domingo, junho 17, 2007

CAN’2008

ANGOLA 3 - 0 SWAZILÂNDIA
ANGOLA APURADA
Os “barões” do futebol angolano, que defenderam esta tarde em Luanda (capital de Angola) com a camisola dos “Palancas Negras” – Selecção Nacional Angolana – a qualificação para o CAN’2008 - TAÇA AFRICANA DAS NAÇÕES -, rubricaram uma exibição convincente quanto ao mérito de terem conquistado, com a derrota imposta à Suazilândia por 3-0, o primeiro lugar do Grupo 6, com quatro vitórias e um empate, somando 13 pontos a uma jornada do fim. A Eritreia, também hoje venceu o Quénia por 1-0, ficou em segundo lugar do mesmo Grupo, com oito pontos.
O triunfo angolano de hoje começou a desenhar-se bastante cedo com um golo apontado pelo capitão Figueiredo, aos 18 minutos, com um remate de fora da área.
Angola ampliou a vantagem aos 30 minutos da primeira parte numa excelente jogada de Mendonça, futebolista do Belenenses na próxima época do futebol luso, que centrou para a entrada vitoriosa de cabeça de Love Kalungula.
Love foi uma das surpresas reservadas pelo seleccionador Oliveira Gonçalves para este encontro, numa aposta que se revelou frutífera. O avançado do 1º de Agosto, líder do “GIRABOLA”, fez uma boa dupla com Flávio Amado, que marcou o terceiro golo, aos 56 minutos, na transformação de um penálti. A presença de Love Kalungula na equipa inicial remeteu Pedro Mantorras, do Benfica de Lisboa, para o banco, tendo este entrado apenas aos 71 minutos a substituir Flávio.
Moçambique em apuros
A selecção moçambicana de futebol empatou hoje com a congénere do Senegal, num jogo sem golos que torna mais difícil a qualificação dos "mambas" para a fase final da Taça das Nações Africanas (CAN) de 2008, no Gana. O empate de hoje deixa os Moçambique com seis pontos, contra oito do Senegal e Tanzânia, que lideram o Grupo 7 de apuramento para a CAN, à qual acede apenas o primeiro classificado. Para se classificar, os "mambas" terão obrigatoriamente de vencer a selecção tanzaniana e esperar que o Burkina Faso derrote o Senegal.
– Carlos Pereira, com Agência Lusa.