sábado, julho 30, 2005

Image hosted by Photobucket.com


Image hosted by Photobucket.com
DIANA GOMES cometeu a proeza de ser a primeira nadadora portuguesa a disputar uma meia-final, em piscina de 50 metros, em Campeonatos do Mundo. Esta semana, em Montreal (Canadá), na prova dos 200 metros bruços, concretizou um sonho antigo, registando 2.30,59 minutos e melhorou, depois, na meia-final, para 2.29,51 classificando-se em 14º lugar.
Com 16 anos, Diana escreveu página de ouro na "História da Natação de Portugal", embora neste sábado, na prova dos 50 metros, bruços - da qual não é especialista e entrou um pouco cansada - tivesse ficado a dois lugares da cllassificação. Fez 33 segundos e ficou na 18ª posição. Poderia ter sido impevisivel este facto para muitos "sabichões" da nossa praça, mas, a verdade, é que já antes das Olimpíadas de Atenas Diana foi fantástica e, mais: há dois anos, na antevisão dos Jogos, a revista "Máxima" publicou em "Querer é vencer" o que trancrevo a seguir, para que sirva de exemplo para quantos me possam estar a ler, como prova de que nada se consegue, sem disciplina, esforço e sacrificio (serve para mulheres e homens):

DIANA GOMES é a mais jovem atleta olímpica portuguesa de sempre. Tem 14 anos, frequenta o 9.º ano de escolaridade no Colégio Amor de Deus, em Cascais, onde sempre viveu. No dia 27 de Março de 2004, Diana surpreendeu os portugueses ao conquistar o máximo nacional absoluto dos 100 metros bruços com o tempo de 1:10:82. Bastou este feito para assegurar a sua participação em Atenas, para onde se prepara a um ritmo alucinante, segundo uma chave de disciplina diária que cumpre rigorosamente. Ora vejam: 5:00 Levantar; 6:30 Treino; 8:30 Aulas; 13:00 Almoço e descanso; 14:45 Aulas; 17:00 Treino; 20:30 Jantar e estudo; 22:00 Deitar.
Apoiada pelos pais que a acompanham sempre que podem, mimada pelos colegas, amigos e professores, Diana teima em querer tornar-se uma das grandes nadadoras europeias e, claro, mundiais.

A teimosia resultou e ainda falta dizer muita coisa. Paulo Frischkmecht, presidente da Federação Portuguesa de Natação foi muito claro: Estamos na presença de uma grande nadadora, com um futuro brilhante. Basta perceber que tem 16 anos. É uma mais valia para a natação portuguesa.