quinta-feira, julho 21, 2005

RELANCES

Para não sair do que eu já não classifico de rotina porque é tão rotina, tão rotina que passei a classificar de "a porra do costume", hoje nem tive tempo para pesquisar e escalpelizar assuntos. Entretanto a hora tardia em que já me encontro, também se associa a esta "porra do costume" e não vai me deixar cumprir de forma como gosto. Entendam, meus amigos (as) a situação e não sentenciem nada de mau para mim. Ou somos ou não somos amigos? Decidam.
Futebol é tema que me seduz, sempre me seduziu desde os tempos de garoto em que eu jogava de pés descalço, no bairro pobre do Bungo (Luanda,Angola) onde eu cresci. Por esta afinidade com o desporto-rei, não fujo ao tema e nele desenvolvo o quanto o dia de hoje me trouxe ao conhecimento, em brevissimas notas por o tempo já não dar para muitos pormenores. Além disso o fuso horário vai dar aso a que este post (ou posta?) nalguns pontos do globo se insira na quarta-feira e noutros na quinta-feira. Em Portugal já é quinta-feira, dia 21.

Image hosted by Photobucket.com O "miudo do Grémio" que está com um pé em Portugal, o jovem ANDERSON está treinando no seu clube de coração, o Grémio Foot-Ball Porto Alegrense, cercado pela legislação internacional que não permite a saída fácil de menores para o estrangeiro, sem garantias. A FIFA controla e a concorrência faz das suas, até jogos baixos, pior que "trackes" às canelas... jogando com o anonimato e queixinhas à FIFA. Há quem não queira que o virtuoso talento venha jogar no FC Porto (Portugal) e fizeram denúncia anónima, mas isso não vai impedir nada. Como no clube português as leis cumprem-se com rigor, pode demorar um pouco mais devido à burocracia que rodeia o caso, particularmente, no que respeita à legalização da estada de D.Doralice Oliveira, mãe de Anderson, em Portugal, cujo processo está a decorrer e, segundo a senhora, em breve estará em Portugal, que declarou ao jornal "O JOGO" onde eu trabalho, em entrevista realizada por meus colegas Leonor Moreira (Rio de Janeiro) e Carlos Gouveia: " A partir do dia 28, o Anderson estará na selecção por causa do Mundial e só no final é que vai para Portugal, mas a família vai estar antes. Vamos fazer tudocomo tem de ser feito, como a lei define. Não vamos mudar nada. Ele está muito contente (...) e está tranquilo com o facto de a família ir já para Portugal". Fóra disto, apenas sabemos que ontem esteve já a treinar no Grémio, facto que provocou grande confusão e deu lugar a especulações de vário timbre.

E, por hoje, apenas falta cumprir com o prometido. Aqui está o episódio nr. 4, da cena no carro.

Image hosted by Photobucket.com