domingo, dezembro 21, 2008

ANGOLA
Cultura

"SEXORCISMO"
POESIA PARA PURIFICAÇÃ
Primeira obra literária de
MARTINHO BANGULA
"Sexorcismo - poesia para purificação" é o título da primeira obra literária do escritor angolano Martinho Bangula apresentada hoje, em Benguela, durante uma sessão de venda e assinatura de autógrafos, decorrida na portaria da Rádio Morena Comercial.
Em declarações à agência de noticias angolana Angop, o autor, que se manifestou satisfeito por alcançar o seu sonho, justificou a atribuição do título afirmando ser "uma palavra híbrida resultante da junção entre sexo e exorcismo para exprimir um sentimento de vontade de purificação do homem, com vistao ao seu regresso ao projecto antropológico de humanidade".
De acordo com o literato, a obra chama a atenção para a necessidade do homem preocupar-se e interessar pelo próximo, pelo estado do meio ambiente e pela natureza.
Ao mesmo tempo, faz uma crítica social quanto ao mau uso ou a forma pervertida como se tem propalado o sexo.
"A minha poesia é fortemente incisiva nestes aspectos da purificação e do reencontro do homem consigo mesmo e com a natureza", enfatizou.
Martinho Bangula nasceu em Benguela em 1985. É docente de profissão, realizador e apresentador do programa "Outros Horizontes", na Rádio Morena Comercial, bem como funcionário do Polo Universitário da UniPiaget onde frequenta o curso de Sociologia.
O escritor, que se popularizou pela sua forma peculiar de declamar poesias de Agostinho Neto, é membro de várias associações culturais e secretário provincial da Brigada Jovem de Literatura de Benguela (BJLA).
Com 81 páginas, o livro, publicado com o selo da editora angolana KAt-Empreendimentos e Consultoria, sedeada na província de Benguela, sob a égide da colecção Safra Nova, conta com uma tiragem inicial de mil exemplares.