quinta-feira, junho 21, 2007

GIRABOLA'07

ASSIM VAI O FUTEBOL ANGOLANO

- Carlos Pereira com ANGOP -

Após paragem para retemperar as energias e reforçar as equipas para a última etapa do Girabola' 2007, as emoções do futebol em Angola regressam aos relvados esta noite, na abertura da 14ª jornada. Com o 1º de Agosto a comandar o campeonato com 29 pontos, mais cinco que o Benfica do Lubango, o Petro de Luanda e Interclube ocupam os lugares imeadiatos e a seguir. Nas posições a patir do 5º lugar estão o Desportivo da Huíla e o ASA , com 23 pontos cada. A luta mais renhida situa-se a partir do sétimo lugar ocupado pelo Sagrada Esperança, com 19 pontos, e a diferença entre as equipas é de um a dois pontos. É em função destes dados que se perspectiva uma segunda volta competitiva. A última etapa da prova inicia com o jogo Benfica de Luanda-Petro do Huambo, hoje, sexta-feira. No fim-de-semana defrontam-se Petro de Luanda-Benfica do Lubango, Atlético do Namibe-1º de Agosto, Académica do Soyo-ASA, Santos FC-Juventude do Moxico, Sagrada Esperança-Interclube e Desportivo da Huíla-1º de Maio.

Quanto à primeira volta, a história revela que o 1º de Agosto efectuou uma etapa pendular.

Durante as 13 jornadas já cumpridas, cinco treinadores foram dispensados pelas Direcções dos seus clubes , a saber: Kidumo Pedro (Juventude do Moxico), Fusso Nkossi (1º de Maio de Benguela), Afonso Kondi (Académica do Soyo), Albano César (Sagrada Esperança) e António Sayombo (Atlético do Namibe), este último no período de defeso.

Na onda dos despedimentos "escapou", no limite, o treinador do Interclube, o brasileiro Carlos Mozer, devido às derrotas consecutivas nas primeiras jornadas. Contou a seu favor o facto da equipa ter recuperado da "cauda" para o quarto posto, fruto de uma sequência de oito jogos sem perder. Com o reinício do campeonato, o brasileiro do Santos FC, Pio Nogueira, pode elevar para seis o número de despedimentos. Depois de ter começado de forma surpreendentemente, o plantel santista acabou a primeira volta na nona posição, quando esteve entre os líderes nas seis jornadas iniciais. Antes da "queda" na tabela classificativa, o Santos, promovido nesta temporada ao Girabola, goleou (4-0) o Juventude do Moxico, empatou (0-0) com o Petro do Huambo, voltou às vitórias (3-2) frente ao Benfica do Lubango, Petro de Luanda (2-0), numa das maiores surpresas até então no campeonato.