sábado, junho 09, 2007


Negócios e Mercado
SONANGOL ENTRA NO BCP



Carlos Pereira
com ANGOLA DIGITAL


O MILLENIUM BCP é um dos mais importantes grupos financeiros privados de Portugal, cuja expansão em Angola se concretiza desde Abril de 2006, e tem já em várias cidades, dez delegações implantadas. A partir de agora, passa a ter também uma componente angolana. A Sonangol - Sociedade Nacional de Combustíveis, que adquiriu dois por cento das acções do referido grupo financeiro, pelas quais pagou 200 milhões de dólares. A entrada da Sonangol o capital social deste banco foi descrita por fontes da petrolífera angolana como fazendo parte do plano de expansão internacional da companhia. Este plano resultou na obtenção pela Sonangol de uma parte do capital da companhia portuguesa, GALP Energia.
Desporto
ANGOLA SUPERA BARCELOS


A Selecção Angolana de hóquei em patins, cumprindo a preparação para competir no Mundial da modalidade a ter lugar em Montreux (Suiça) de 16 a 23 deste mês, participou num torneio internacional em Viana do Castelo (Portugal), classificando-se em terceiro lugar. Nesta prova estiveram também presentes a Selecção Portuguesa, Juventude Viana e Óquei Clube de Barcelos.
As surpresas da prova foram a vitória (5-0) de Angola frente ao Óquei de Barcelos e a derrota da selecção portuguesa diante do Juventude de Viana do Castelo, por 1-2.
Nos trabalhos preparatórios para o Mundial - onde irá competir no Grupo B, Angola terá como concorrente o Chile, Holanda e Argentina -, a equipa angolana é formada por dezasseis jogadores: Pedalé, Lito, Mito, Toy Adão, André Miguel, Quiza, Toy Gaspar, Rui André, Jujú, Tiquinho, Márcio, Paizinho, Johe, Pedro Neto, Marco Dias e Kirro.