domingo, junho 24, 2007

AO CORRER DA PENA
Carlos Pereira*
Domingo sem futebol a sério é domingo chato. Mas, pronto. É domingo e não é por ser o primeiro dia da semana chamado de descanso que, nós, os jornalistas, nos apropriemos dos privilégios dos funcionários públicos, dos trabalhadores da maioria dos comércios reinantes. Nem nisso é bom pensar, embora alguns dos meus colegas tenham gozado folga ou gozado período de férias.
BENFICA, CAMPEÃO NACIONAL
Houve Futsal animado e emotivo na final do Campeonato Nacional, luso – uma modalidade que ainda há meia dúzia de anos era chamado de futebol de salão a qual despertava a atenção de meia centena de adeptos -, e, hoje, enche pavilhões como ainda aconteceu esta tarde no Açoriana Seguros – do Pavilhão do Estádio da Luz, onde o Benfica se sagrou campeão nacional ao vencer o Sporting por 1-0. Nem vou referir a sorte que os donos do Pavilhão tiveram. Depois do golo que valeu o título, foi só defender. Na segunda parte então, sofreram um sufoco que só a boa colocação defensiva e entreajuda evitou o que menos se esperava. O Benfica, investiu sério no futsal e enfraqueceu adversários com contratos de vantagem para os praticantes, enquanto o Sporting, ajeitou apenas o plantel. A diferença de valores individuais não sobressaiu.
FUTSAL DO SPORTING... AZARADO
Os “leões” fartaram-se de rematar e os “águias” fartaram-se de defender. Nos grandes momentos de golo à vista, até foi um jogador do Sporting que, à boca da baliza, impediu que a bola entrasse para o empate. Com o próprio guarda-redes “leonino” a jogar no meio campo adversário, o sufoco foi tremendo, ocasião em que até Ricardinho, do Benfica, numa jogada em que ganhou a bola de um ressalto, poderia ter aumentado não fosse a saída determinada do guardião leonino a despachar a bola de qualquer maneira para além dos limites do campo. O “Messias” do futebol português – é como eu chamo ao presidente do Benfica -, na bancada aparentou muita calma, mas eu estou convencido que só não teve um AVC porque é homem temperado para as emoções fortes. Pelo menos eu penso assim, até que outros factos o comprovem, os quais, eu penso, não estão muito longe de acontecer.

MANIFESAÇÃO CONTRA BLAIR

ENTRETANTO, enquanto o sr. Blair, deixa de ser primeiro-ministro - numa altura em que inocentes continua a morrer no Iraque, numa guerra que ele patrocinou juntamente com o seu amigo Bush – já se sabe que lhe deram a mãozinha esperada e vai ser o enviado especial do Quarteto para o Médio Oriente, com o apoio, pois claro, dos Estados Unidos, União Europeia, ONU e Rússia. E ainda há quem acredita que compadrio político não existe… até a Rússia entrou no rol.
MAS, curiosamente, em Itália, um acontecimento insólito foi protagonizado por um americano. A notícia chegou-me da Agência Reuter:
Um americano de 22 anos foi preso neste domingo, 24, depois de tomar banho nu no início da manhã na histórica fonte Barcaccia, na Praça de Espanha, em Roma, disse uma agência de notícias italiana.

EM DIA DE CALOR

É MESMO UMA TENTAÇÃO...

O homem tirou a roupa e entrou na fonte barroca do século 17, na frente de turistas, antes de ser levado pela polícia, disse a agência AGI. Ele enfrenta acusação de cometer ato obsceno, disse a agência.
O incidente acontece menos de duas semanas depois que um homem bêbado foi preso por conduzir o carro pelas escadas ao redor da fonte, uma das atrações turísticas mais populares de Roma.

*)- Com Agências.