sexta-feira, dezembro 26, 2008

BASQUETE ANGOLANO

PRIMEIRO DE AGOSTO APURADO
PARA O "I MUNDIAL DE CLUBES"

- Com ANGOP - Jornal de Angola-

O 1º de Agosto conservou ontem o seu título de campeão africano de basquetebol sénior masculino, ao vencer na final a formação anfitriã do Etoile Sahel por 57-54, em jogo disputado em Sousse, Tunísia.
Ao intervalo, a formação angolana detinha uma vantagem de quatro pontos (25-21). Com este resultado o 1º de Agosto está apurado para a primeira edição do mundial de clubes, a disputar-se em 2009, em local ainda por definir pela federação interncional.
O 1º de Agosto cumpriu mais uma missão, que se lhes ajusta perfeitamente, em função do seu melhor potencial técnico-táctico a este nível. O ASA conquistou a medalha de bronze ao vencer o Stade Nabeuleine da Tunísia, por 60-55, na partida de decisão do terceiro e quarto classificados da competição.
Na decisão do quinto e sexto da classificação, o Kano Pillars da Nigéria assegurou a quinta posição ao vencer a formação do El Shabbah Arabi da Líbia, pela marca de 76-71. Um triunfo esperado face a melhor qualidade dos nigerianos, que não deram o mínimo de facilidades ao seu oponente.Enquanto isso, o angolano Joaquim Gomes “Kikas” foi considerado o jogador mais valioso da competição. No cinco ideal ficaram Kikas, Ebikoro (Nigéria), Atef (El Nabeulien), Omar (Etoile), Issa Mohamed (Shabbad Arabai). O extremo-poste do 1º de Agosto Joaquim Gomes "Kikas" foi eleito jogador mais valioso da taça de África dos Clubes campeões de basquetebol sénior masculino encerrado domingo em Sousse (Tunísia). O jogador de dois metros de altura, 28 anos de idade, foi influente na conqusita do quarto título do seu clube a nível continental, na eqição 23 da prova encerrada domingo.
Kikas já foi o MVP da taça de África das nações, em 2007, quando a selecção nacional arrebatou o seu nono título continental, em prova disputada em cinco cidades de Angola. Antes, já tinha sido considerado o melhor jogador angolano no campeonato do mundo do Japão 2006, em que ajudou o "cinco" nacional a ocupar a inédita nona posição final. Gomes Kikas, que já actuou nos campeonatos universitários dos EUA, na Holanda e Alemanha, é o único jogador do 1º de Agosto que integra a equipa ideal da prova.