quinta-feira, maio 31, 2007

Quinta-feira, 31 de Maio de 2007, vai ficar na história do futebol europeu, particulatmente, do português e do inglês - e, na escla, do brasileiro pendurado no luso. Mais, marcante nas gestões de FC Porto, Sporting e Manchester United. Com os nomes dos futebolistas Nani e Anderson, na ribalta da Alta Roda europeia. Dois jovens geniais com a bola nos pés, que, ao longo da época se impuseram - embora o miúdo brasileiro Anderson tivesse sido muito afectado com uma lesão grave que o grego do Benfica lhe causou, impedindo-o de jogar mais de meio campeonato. Nani, não teve problemas e ganhou calo como jogador e homem. Anderson, ganhou muito no espaço que ocupou no Porto, mas sem ter tido tempo para demonstrar perante o público português, o faro do clube em descobrir génios.Agora, e de repente, inesperadamente, eis a bomba: o Manchester United, numa acção relâmpago - com Carlos Queiroz, de permeio -, como mandam as boas regras da boa gestão do futebol profissional , em menos de 24 horas, veio a Portugal e sem mais nem aquelas acertou a contratação de ambos os jovens por 55 milhões de euros.

LEIA MAIS ...,com o "O JOGO" - Portugal

TELLO MARIMBOU-SE - Quando as conversações entre Tello e o Sporting, tendo em vista a renovação de contrato, pareciam encaminhadas para que o chileno continuasse a vestir de verde e branco, o jogador, em fim de contrato e, como tal, livre há alguns meses para se comprometer com outros emblemas, deixou a SAD sportinguista “pendurada”… e, fica na Turquia. Quem manda deixar as coisas para o fim… gerir futebol profissional (mercenários da bola) exige muito mais atenção.
FC PORTO QUER MAIS ARGENTINOS - Mariano González, médio argentino que foi companheiro de Figo no Inter de Milão, está nos planos do FC Porto. A O JOGO, o jogador, de 26 anos, confirmou a abordagem. "Ninguém falou directamente comigo, mas o meu representante já me disse que havia interesse", admitiu, mostrando-se encantado com a hipótese de reencontrar Lisandro e Lucho.
ANGOLA – CAN'2008 - A selecção angolana de futebol "Palancas Negras", deixou hoje Luanda rumo a Asmara, capital da Eritreia, onde sábado defronta a congénere local, em jogo da quarta jornada (Grupo F), qualificativo ao CAN2008, no Ghana. Oliveira Gonçalves, seleccionador angolano, parte confiante para o palco do desafio, mas adverte que nada será fácil, pelo que espera dos seus pupilos mais respeito para com o adversário. Para o treinador dos Palancas Negras, os jogos ganham-se em campo e não antes, mas mostrou-se regozijado com a entrega e dedicação dos futebolistas escolhidos para esta "operação". Em caso de vitória dos angolanos e derrota dos quenianos na deslocação à Swazilândia, o "onze" nacional garantirá a presença da fase final do CAN2008. Os Palancas Negras lideram, com nove pontos, mais cinco que o seu adversário da ronda, em segundo. O Quénia soma três, em terceiro lugar, ao passo que a Swazilândia possui um. (Angop)

A seleção brasileira que vai jogar num amistoso com a Inglaterra, no Estádio de Wembley, alinhará com o seguinte onze, já confirmado pelo seleccionador Dunga: Helton; Daniel Alves, Naldo, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro, Ronaldinho e Kaká; Robinho e Vágner Love.


quarta-feira, maio 30, 2007


"O PROMETIDO É DEVIDO"

ANGOLA – O prometido é devido. Esta máxima, na maioria das vezes em que ouvimos promessas feitas por políticos, não tem cabimento. A razão? Todos a sabemos sem dúvida: o que os políticos querem é ganhar eleições e jogam na fraqueza do povo, crédulo e, quantas vezes vivendo no obscurantismo. E, quando deparamos com a verdade da referida máxima, rejubilamos com as certezas do cumprimento de promessas. E, desta vez, tem um sabor muito especial para mim: a promessa foi feita por José Eduardo dos Santos, presidente da República de Angola, aquando da qualificação da Selecção de Futebol "Palancas Negras" para disputar o Campeonato Mundial de Futebol, na Alemanha, e o CAN'2006, no Egipto. Prometeu o presidente angolano – incontestável adepto do desporto e em particular do futebol -, que todos os jogadores e equipa técnica seriam presenteados com uma habitação, a construir expressamente para cada um deles. O tempo passou. Havia quem não acreditasse na promessa. Hoje, os maldizentes e anti-angolanos que proliferam por aí… estão mocos.
A promessa e palavra do presidente Zédu, cumpriu-se. Os jogadores e a equipa técnica dos "Palancas Negras, receberam as casas prometidas.

LEIA MAIS ...

domingo, maio 27, 2007

SPORTING VENCE BELENENSES
e arrecada a "TAÇA DE PORTUGAL"

Esta tarde no velhinho Estádio Nacional, em Lisboa, realizou-se o encontro final da "Taça de Portugal" em futebol, prova organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), sendo protagonistas as equipas do Belenenses e do Sporting.

Lotação esgotada como era de esperar, com a tribuna de honra presidida por Cavaco Silva, Presidente da República portuguesa, que esteve ladeado pelas mais altas individualidades do desporto português. Com as claques dos clubes em compita, cantando seus cânticos característicos, tudo aconteceu com brilhantismo, valorizando um espectáculo peculiar à modalidade mais popular entre muros: o futebol.

Quanto ao jogo, pode sintetizar-se numa só palavra: EXCELENTE.

Com a prática de futebol de cariz moderno, azuis e verdes, souberam demonstrar que, afinal, é possível jogar-se simples e bonito, e atrair espectadores aos estádios. Com equilíbrio táctico semelhante, Belenenses e Sporting, não repeliram a bola. Jogaram e trataram o balão insuflado com mestria, sendo os sportinguistas os que levaram vantagem na particularidade dos valores individuais do plantel. E, sem causar surpresa, foi nessa vantagem que o ataque leonino soube aproveitar uma desatenção da defesa dos do Restelo que deu o flanco a um centro de Veloso, para Liedson, com a peculiar ligeireza que se lhe conhece, entrou, chegou primeiro à bola do que Costinha, e tocou para rubricar o único golo da partida, suficiente para que a Taça siga para o Museu do Sporting, como o único troféu ganho nesta temporada. Tudo certo. De realçar as excelentes exibições de Costinha e Ricardo, guarda-redes que, no Jamor, valorizaram a beleza do espectáculo com defesas de belo efeito. Foi o Sporting mais feliz numa contenda interessante, emotiva e com oportunidades de golo para os dois lados.
C. Pereira



AZUL E VERDE
retiradas do arco-íris
no JAMORCOLOR

Não será novidade para a maioria dos visitantes habituais deste meu blog, a intenção de abrir este espaço a colaboradores que ofereçam, à partida, a garantia de isenção e com o "cabedal" que caracteriza competência. Não é enveredar pelo labirinto da opinião de cada um… isso pertence aos visitantes que, para opinar, têm o espaço próprio em cada "post", que está aí, nos comentários, ou, enviando para o nosso endereço de correio electrónico

SAMBINHA N'KONO , é o pseudónimo de um dos jovens jornalistas que nem sempre aparece no primeiro plano da imprensa desportiva lisboeta, por ainda não ter sido devidamente avaliado. O tempo fará dele figura preponderante. Assim ele queira e continue a aperfeiçoar-se. Achei que estava certo quando o convidei a colaborar. Agora, já não serei quem pode acrescentar seja o que for. Têm a palavra os visitantes.



FUTEBOL QUE FLUI

Soube bem ver o Sporting e o Belenenses a jogar (bom) futebol durante esta temporada. Futebol irreverente e artístico, tanto de um lado como do outro, em duas equipas que têm no meio-campo os principais argumentos.
O losango leonino, muito jovem, promete dar ao mundo três jogadores de top: Miguel Veloso, à frente da defesa, tem classe para dar e vender, calmo, confiante e preciso no passe, inteligente nas decisões que, segundo a segundo, toma para dar a melhor sequência às jogadas; sobre a direita, João Moutinho, para quem todos os adjectivos já devem ter sido gastos - personalidade e maturidade são dois dos mais utilizados; sobre a esquerda, Nani, o novo “mustang” do futebol português, já com o olhar aguçado do Manchester United sobre si, na expectativa de juntar na equipa uma dose de criatividade que promete vir a ser pouco menos do que… mortal – é que, ter no mesmo onze Nani e Cristiano Ronaldo, promete autênticos filmes de terror para as defesas contrárias; depois, Romagnoli, o pequeno argentino que tem sabido ser o último elo entre o talento dos companheiros mais recuados e a competência letal do outro “baixinho”, Liedson.
Mas o meio-campo do Belenenses, mesmo sem tanto mediatismo, não se fica muito atrás em qualidade… e nos resultados. Desde que começou a carburar, Jesus tem sido brindado com prendas atrás de prendas, que, sem dúvida, merece, até porque muito do segredo está na sabedoria que tem acumulado ao longo destes anos em equipas de fundo da tabela (e mesmo de divisões secundárias). Sandro Gaúcho é um trinco competente, mais do que isso, irrepreensível; José Pedro, o homem-bomba, já há muito que devia estar a representar equipa com mais ambições e, a seu lado, Rúben Amorim, uma das grandes promessas do nosso campeonato. Já se fala no interesse do Benfica neste jovem atleta e quase apostamos que daqui a uns anos será presença habitual na Selecção Nacional (já o é nas camadas jovens, aliás…); depois, bem, depois há Silas, com talento para dar a vender, um daqueles jogadores que passou ao lado de uma grande carreira, um homem que já entrou na casa dos trintas, o que, aliás, pode funcionar como uma mais-valia - é que, para além da experiência, a idade deve transmitir-lhe ao mesmo tempo motivação-extra para sair do Jamor com a Taça nas mãos; é que, se não for hoje, ele, que nunca ganhou um único título em toda a sua carreira, provavelmente nunca mais terá outra oportunidade tão boa para o conseguir.Enfim, dois meios-campos de luxo, daqueles que fazem o futebol fluír e agarram ao relvado, sem a mínima distracção, a concentração dos espectadores. Na frente, Liedson e Dady são homens para fazer… o resto.

sexta-feira, maio 25, 2007


ANNE VYALITSYNA

é uma espectacular modelo russa de 20 anos, escolhida pela Wurth, empresa que patrocina árbitros espanhois - para dar imagem a calendários de 2007. O facto de Anne gostar de desporto, particularmente de autonmóveis, por certo ajudou a facilitar a pose que aqui inserimos, retirada da edição de hoje do jornal O JOGO, especialemente para alindar o meu blogue e desejar a todos

BOM FIM-DE-SEMANA

Caté mais!


efeméride

DIA DE ÁFRICA
uma efeméride
a repensar
"Temos aprendido a voar com os pássaros,
a nadar com os peixes,
mas ainda não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos"
(M. LUTHER KING)


Hoje, 25 de Maio, é celebrado o "Dia de África", com 44 anos decorridos sobre o inesquecível dia em que 32 chefes de Estado africanos, em Adis-Abeba (capital da Etiópia), assinaram a Carta da Unidade Africana (CUA) e criado a Organização da Unidade Africana (OUA), hoje denominada de União Africana. África, continente revestido de todas as origens de riquezas naturais, espoliada por gentes de outros continentes que sempre ali buscaram o que não lhes pertencia, amorfa em progressos durante séculos devido à colonização da maioria das suas fronteiras, por países como a Bélgica, França, Espanha, Portugal, Inglaterra… hoje ainda vergada ao peso das consequências desse passado (e presente) enfrenta problemas graves onde as vítimas maiores são os povos africanos. Ainda é problemático entender sem errar, das razões porque países tão ricos, estão endividados para com terceiros, embora se entenda alguns dos aspectos que fomentaram a corrupção e o servilismo. Mas, apesar disso, muita coisa se fez em África, de positivo e em dimensões que até causaram espanto pela originalidade e arrojo. E quem quiser saber, com verdade, nada melhor que visitar esses mesmos países, como por exemplo:
ANGOLA


MOÇAMBIQUE


NIGÉRIA

ÁFRICA DO SUL


Porque, lá, no terreno africano as realidades (boas e más) estão à vista sem ser preciso consultar o Guia Turístico, que só mostra o que interessa.




Durante o dia de amanhã serão levadas a cabo diversas iniciativas organizadas por associações, e que terão lugar não só nas comunidades e em bairros mas também a nível oficial como a do Grupo Africano de Embaixadores em Portugal, que promove uma conferência internacional com a presença do ex-secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

Os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras mostram que os cabo-verdianos são a maior comunidade africana a viver em Portugal, com cerca de 68 mil indivíduos, seguindo-se os angolanos, 35 mil, guineenses, 25 mil, são-tomenses, 12 mil e seis mil moçambicanos.

Carlos Pereira com Fábrica de Conteúdos

quinta-feira, maio 24, 2007

FC PORTO BI-CAMPEÃO LUSO


quarta-feira, maio 23, 2007


MILAN VENCE LIVERPOOL

Esta tarde, em Atenas, com o lindíssimo Estádio Olímpico como palco, duas equipas europeias, o Milan,da Itália e o Liverpool, de Inglaterra, defrontaram-se para atribuição do titulo europeu do futebol profissional. Se, por um lado, os italianos eram os favoritos dado o seu futebol “mafioso” e defesa pendular ”tti bene”, nada lhes garantia a vitória atentando que os ingleses jogam futebol puro, sem artimanhas, cabeça fria e sempre com o mesmo objectivo em mente no cumprimento do rigor táctico.
Assim ficou provado, ao longo do jogo que durante a maior parte do tempo esteve marcado por o 1-0 para os italianos, e só nos derradeiros minutos aconteceram os restantes dois golos do placard final (3-2). O inacabável Inzaghi marcou ao final da etapa inicial e voltou a marcar, em joga bem delineada, com o genial Kaká, a abrir para ele sob ameia direita e entre dois adversários, a levar a melhor em corrida com a bola à frente obrigando Reina a sair, e, com um toque de avanço, rematou enviesado para a consolidação de uma vitória que estava a cinco minutos de ser verdade… mas, o árbitro ainda não tinha apitado para o final. Faltava a confirmação do tal futebol inglês, frio e que o jogo só acaba quando o árbitro apita e levanta os braços na direcção dos balneários. Assim foi, confirmação por intermédio de Kuyt, aos 88 minutos. E o empate não apareceu, por sorte… com os milaneses recuados a defender tudo e a despachar a bola de qualquer modo para longe da baliza de Dida.

domingo, maio 20, 2007

FC PORTO BI-CAMPEÃO LUSO



FC Porto bi-campeão nacionalO FC Porto revalidou o título nacional ao vencer o Desportivo das Aves por 4-1, na última jornada da Bwin Liga. Os ‘dragões’ dominaram a partida desde o início e alcançam assim o 22º título da sua história.A vitória ‘azul e branca’ começou a esboçar-se cedo e em atmosfera de festa, aos 26 minutos de jogo, altura em que Adriano cabeceou para o fundo da baliza de Nuno.O Sporting que já estava a vencer o Belenenses, voltou a acreditar no título da Bwin Liga quando, aos 33’ Moreira marcou, em sequência de um livre.Na segunda parte surgiram o resto dos golos. Os ‘dragões’ não desanimaram com o empate e aos 51’ Lisandro Lopez marcou o seu primeiro da noite, um remate forte, de fora da área.Seis minutos depois Jorge Ribeiro marcou um auto-golo na baliza do Aves, em resultado da marcação de um canto por Ricardo Quaresma.Antes do segundo golo de Lisandro, o estádio do Dragão ainda se levantou em peso, a aplaudir a entrada de Vítor Baía, que no último jogo da temporada fez os seus primeiros minutos à frente da baliza do FC Porto.Aos 89’ Lisandro culminou a sua exibição com outro golo, um remate colocado sem hipóteses para a defesa de Nuno.A Bwin Liga ficou assim decidida e o FC Porto ganha o 22º título da sua história, depois de uma exibição muito boa frente a um Desportivo das Aves que se deixou ir abaixo na segunda parte.FC Porto: Hélton (Vítor Baía 85’); Bosingwa, Bruno Alves, Pepe e Fucile; Raul Meireles, Lucho (Cech 84’) e Anderson (Jorginho 65’); Lisandro, Adriano e Quaresma.Desp. Aves: Nuno; Sérgio Carvalho, William, Sérgio Nunes e Pedro Geraldo; Mércio (Octávio 87’), Jocivalter (Dill 57’) e Jorge Ribeiro; Paulo Sérgio, Moriera e Artur Futre (Leandro 71’).FC Porto bi-campeão nacionalO FC Porto revalidou o título nacional ao vencer o Desportivo das Aves por 4-1, na última jornada da Bwin Liga. Os ‘dragões’ dominaram a partida desde o início e alcançam assim o 22º título da sua história.A vitória ‘azul e branca’ começou a esboçar-se cedo e em atmosfera de festa, aos 26 minutos de jogo, altura em que Adriano cabeceou para o fundo da baliza de Nuno.O Sporting que já estava a vencer o Belenenses, voltou a acreditar no título da Bwin Liga quando, aos 33’ Moreira marcou, em sequência de um livre.Na segunda parte surgiram o resto dos golos. Os ‘dragões’ não desanimaram com o empate e aos 51’ Lisandro Lopez marcou o seu primeiro da noite, um remate forte, de fora da área.Seis minutos depois Jorge Ribeiro marcou um auto-golo na baliza do Aves, em resultado da marcação de um canto por Ricardo Quaresma.Antes do segundo golo de Lisandro, o estádio do Dragão ainda se levantou em peso, a aplaudir a entrada de Vítor Baía, que no último jogo da temporada fez os seus primeiros minutos à frente da baliza do FC Porto.Aos 89’ Lisandro culminou a sua exibição com outro golo, um remate colocado sem hipóteses para a defesa de Nuno.A Bwin Liga ficou assim decidida e o FC Porto ganha o 22º título da sua história, depois de uma exibição muito boa frente a um Desportivo das Aves que se deixou ir abaixo na segunda parte.FC Porto: Hélton (Vítor Baía 85’); Bosingwa, Bruno Alves, Pepe e Fucile; Raul Meireles, Lucho (Cech 84’) e Anderson (Jorginho 65’); Lisandro, Adriano e Quaresma.Desp. Aves: Nuno; Sérgio Carvalho, William, Sérgio Nunes e Pedro Geraldo; Mércio (Octávio 87’), Jocivalter (Dill 57’) e Jorge Ribeiro; Paulo Sérgio, Moriera e Artur Futre (Leandro 71’). Com Info-Sapo

sexta-feira, maio 18, 2007

AO REDOR DO MUNDO

Vivemos na época das desgraças, dos dramas violentos dos imprevistos e quase dos impossíveis a acontecer em cada momento. Este é o mundo nosso de cada dia!
Quem poderá dizer, nos dias de hoje, que a vida lhe corre à mil maravilhas sem problemas e sem estar alheio aos dramas que se espalham, segundo a segundo, e nós tomamos conhecimento através das TV'S, jornais, rádios e Internet?
Só os doidos conseguem rir e ficar alheios a tudo isso, porque estão inseridos no seu Mundo Doido.
Eu entendo e aceito que o caso de Madeleine, a menina inglesa que desapareceu no Algarve, tenha causado tamanho impacto mundial - dada a repercussão nas TV'S, jornais, rádios e Internet. Nomes de personalidades famosas surgiram nos monitores de TV's, através das mais prestigiosas Estações de todo o Mundo, desde a RTP (Portugal) até à CNN (América). Daqui se pode concluir que hajam milhões de pessoas interessadas neste caso, algumas mesmo dando colaboração que atingiu já valores importantes para aumentar a parcela da conta bancária do casal McCann.
Quantos pais poderão estar ainda a viver na esperança de um regresso de filhos que desapareceram há longo tempo e, até hoje, nada mais se fez nas buscas de seus queridos? Em Portugal há algumas dezenas… que eu saiba. Algum craque de futebol, ou milionário se preocupou com isso? Nem vale a pena entrar por aí numa questão que me deixa triste – sim, triste -, por me colocar no lugar desses pais que nunca mais ninguém lhes disse por onde poderão andar seus filhos desaparecidos há tanto tempo, com buscas e intervenções abandonadas definitivamente.
Sinto e interpreto correctamente o drama da família McCann. Lamento o sucedido. Mas, sinceramente considero um exagero quanto de propaga por aí, por esse Mundo… numa altura em que milhares de famílias inocentes, sofrem perdas definitivas em atentados, em armadilhas, guerras estúpidas, etc., etc., em todos os Continentes do Universo.
E, para terminar este meu desabafo, chego a pensar que no "Mundo Cão" em que estamos, até já deve haver quem esteja a tirar benefícios deste drama e do nome de Maddie…


Navegando pela net, encontrei de tudo um pouco sobre o rapto de Maddie. Um sem fim de opiniões e críticas que podem baralhar qualquer um. Por opção pessoal deixo aqui documentados dois extractos que fiz e que me sensibilizaram.
Na Blogger, EDUARDO PITTA, escreveu:
AQUI

Tenho evitado falar do caso Madeleine por várias razões. Desde logo, porque casos como este acontecem todos os dias, em toda a parte, e especular à volta deles não leva a lado nenhum. O horror é da ordem do indizível. A criança inglesa não é mais, nem é menos, do que todas as outras. Mas, precisamente por ser inglesa, e filha de pais que podem pagar advogados que cobram 500 libras [750 euros] por hora, e logo dois de uma assentada, tem a BBC e a Sky News a alimentar a história do seu desaparecimento. É triste? Claro que sim. Mas nada justifica a overdose televisiva. Se os media britânicos querem alimentar o folhetim, é lá com eles. Nós por cá temos o direito de dizer basta. Afinal, a quem é que interessa ter as televisões a reboque dos consultores de imagem da família McCann, cuja preocupação é evitar que o assunto deixe de abrir noticiários? A mim parece-me obscena esta agenda da dor: missa, statement, passeio. Mas, pelos vistos, tem de ser assim.

Numa outra página de buscas, deparei no Grupo da Yahoo, com um curioso comentário de uma mãe que já apanhou um susto (não passou disso), escrito em espanhol que dá para se entender bem. Ora leiam:

No hay padres perfectos y los niños pueden agobiar un poco, un descuido puede susederle a cualquiera y es seguramente lo que aprovecho el secuestrador. Cuantas veces los padres se tiran en la playa a leer una revista mientras los niños juegan en la orilla??? o te distraes un momento en el super leyendo los ingrediente de un producto, etc... Si lo analiso friamente me parece que los padres de Madeleine fuero unos inresponsables y cuando me acuerdo que en minimo un par de ocaciones tuve que dirigirme a la informacion del Carrefour para que por los parlantes buscaran a mi hija, que tenia mucha facilidad para desaparecerce, me doy cuenta de que yo tambien, en algunas ocaciones me comporte tan inresponsablemente como los padres de Madeleine. No hay que juzgar hay que ayudar!!!!Un millonario a ofrecido una recompensa de 2 millones de libras para el que ayude a encontrar a Madeleine!Ojalá que alguien que sepa, se tiente y hable a cambio del dinero y que puedan recuperar a esta nenita.
También me apiado de todos los demás niños que han desaparecido y desaparecerán, por eso tenemos que unirnos!El caso de Madeleine a tenido gran efecto mediatico, ya que personas muy influyentes como David Beckham esta fomentando su búsqueda! Nunca hay que pensar que de alguna manera es discriminatorio, quizás este caso es el principio de una nueva era, donde los ricos y los pobres nos juntemos para hacer el bien!!!Salu2 a todos los solidarios participantes de este foro!


Fico-me por aqui com um aceno de simpatia para quantos me visitaram, desejando ardentemente que a linda Maddie seja restituída aos seus pais o mais breve possível, para aqui eu poder noticiar com o relevo devido.

Amanhã, cá estaremos, com o que hoje é imprevisível e domina milhares de adeptos do futebol luso: a jornada final da Liga com três candidatos à espreita do tíorulo, um dos quais (Sporting) contando com o deslize do FC Porto, e outro (Benfica) com os deslizes do FC Porto e Sporting, no Dragão e no Alvalade XXI.
Uma jornada receitada a pessoas imunes a ataques cardíacos…
- Carlos Pereira.
ACOMPANHE OS JOGOS
FINAIS DA LIGA
E LEIA O SUPLEMENTO
D' O JOGO '


Aos domingos intercalada na edição de O JOGO

esta revista é distribuída gratuitamente


domingo, maio 13, 2007

Actualização da jornada

FC PORTO GANHA UM PONTO
e perde dois para SPORTING
e ao BENFICA
O FC Porto arrancou esta noite um difícil mas saboroso empate a um golo com o Paços de Ferreira na Mata Real, resultado que lhe permite continuar na frente da Liga Lusa,a um ponto do Sporting e dois do Benfica, ainda que apenas com um ponto sobre o Sporting, que ganhou em Coimbra à Académica, por 2-0. Sem fazer uma exibição por aí além, e já com Pepe e Bruno Alves no eixo da defesa, o FC Porto sofreu um golo na primeira parte, por Antunes, aos 21’, de livre directo. A barreira abriu e a bola surgiu perante Helton em zona imprevisível. A estirada do guarda redes portista, dificilmente resultaria. Soube sofrer o campeão até ao final do primeiro período, aparecendo muito mais afoito no segundo, empurrando o Paços de Ferreira para a sua defesa. Entretanto o terreno, já por isso em mau estado e de dimensões pequenas, não contribuíram para o futebol que a equipa pratica e, por isso, nem sempre os passes a longa distância, assim como os remates e livres directos, não resultaram. O prémio do esforço chegou por Adriano, aos 76’, que apontou o golo do empate após canto marcado da esquerda, aproveitando uma defesa incompleta para recargar com êxito Antes, Fucile, ainda fez remate perigoso, mas o poste evitou o golo. Até final do encontro, que teve 4 minutos de acréscimo dados por Paulo Paraty, foi sempre o FC Porto quem esteve mais perto da vitória. O Paços, só destruía “num salve-se quem puder.
O Benfica, mais uma vez sem ligação e muito consentâneo de espaços, teve em Miccoli, a salvação dos três pontos perante um Vitória de Setúbal, a preticar futebol vistosos e a mostrar agressividade e engodo, travado, no entanto, por Quim, o homem que evitou a vitória.
O Sporting, marcou dois golos – Liedson e Moutinho – e tudo correi como habitual. Senhores de si, os “leões” souberam gerir o 1-0 madrugador de Liedson e venceram com um golo de Moutinho, que nos pareceu ser antecedido de impedimento leonino.
E, agora, esperemos pela próxima jornada.

VITÓRIA DE GUIMARÃES E LEIXÕES
regressam à alta roda
do futebol luso


O Leixões e o Guimarães já estão no principal escalão do futebol português graças aos triunfos, ambos fora, diante do Olivais e Moscavide, por 2-1, e do Gondomar, por 2-0. Na luta pelo título, a equipa de Matosinhos, com mais três pontos do que a vimaranense, recebe no domingo o Chaves, enquanto o Guimarães joga também em casa, mas com o Olhanense.

Sobre outros aspectos desta jornada e muito mais sobre desporto, basta clicar nos link's para o jornal O JOGO e INFORDESPORTO que disponibilizo a seguir.





sábado, maio 12, 2007

LIGA PORTUGUESA
BELENENSES E BRAGA
somaram pontos
e tudo ficou na mesma
Com O JOGO - Lisboa
A luta entre Braga e Belenenses pela conquista do quarto lugar ganhou neste sábado uma nova perspectiva, de dificil prognóstico para os leigos mas que, para quem está por dentro, não hesita em atribuir desde já o lugar de apuramento directo à TAÇA UEFA, ao Sporting de Braga. E assim é, se atentarmos que na última jornada, dos adversários de ambos, o do Braga é mais acessível do que o do Belenenses. Se não vejamos: enquanto os bracarenses recebem o Nacional da Madeira, os belenenses deslocam-se ao anhara do "leão" para defrontarem um dos três que rumaram ao título desta temporada. O que não é dúvida é que tanto o Braga com o Belenenses, vão disputar a TAÇA UEFA, conforme referiremos mais adiante.
Tudo na mesma quanto ao quarto lugar da Bwin Liga, após o Belenenses-Marítimo (2-0) e o Boavista-Braga (0-1), jogos antecipados da 29ª jornada, seguindo azuis e minhotos no quarto lugar, com 49 pontos, mas com vantagem para a equipa do Restelo no confronto directo. No Estádio do Restelo, o Belenenses, com Marco Aurélio de regresso à baliza, dominou com alguma facilidade o Marítimo, com golos de Garcês, aos 34’, e de Dady, de penálti, aos 70’. No Bessa , o Braga adiantou-se com um tento de Wender, aos 21’, mas, depois de Andrés Madrid ter visto o cartão vermelho directo, aos 51’, teve de suportar algum ascendente dos axadrezados, que no entanto também terminaram o jogo com dez elementos, já que Fary foi admoestado por duas vezes com o cartão amarelo e o consequente vermelho. Na próxima e última jornada, o Braga recebe o Nacional, enquanto o Belenenses se desloca a Alvalade para defrontar o Sporting. Não será fácil à equipa de Jorge Jesus aguentar o quarto lugar, ainda que a presença na Taça UEFA na próxima temporada esteja já assegurada, via Taça de Portugal.

sexta-feira, maio 11, 2007

VAGA DE CALOR
QUENTE E PERIGOSA
PODE AFECTAR A POPULAÇÃO
Com a Primavera a despedir-se com temperaturas mais adequadas a Verão, oscilantes do dia para a noite, como que a testar as nossas capacidades de imunidade às constipações e gripes, avisam-nos os entendidos nestas coisas meteorológicas que, o Verão a chegar na primeira quinzena de Junho, será perigoso para aqueles que não engriparam no Inverno e, principalmente, para os mais idosos. As advertências são alarmantes. Começam por nos dizer que este será o Verão mais rigoroso dos últimos anos e recordam que em 2006, morreram mais de mil pessoas devido às temperaturas elevadas. Panorama convidativo, não haja dúvidas, para quem não suporta o calor. A este respeito, eu não devo vir a ter problemas de maior. Primeiro porque sempre me dei bem com o calor (sou angolano), sou do signo Leão (Sol). No entanto, já constatei que, aqui em Portugal, o Sol bate mais forte e as temperaturas são, por vezes, mais elevadas à de Angola. Sei que em Angola, mesmo no pino do Verão (lá só há duas épocas: Verão e Cacimbo) nunca, em nenhuma ocasião da minha vida as temperaturas ultrapassaram os 40 graus. Aqui, já chegaram aos 45º. Como sou um magrelas (55 quilos) e não bebo quase água nenhuma, não tenho transpiração… porque já ando desidratado, sei lá há quantos anos…

Conheçam outros pormenores importantes
AQUI no sítio da TSF
O eco do alerta aqui fica. A todos além de BOM FIM-DE-SEMANA, desejo também boas férias de VERÃO… mas cuidado. Cuidem-se!


José Torres:

Família só pede

que o nome do «Bom Gigante»

não seja usado em vão


Hoje, ao desfolhar a edição de A BOLA, na página 33, até me faltou a respiração ao deparar com este título:
"HÁ PESSOAS A APROVEITAR-SE DO NOME DE JOSÉ TORRES"
Antecedido de: " Filho do "BOM GIGANTE" refuta a ideia de que o Pai passe por dificuldades financeiras".
Para quem acompanha o desporto e, em particular, pelos meios de comunicação social e, também, pela Internet (sítios e blogues) de certeza que leu quanto se editou no sentido de afirmar que José Torres estava a passar mal, com carências de toda a ordem, colocando o problema como uma desgraça perante a ingratidão e reconhecimento do Benfica. Federação, colegas e amigos. Foram algumas as manifestações de solidariedade que apareceram publicamente. Eu próprio nos meus blogues me insurgi contra o Benfica, Federação e certos grupos que apareceram liderados por pessoas de nomeada no meio artístico português, que logo promoveram jantaradas, com a presença de muitos dos antigos companheiros de equipa de José Torres.
Pelo meu lado, sei o que aconteceu e aqui o lembro: na minha caixa de correio, recebi um e-mail a denunciar uma situação de carência absoluta de José Torres, apelando a uma ajuda e a criticar o Benfica e a Federação por nada terem feito para apoiar aquela que tanto deu ao Clube e à Selecção Nacional, como jogador e treinador. Reflecti e achei por bem divulgar nos meus blogues. Fi-lo convicto de estar a prestar um apoio que minha consciência impunha, àquele que tantas vezes me deliciou, mesmo como treinador, aquando estive no México, a cobrir o Mundial'1986. – Desculpem, mas não sei exactamente quando editei o assunto. Mas qualquer um de meus visitantes que tenha um pouco de paciência se abrir os arquivos dos meus blogues, irá encontrar o quanto publiquei mais de duas vezes. E, como na ocasião, critiquei um dos tais grupos que havia prometido reunir meios imensos de apoio, onde nomes preponderantes como o de João Malheiro, uma figura preponderante no nosso meio artístico, que eu me lembro ter uma voz forte, silabando muito bem as palavras – com picos a 100% nos decibelímetros (vuímetros) -, que esteve num primeiro repasto, rodeado de alguns nomes que fazem parte da História do Sport Lisboa e Benfica. Mas, depois disso nunca mais se soube mais nada. Lembro-me, isso sim, de outras iniciativas, todas elas inseridas no mesmo diapasão: o Zé Torres está a morrer, abandonado e a família tem dificuldades em suportar os encargos da manutenção do tratamento a que está sujeito.
Como foi possível passar tanto tempo – isto data de há mais de dois anos -, sem que a Família nunca tivesse reagido, desmentido o que se noticiava em todos os meios de comunicação social, permitindo que o público caísse no logro em que caiu? Não quero pensar nada, para não acreditar numa atitude oportunista, gerada pela expectativa de obter resultados positivos. Porém, hoje, fico a meditar e fico revoltado por ter participado na divulgação de uma situação falsa, isto é, acreditando no que o meu colega do jornal "A BOLA" Ricardo Quaresma, com um elevado sentido de oportunidade, investigou e publicou.
Melhor de tudo, foi o filho do José Torres, que veio desmentir, tardiamente, mas com muitos pormenores que vão deixar muita gente pouco à vontade. Apenas seis das não sei quantos angariamentos e iniciativas que se fizeram, é que até agora, fizeram chegar os resultados à família Torres. Já as vou repassar do jornal. Entretanto, podem identificar-se com uma outra revelação, feita, aqui, no sítio maisfutebol

Eis a relação das angariações de fundos feitas em nome de José Torres que não enganaram ninguém, reveladas pelo filho de José Torres ao jornal "A BOLA", sem, contudo, revelarem as verbas recebidas:
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL; FUTSAL DO BENFICA (receita parcial do jogo da final da Taça de Portugal, com o Sporting); SPORTING CLUBE DE NEWARK e NÚCLEO BENFIQUISTA DE PALM COAST (Florida) e as CASAS DO BENFICA DE ALBUFEIRA E TAVIRA.
Francisco Torres, um dos filhos de José Torres, não quis referir aqueles que angariaram dinheiro e ainda o não entregaram à Família de José Torres, referindo-se nestes termos bem explícitos a um pormenor que nunca me passou pela cabeça, embora nele tivesse pensado... apenas pensado:
"Quero, em primeiro lugar, agradecer a todas as pessoas que demonstraram o seu apoio ao meu pai e pela solidariedade que para com ele mostraram. Em segundo lugar, quero dizer que ninguém tem obrigação de ajudar o meu pai, porque infelizmente há pessoas em piores situações do que a dele."
Mais adiante, na sequência das mesmas declarações, Francisco, esclareceu o que, para mim, foi uma felicidade saber... só lamentando ter sabido disto tão tarde. Se tivesse este desmentido, quando surgiu a primeira manifestação, de certeza que não teriam havido tantos oportunistas a denegrir a Família de José Torres.
"Nunca pedimos nada, ao contrário da imagem que passou para as pessoas. Quero deixar claro que o meu pai não está na miséria, nunca passou fome, nem nunca deixámos de lhe comprar os medicamentos por falta de dinheiro. Nós, filhos, temos condições para ajudar a minha mãe em tudo o que for preciso. O meu pai conseguiu, ao longo dos anos, juntar um bom pé-de-meia, ainda hoje tem alguns imóveis com valor em seu nome. Como poderia vir para a rua pedir para ajudarem o José Torres quando o meu pai ainda tem bens em nome dele?"
Elucidativo. Sem dúvida. Só me ocorre terminar de uma forma muito diferente daquela que serviu de impulso intuitivo, há não sei quanto tempo atrás, em que colaborei na divulgação de uma falsa situação do "Bom Gigante":
MEUS AMIGOS, NÃO VALE A PENA ESTARMOS PREOCUPADOS MAIS TEMPO COM A SITUAÇÃO DE JOSÉ TORRES. ESTÁ BEM E RECOMENDA-SE, E OS FILHOS AGRADECEM QUE NÃO AJUDEM MAIS PORQUE NÃO PRECISAM. TÊM TUDO E DEMAIS. A SUA EXCELSA ESPOSA, PODE IR AO MERCADO COMPRAR CAMARÃO, SEM SER CRITICADA, PORQUE, AGORA TODO O MUNDO JÁ SABE QUE NÃO ESTÃO VIVENDO À CUSTA DE DONATIVOS E NEM ESTÃO Á ESPERA DOS QUE AINDA NÃO CHEGARAM À CONTA BANCÁRIA DA FAMÍLIA.
Aos que se aproveitaram das campanhas de angariamento, só posso acrescentar:
TENHAM VERGONHA DE APARECER NAS REVISTAS "in", nos desfiles e façam auto-crítica e expliquem ao nosso mundo, porque ainda têm o que angariaram (se é que angariaram...) e de que precisam para entregar ao seu legítimo dono... ou devolverem a quem ajudou, uma vez José Torres náo precisar da ajuda de ninguém.
BOM DIA, BOA TARDE OU BOA NOITE! Conforme a hora deste momento.


quinta-feira, maio 10, 2007

ANGOLA

MANUEL RABELAIS
Ministro da Comunicação Social
satisfeito com trabalho da ANGOP

Carlos Pereira com ANGOP
O porta-voz do Ministério da Comunicação Social (MCS) Hélder Bárber, enalteceu hoje, em Luanda, os esforços da direcção da Agência Angola Press (Angop) na melhoria das condições de trabalho, visando conferir dignidade aos seus profissionais.O facto de o ministro da Comunicação Social, Manuel Rabelais, após a visita que efectuou hoje às instalações da ANGOP, ter reconhecido haver melhores condições de trabalho na Angop, isso representa que houve um grande esforço que a sua Direcção fez para disponibilizar condições laborais aos seus profissionais de forma a engrandecer a dignidade de desempenho que possibilitará melhores resultados na difícil tarefa de informar com verdade. Manuel Rabelais, recebeu explicações do director-geral da Angop, Manuel da Conceição, sobre a aquisição de novos meios técnicos, destinados ao apetrechamento das redacções nacional e internacional e de outras áreas adjacentes.
Recorde-se que o Ministro Rabelais, desde que assumiu estas funções no Governo de Luanda, tem desempenhado actividade constante na identificação com a realidade da informação angolana, tendo sido esta a segunda vez que visitou a Agência de Noticias de Angola. Por outro lado, também o Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM) foi analisado tendo sido constatada uma significativa melhoria no apoio aos jornalistas estrangeiros em trânsito, assim como, a todos os utentes daquele centro que fica localizado no centro da cidade de Luanda.
Manuel Rabelais, visitou também o Centro Emissor da Televisão Pública de Angola (TPA).

domingo, maio 06, 2007

LIGA PORTUGUESA



FC PORTO SOMA E SEGUE
MICCOLI SAFOU BENFICA
BELENENSES EM GRANDE
SPORTING DE PEDRA E CAL

E já com os binóculos apontados para o desfecho do campeonato, Sporting e Benfica ainda alimentam esperanças de chegarem ao comando contando com deslizes (difíceis) do comandante FC Porto – confirmado com o 2-0 sobre os madeirenses do Nacional –, o Benfica, jogando no seu reduto, viu-se aflito para garantir os três pontos que o colocam em segundo lugar – enquanto o Sporting tem menos um jogo – e, como tem acontecido muitas vezes nesta época só nos minutos derradeiros conseguiu vencer – não foi o Mantorras – mas sim, o "quarto-de-vidago" Miccoli, que, no seu jeito peculiar, rodopiou e rematou (como poucos sabem) forte e rasteiro sem hipóteses de defesa.

O Sporting, em Setúbal, confirmou estar uma equipa confiante, coesa e capaz de dar e causar problemas as muitos dos competidores futuros, nesta Liga. Tello em grande forma originou o auto-golo de Madior e Liedson em estilo estereotipado e marcou dois sem espinhas, mas o golo mais bonito foi o de Amuneke, do Setúibal, numa execução técnica perfeita, desfeiteando a oposição dentro da grande ´´area com um remate de pé esquerdo, imparável. Uma autêntica bomba que nem Ricardo conseguiu travar. E o salto mortal do malabarista do Sado,foi espectacular.

O Belenenses foi a Braga, teve o empate nos pés mas, frente ao concorrente paralelo à Taça Uefa, não logrou pontuar, mas consolidou a 4.ª posição. Que tamando azulado anda pela Liga Portuguesa... que (Jorge)Jesus abençou. Empate em cima da hora em sintonia perfeita que Dany marcou de forma espectacular. Futebol de classe, esteve em Braga.

O Boavista deixou muito a desejar em Aveiro… e deu o flanco para o Beira-Mar (1-0) que cotinua a correr para sair da zona negra da despromoção.

O FC Porto, jogou no Dragão, e ganhou por 2-0 ao Nacional da Madeira. Precisou de haver reprimenda ao intervalo para no tempo complementar ajustar as aspirações ao título com os golos de Anderson e Fucile. O géneo brasileiro reapareceu a tempo integral e aprovou com jogadas que demonstram estar apto para confirmar a plenitude dos seus recursos. Fucile há muito que andava à procura de marcar um golo, e após uma baixa no laboratório clínico, apareceu forte e determinado, e marcou o golo que andava à procura a algum tempo. Vitória sem contestação. Normal. Carlos Pereira.
COMENTÁRIO ANEXADO - Como sempre faço, quando me enviam comentários que focam diferentes ou omitidos nos meus cometários, aqui fica mais este deixado de um ferrenho adepto bracarense:
"O futebol neste jogo (BRAGA-belenenses) teve só e apenas um sentido: o da baliza do Belenenses.O empate seria uma injustiça tremenda.O record de assistências no Municipal de Braga merecia uma referência. Ainda por cima contra um clube que trouxe menos de 50 adeptos.Afinal ainda há 2 clubes (braga e guimarães) que podem fazer frente aos grandes.FORÇA BRAGA!".

Sobre outros aspectos desta jornada e muito mais sobre desporto, basta clicar nos link's para o jornal O JOGO e INFORDESPORTO que disponibilizo a seguir.








VEJA AS BELEZAS
QUE A REVISTA "J"
OFERECE TODOS OS DOMINGOS
com o jornal "O JOGO"




sábado, maio 05, 2007

QUANDO TUDO SE ESFUMA...
Por favor, meus amigos, não me digam nada.
Estou em dívida para com todos vós. Eu sei e não vou me esquivar de me auto-criticar. Mas, se me deixarem, eu explico porque não tenho editado nada nestes últimos dias.
Posso? Espero que ouvi vossa resposta. Aqui vai, então a minha justificação pela ausência.
Ausência que me impediu de focalizar aqui, à minha maneira, temas de grande importância que eu não esqueci e me atormentaram as noites de insónia por que passei, como, por exemplo, O DIA DA MULHER (30 de Abril) O DIA TRABALHADOR e JORNALISTAS ASSASSINADOS NO MUNDO.
Infelizmente não disponho de pc privativo e não tenho net em minha casa. Funciono a 100% no jornal onde trabalho e, aqui, nem sempre há disponibilidade para acções "extra laborais". Para além deste particular, tive minhas folgas e, pior que tudo, as alterações que surgiram no sistema de edição do blogspot, perdi muita coisa que estava pré-editada para postar. E agora, hoje neste tempinho arrepiado, apenas vou sintetizar sobre o que me ocorre, ao correr da pena – ou melhor, do teclar.
· Sobre Desporto: Os finalistas da "Liga dos Campeões" prognosticados pela maioria, não são o Manchester United (goleado pelo Milan de Kaká, por 3-0) e o Chelsea.. eliminado pelo Liverpool, nos livres na marca do penálti) mas sim, teremos o LIVERPOLL vs MILAN. Quem diria?
· O presidente dos EUA, G. Bush, não integra a lista dos políticos mais importante do Mundo: arrasador;
· Portugueses também não! Nem Durão Barroso, nem Mourinho nem Cristiano Ronaldo: então como é?
· Em Lisboa continua a super-novela na Câmara de Lisboa, com o presidente a assobiar quanto a demitir-se: é preciso lata.
· Licínio Bastos, dá manchete por estar detido no Rio de Janeiro no âmbito da OPERAÇÃO FURACÃO, por suspeitas de corrupção: e o Partido Socialista do Brasil está na linha: vamos lá acreditar nos empresários e políticos.
Nem vale a pena continuar… chega por agora. Muito mais poderia acrescentar, no entanto, como ando absorvido por problemas pessoais que transcendem os comuns, fico-me por aqui e, somente, quero desejar a quantos me lêem, um OPTIMO FIM-DE-SEMANA. – Carlos Pereira

quinta-feira, maio 03, 2007

CAMPEÕES EUROPEUS

O Chelsea (de Mourinho) perdeu frente ao Liverpool a qualificação para disputar a final da mais importante prova do futebol europeu. Aos livres da marca de penálti. E o Manchester United (de Carlos Queiroz) foi goleado pelo Milan – 3-0 – e ficou-se pelo caminho. E assim, a esperada final entre os dois colossos do futebol europeu, gorou-se com uma simplicidade fantástica que só o imprevisível consegue atingir.
Aqui deixo para meus amigos e visitantes o comentário publicado no site da SIC – TV.
CLIQUE AQUI