segunda-feira, outubro 16, 2006

LIGA PORTUGUESA
FC PORTO E BENFICA VENCEM
SPORTING GANHOU, MAS...
... ESTRELA BLOQUEOU
  • BRAGA SORRINDO NA FRONTEIRA
    com passaporte visado
    para entrar na corrida

  • A Liga portuguesa ganhou outra expectativa com a vitória do Benfica, em Leiria, após a amorfia nas jornadas anteriores. O regresso do "meia-foda" italiano Miccoli, endeusado pelo espagueti romano, revitalizou o ataque vermelho da segunda circular lisboeta, com dois golos que bem podiam figurar num manual de como se remata p'ro golo. Picando a bola na chapelada (primeiro golo) e remate de peito de pé cheio (rasteiro à Sobral) fometaram a goleada perante uma União de Leiria, de boca aberta, espantada perante o sonante nome de craques.. como se fossem alguns papões. Nem aceito esta justificação de Domingos Paciência, pois, no Estádio do Dragão, mostraram raça e certificaram capacidades suficientes para não se amedrontarem perante qualquer adversário. Tudo muito facilitado. Mas, ainda bem, para ver se este campeonato ganha ainda mais alegria e compita pelo título, uma coordenada que bem pode contar com mais um: o SPORTING DE BRAGA. Estamos na sexta-jornada... e as quebras podem voltar a acontecer como na época transacta. Oxalá que não, pois o plantel é forte e o tecnico Carvalhal, é arrojado e tem saberes do nosso futebol, suficientes para "driblar e fintar" meio mundo.
    O FC PORTO, depois de resultados negativos, venceu, no seu reduto, mas não deixou grandes certezas de consolidação dos processos de Jesualdo Ferreira, a jogar com 4 defesas. O reforço central Bruno Alves tirou força posicional a Pepe e baralhou um pouco como se viu algumas vezes com o adversário a pecar por falta de pontaria. Helton pareceu-nos ter perdido um pouco a humildade que fez dele um grande guarda-redes... e, no resto, os malabarismos dos génios Anderson e Quaresma, não encontram harmonia atacante, excepto quando Postiga quiz provar ao holandês - que se foi - que estava errado quando o dispensou do plantel portista. Dois golos e o motivo para o terceiro - ocasiounou o penálti - convertido pelo argentino Lucho, um elemento que ainda não reconquistou o patamar da época passada. Aliás, este FC Porto está muito tremido e ainda não conseguiu fazer-me acreditar que Jesualdo Ferreira tenha sido a escolha certa. Vou esperar mais uma jornadas para tirar melhores conclusões.
    O SPORTING, não conseguiu mais do que um golo frente ao ESTRELA DA AMADORA, ao jogar em campo alheio, no Estoril. A oposição dos comandados por Daúto Faquirá, assente em excelente condição física, força anímica em pressing constante e, até num rigor táctico razoável - aliado a alguma técnica individual de alguns dos jogadores-, não deu espaços para que os rapazes de Paulo Bento conseguissem um resultado mais amplo. Com grandes dificuldades em levar a bola para a grande área adversária, viu-se o guarda-redes amadorense a jogar como quarto defesa, fóra da sua jurisdição e, num alinhamento que Liedson não apreendeu para evitar inúmeros foras-de-jogo - lástima - que o impediu de aproveitar entregas que enunciavam hipóteses de concretização de golo. Por outro lado, Carlos Martins, não deu as certezas a Paulo Bento que ele tanto esperava. Precipitado, trapalhão e apenas força muscular, não serviu a equipa. Baralhou tudo em momentos de fácil solução. Precisa de muito treino para saber equilibrar a força com habilidade, se quiser ser de facto o homem ideal para ser titular neste promissor Sporting.
    E o Braga? Pois bem podemos contar com os bracarrense para espevitar as apostas no Totobola... estamos perante uma equipa que sabe jogar e isso não foi precsio dar 3 ao FC Porto... já vinha de trás e nesta jornada, foi confirmado frente ao Beira-Mar, de Mário Jardel. A propósito o brasileiro - que até ainda reune as qualidades de matador -, está a ser mal servido e, por outro lado, ainda precisa de subir um pouco a peitaça... e de destilar uns litros de gordura. Acredito que ainda vai dar que falar neste campeonato... o Inácio está atento ao fenómeno.
    - Carlos Pereira
    Sobre os restantes resultados, classificação e jogos da próxima jornada , basta clicar nos link's para o jornal O JOGO que disponibilizo a seguir.

    RESULTADOS DA JORNADA

    CLASSIFICAÇÃO GERAL

    PRÓXIMA JORNADA



    GIRABOLA | ANGOLA
    PRIMEIRO DE AGOSTO -
    CAMPEÃO ANGOLANO

    Seis anos depois, o PRIMEIRO DE AGOSTO - formação militar - conquistou, antecipadamente, o nono título nacional na principal prova do futebol angolano - GIRABOLA, mercê do empate (nulo) alcançado no planalto central (Huambo), frente ao FC Bravos do Maquis do Moxico.
    E agora para saber tudo o que aconteceu em Angola, desde a falta de comparência do Sporting de Cabinda (já despromovido) ao jogo no Lubango, à derrota do ASA (do português Bernardino Pedroto) que levou 3-1, fente ao Benfica de Luanda, leia a ANGOP
    AQUI