qualquer necessidade, há alguém para te atender. Oras, há pessoas sim que tem necessidade de ser atendido no campo sexual. Desejar comprar sexo, sentir prazer e para tanto, recorre às profissionais do sexo. E por que não? É muito mais nobre procurar os serviços de uma profissional do que forçar uma mulher a ter relações sexuais. Você só procurará um profissional, seja qual for a área de atuação se assim desejar e necessitar. Desde que mundo é mundo, para cada oferta, uma procura e vice-versa. Se as profissionais do sexo existem é porque há pessoas que necessitam de tais serviços. Então quer dizer que também sou a favor dos profissionais que distribuem prazeres momentâneos (drogas)? Não força!!! Não sou a favor... mas, pensem autoridades!!!! Se eles existem é porque há pessoas que necessitam de seus serviços!!! Tentar acabar com o tráfico, sem agir contra os consumidores? Proporcione ao jovem educação, trabalho, esporte e lazer! Quando se derem conta que acabando com a procura, estará acabando com a oferta, vão acordar e pensar de verdade na solução para o caos ao que estamos entrando. E o homossexualismo? Relacionar-se com pessoas do mesmo sexo. Onde está a contraversão? Onde está o erro punível com violência física? Nem física nem de qualquer um outro tipo que possa existir. Tá mais do que na hora do ser humano aprender de uma vez por todas que a diferença faz o todo. E cada um, à sua maneira contribui para o progresso e a convivência harmoniosa.
Não tenho eu o direito de julgar o outro somente porque a parcela que ele contribui, para o meio social a qual estou inserida, é de uma forma ou maneira errada e a minha, a correta. Cada um tem o direito de seguir o caminho que escolher. E, no momento que perceber que está no caminho errado, tem, também, o direito de retornar e recomeçar por um novo caminho!
É MESMO UMA TENTAÇÃO...
O homem tirou a roupa e entrou na fonte barroca do século 17, na frente de turistas, antes de ser levado pela polícia, disse a agência AGI. Ele enfrenta acusação de cometer ato obsceno, disse a agência.
O incidente acontece menos de duas semanas depois que um homem bêbado foi preso por conduzir o carro pelas escadas ao redor da fonte, uma das atrações turísticas mais populares de Roma.
*)- Com Agências.
GIRABOLA'07
ASSIM VAI O FUTEBOL ANGOLANO
- Carlos Pereira com ANGOP -
Após paragem para retemperar as energias e reforçar as equipas para a última etapa do Girabola' 2007, as emoções do futebol em Angola regressam aos relvados esta noite, na abertura da 14ª jornada. Com o 1º de Agosto a comandar o campeonato com 29 pontos, mais cinco que o Benfica do Lubango, o Petro de Luanda e Interclube ocupam os lugares imeadiatos e a seguir. Nas posições a patir do 5º lugar estão o Desportivo da Huíla e o ASA , com 23 pontos cada. A luta mais renhida situa-se a partir do sétimo lugar ocupado pelo Sagrada Esperança, com 19 pontos, e a diferença entre as equipas é de um a dois pontos. É em função destes dados que se perspectiva uma segunda volta competitiva. A última etapa da prova inicia com o jogo Benfica de Luanda-Petro do Huambo, hoje, sexta-feira. No fim-de-semana defrontam-se Petro de Luanda-Benfica do Lubango, Atlético do Namibe-1º de Agosto, Académica do Soyo-ASA, Santos FC-Juventude do Moxico, Sagrada Esperança-Interclube e Desportivo da Huíla-1º de Maio.
Quanto à primeira volta, a história revela que o 1º de Agosto efectuou uma etapa pendular.
Durante as 13 jornadas já cumpridas, cinco treinadores foram dispensados pelas Direcções dos seus clubes , a saber: Kidumo Pedro (Juventude do Moxico), Fusso Nkossi (1º de Maio de Benguela), Afonso Kondi (Académica do Soyo), Albano César (Sagrada Esperança) e António Sayombo (Atlético do Namibe), este último no período de defeso.
Na onda dos despedimentos "escapou", no limite, o treinador do Interclube, o brasileiro Carlos Mozer, devido às derrotas consecutivas nas primeiras jornadas. Contou a seu favor o facto da equipa ter recuperado da "cauda" para o quarto posto, fruto de uma sequência de oito jogos sem perder. Com o reinício do campeonato, o brasileiro do Santos FC, Pio Nogueira, pode elevar para seis o número de despedimentos. Depois de ter começado de forma surpreendentemente, o plantel santista acabou a primeira volta na nona posição, quando esteve entre os líderes nas seis jornadas iniciais. Antes da "queda" na tabela classificativa, o Santos, promovido nesta temporada ao Girabola, goleou (4-0) o Juventude do Moxico, empatou (0-0) com o Petro do Huambo, voltou às vitórias (3-2) frente ao Benfica do Lubango, Petro de Luanda (2-0), numa das maiores surpresas até então no campeonato.
GOLEADA A ISRAEL
NÃO ABRIU PORTA AO EUROPEU
COM A "CHAVE DE OURO" DESEJADA
Lisboa - Com JN - Esta noite, na esperança alimentada de uma qualificação para o Europeu, a Selecção Sub-21 de Portugal, estava dependente de uma derrota da Bélgica, e, como isso não aconteceu... a excelente exibição que testemunhou o verdadeiro gabarito a que pertencem os jogadores lusos, conseguida frente a Israel, onde os golos que foram quatro poderiam ser muitos mais - em 29 remates contra 4 dos israelitas - marcaram sem contestação o valor de uma equipa que, nos encontros anteriores não conseguiu ou, talvez, os adversários não deixaram ser a equipa que, de facto é. A derradeira esperança de Portugal obter um "bilhete" para Pequim reside no apuramento da Inglaterra para as meias-finais, no grupo B - pois não compete nos Jogos Olímpicos -, o que permitirá à equipa lusa discutir a eventual última vaga com o terceiro colocado da outra "poule".
REGRESSO ÁS LIDES
Após dois dias de folga – que se reflectem na ausência de post’s em meus blogues -, penso e repenso nos assuntos a abordar e perante uma infinita lista de temas e assuntos de vários temas, a actualidade dominante desperta-me, sobretudo, por se situarem no ambiente luso. Admito, à partida, que muitos dos meus visitantes possam estar desinformados da evolução de cada um dos casos e, logo registo os quem mais dominam as atenções das pessoas. Logo, recolho dados e, em síntese realizo o post que, em primeira análise, será o de hoje. Aqui fica. Se não corresponder aos vossos interesses… paciência. Errei. Pronto… e recolho-me naquele pensamento que errar é próprio dos humanos: “HERRAR É UMANO!
[Com jornal “EXPRESSO”, Portugal]
O jornal holandês THE TELEGRAAF recebeu uma carta anónima que inclui mapas onde se assinala o lugar onde poderá estar enterrado o corpo da menina inglesa,
Entretamto o jornal EXPRESSO divulgou que…
"Estivemos no local, que é de acesso muito difícil, com vegetação rasteira e pedras, e inúmeros esconderijos", disse à Agência Lusa Coen Springelkamp, um dos jornalistas do 'De Telegraaf' que continua no Algarve
[Com jornal “PÚBLICO”, Portugal]
SARAMAGO É SARAMAGO - A esquerda actual “deixou de ser esquerda” e tornou-se “estúpida”, afirmou hoje o escritor José Saramago, que acusou também os governos de estarem a tornar-se em “comissários do poder económico”.
OUTRA VEZ A NOVELA - O advogado de Jorge Nuno Pinto da Costa desvalorizou hoje a acusação de corrupção desportiva feita ao presidente do FC Porto, salientando que esta assenta "nos mesmos factos que levaram ao anterior arquivamento" do inquérito.
Os colegas de jornais que não suportam os sucessos, os êxitos de um dirigente vencedor, agarram tudo para tentar denegrir a imagem de Pinto da Costa, e, junto de uma camada menos identificada com os problemas, refiro-me aos que já sabem o que se passa desde 2004, ainda vão conseguindo tirar partido da ignorância que a caracteriza. Mas, a verdade, é que o que já foi provado – a falta de matéria incriminatória – não vai ser contrariada e não vai haver sentença que penalize o homem que tem contribuído de forma impressionante para o prestígio e desenvolvimento do futebol luso, conforme as estatísticas comprovam. A inveja gera conflitos… e, agora, com o “Messias” vestido com túnica encarnada, a pregar honestidade e lutas, com exigências que apenas têm um fim: camuflar os fracassos dos encarnados ao nível de todas as modalidades, atirando serpentinas com promessas de “vamos ser campeões” desde que abandonou o clube anterior – onde ninguém o conhecia – sem nunca ter conseguido isso, por mérito próprio e, sim, por beneficiar de desequilíbrios de terceiros.
A propósito devo dizer que achei que o excêntrico ABEL XAVIER, até muita razão quando afirmou a Rodrigo Cortez, numa entrevista publicada no jornal O JOGO, na passada segunda-feira: “EM PORTUGAL, NÃO EXISTE UMA NOVA VAGA DE DIRECTORES E DIRIGENTES. ASSIM O FUTEBOL NÃO SE RENOVA”. Verdade, meu caro Abel.
Será que VÍTOR BAÍA precisa de apresentação? Nem me atrevo a começar a escrever sobre aquele que tem um currículo como nenhum outro jogador português. Não acabaraia com esta súmula de acontecimentos que seleccionei para este post. Apenas, registo que VÍTOR BAÍA decidiu de acordo com o presidente Pinto da Costa deixar as botas em casa e ir para um gabinete da SAD portista assumir funções importantes.
O BENFICA DE LUANDA, aproveitará o interregno do GIRABOLA, para antes do reatamento do campeonato, dia 23 do corrente, rodar a equipa em Espanha, na tentativa de melhorar a classificação desta temporada, em nada condizente com a da época transacta que ficou entre os cinco primeiros. É uma forma de compensar algumas situações de sacrifício que ainda se vive em Angola, particularmente nas deslocações a certas províncias com equipas a participar no GIRABOLA. Esta é uma forma de querer comprender o por quê ir a Espanha preparar a fase final da prova. Ora, eu não entendo isso como vantajoso, havendo em Angola, locais muito bons para estagiar, como, por exemplo o Lubango, Namibe (clima apropriado para desportistas) ou mesmo, o Huambo (como clima de planalto com bom índice de humidade). Mas, pronto, Espanha é estrangeiro, o Benfica de Luanda, revela-se endinheirado, e, algúns irão beneficiar desta medida desmedida, quanto a mim. Uma volta cumprida sem resultados, e, agora, que dava para recuperar o esforço... não acredito que isso venha a acontecer com êxito, antes, pelo contrário, irá desgastar ainda mais o plantel... bem me recordo o que foi o estágio dos "Palancas" aquando do CAN'2006... Lembram-se? Até se desenhou grandes "voltas" nocturnas... embora tidas, depois, como boatos. Só desejo, sinceramente, que me tenha enganado, desejo que me surge por desejar defender o futebol angolano. Nada de confundir opinião com clubite encarnada.
Desfibrilhador(*) cardíaco salva jogador da Eritreia da morte – Sob este título respiguei do "JORNAL DOS DESPORTOS" – online – uma notícia de um dramático momento vivido quase no final do jogo entre a Eritreia e Angola, que, a não ter tido o feliz desfecho que teve, hoje seria noticia em todo o Mundo. FELIZMENTE O JOGADOR NÃO MORREU. O acontecimento foi acompanhado pelo meu colega Betumeleano Ferrão, em Eritreia, e dele soube narrar com a fibra de quem tem coração no lugar e sentimentos no teclado do computador. Com a devida vénia, transcrevo o texto de Ferrão, do "JORNAL DOS DESPORTOS" de Luanda.
A disputa do lance foi perfeitamente legal, mas a esta hora seria, com certeza, manchete em todo o mundo. Tudo aconteceu tão rápido a ponto de as testemunhas oculares, os espectadores, serem obrigados a se conter para não serem dominados pela emoção, pois, por mais que quisessem nada podiam fazer para evitar que um co-humano, no caso Ghebreselassie, morresse aí mesmo na frente de todos. Que vista frustrante, aterradora e desoladora!
Aos 85’, Ghebreselassie rendeu Goitom e aos 90’ caiu desamparado quase na linha lateral, depois de disputar uma bola área com Jamba. Talvez por ignorância ou falta de calma, o corpo médico eritreu meteu todo o mundo em pânico e suspense, enfim foram momentos de verdadeira angústia e ansiedade, o jogador estava imóvel e as pessoas que o cercavam choravam, metiam as mãos à cabeça e atiram-se ao chão, resignados e impotentes com o que viam.
Foé e Feher... vieram a mente de todos nós que estávamos no estádio, ficamos com uma lágrima no canto dos olhos. Como as coisas chegaram até aquele ponto tão de repente? E se tivéssemos sido nós as vítimas? Felizmente o Dr. Pedro Miguel tinha a resposta da nossa satisfação, ele revela ao “Jornal dos Desportos”: “Me pareceu que o atleta fez uma paragem cardio-vascular, então, tínhamos em mão o desfibrilhador cardíaco da selecção, nós o usamos para reanimar o atleta”. Antes de ser colocado na ambulância o jogador eritreu ergueu a cabeça para tranquilizar-nos e as estrondosas e demoradas palmas que se seguiram, serviram para descarregar todo o sofrimento por que passamos ao vermos in loco tão chocante e lúgubre cena, que agora, infelizmente, também já faz história no desporto mundial.
TOULON é uma cidade francesa com mais de 570 mil habitantes. É também um dos principais portos do Mar Mediterrâneo, mas a verdade é que não é isso que a faz figurar em todos os mapas. É que, por exemplo, não vem no atlas que está à disposição dos “grandes” do futebol português.
Em Toulon, precisamente, realiza-se há mais de três décadas um dos maiores torneios mundiais de futebol jovem, para jogadores com menos de 20 anos de idade (sub-20). Este ano, como quase sempre acontece, Portugal é uma das selecções participantes, tal como França, China, Costa do Marfim, Inglaterra ou Holanda, entre outras. Nos relvados alinham por certo algumas das futuras estrelas do futebol mundial, como aconteceu em 2003, em que brilhou Cristiano Ronaldo, então quase desconhecido na Europa e no Mundo.
Precisamente por isso, para tentarem farejar estes autênticos tesouros ainda por descobrir, estão em Toulon “olheiros” dos principais clubes europeus, à procura das tais pérolas que transformam meia-dúzia de tostões em graúdos milhões. Estão presentes os maiores clubes da Europa. Todos, ou quase todos. Barcelona, Real Madrid, Sevilha (Espanha), Lyon, Paris St. Germain, Marselha (França); Juventus, Milan (Itália), Chelsea, Manchester United, Arsenal, Liverpool (Inglaterra), Bayern de Munique ou Estugarda (Alemanha). Todos lá estão. Até da Roménia estão o Steaua e o Dínamo de Bucareste, da Holanda o Ajax e da Bélgica o Anderlecht. E de Portugal? Quais os clubes portugueses presentes? Apenas um e, estranhamente, recém-promovido à Liga principal. Adivinharam, é o Vitória de Guimarães. E os grandes? Onde andam Benfica, Sporting e FC Porto? Não têm “olheiros” ou estes marcaram férias para uma altura menos indicada? É que, de crise não podem falar, pelo menos leões e dragões, com os bolsos a transbordar de dinheirinho fresco proveniente dos patrões de Carlos Queiroz, que fez tudo para ter Anderson e Nani no (e conseguiu) Manchester United.
Jogo emocionante, esta noite em Bruxelas, entre as selecções da Bélgica e de Portugal. Uma visita para cumprir o segundo jogo das eliminatórias do Europeu'2008, e da sétima ronda do Grupo A, prova da UEFA. Com uma equipa diferente da habitual, Cristiano Ronaldo e Ricardo Carvalho lesionados, Portugal venceu perante uma réplica agressiva dos belgas, ainda com "espinha atravessada na garganta" pela derrota sofrida no primeiro embate. Nani (Manchester United) - o jóvem cabo-verdiano que o Manchester já garntiu -, e Hélder Postiga (FC Porto) rubricaram os golos lusos, e Fellaini, defendeu a honra belga, que dão a Portugal a segunda posição na tabela classificativa do Grupo, empatado com a Sérvia, com 14 pontos, mas com vantagem na equação dos golos. A Bélgica, com apenas sete pontos, vem na quinta posição. Quem comanda é a Polónia, que soma 19 pontos. O próximo adversário da equipa que o brasileiro Felipe Scolari comanda, será no dia 22 de Agosto, frente à Arménia. Outros resultados do Grupo A: Casaquistão 1 x 2 Arménia; Finlândia 0 x 2 Sérvia e Azerbaijão 1 x 3 Polónia. – Carlos Pereira
GIRABOLA
INTERCLUBE REDIME-SE
DO INÍCIO DE ÉPOCA
Carlos Pereira com ANGOP
O Interclube, desde que Mozer assumiu o comando técnico, teve um início de época desastroso, desanimador e preocupante de tal forma, que até houve quem insinuasse a rescisão do contrato do técnico brasileiro com o Ministério do Interior de Angola, que apoia a equipa. Agora, sem aviso prévio, todo o mundo foi surpreendido – critica desportiva inclusive -, com a recuperação que se iniciou a partir da sexta jornada. Sete vitórias e um empate é o pecúlio acumulado pelos pupilos do brasileiro Carlos Mozer. Ontem, frente ao Santos - neófito revelação que está a sucumbir -, em jogo da 13.ª jornada do "GIRABOLA", a vitória foi tangencial (1-0) com golo de de Nzinga (77') que saltou do banco para ajudar à festa, que se realizou no modernizado Estádio dos Coqueiros, lá no sopé da Cidade Alta, em Luanda. Com esta vitória, o Interclube deixou o quarto lugar e sobiu para o terceiro com 24 pontos, os mesmos que o Petro de Luanda, na segunda posição. O 1º de Agosto continua no comando com 29 pontos.