domingo, outubro 08, 2006

RÁDIO NACIONAL DE ANGOLA
ACOMPANHA PROGRESSO TÉCNICO
AUMENTA COBERTURA NACIONAL


Após um período indefinido imediatamente a seguir à independência de Angola, a Rádio Nacional de Angola enfrentou desafios singulares dada a expansão do território e, posteriormente, por ter sofrido reveses de destruição de instalações e património, em alguns dos seus Emissores Regionais. Uma devastação criminosa da autoria da UNITA cujos objectivos sempre foram os de destruir os bens (património) do povo que se apregoava defender. A reposição desses valores nem sempre foi possível. O País enfrentou revéses económicos elevados e havia outras prioridades a cumprir, que, na ocasião, o presidente da República José Eduardo dos Santos, aclarou com transparência. Ultrapassadas que foram esas dificuldades e com a nomeação de um homem do povo para Ministro da Comunicação Social em substituição de H. Val Neto - um dos recuperados da famigerada UPA-FNLA -, Manuel Rabelais, crescido dentro da Rádio Nacional pelos corredores evolutivos que o seu valor abriu às escâcaras, redactor, locutor, reporter e, como relator desportivo onde conquistou lugares cimeiros de competência ímpar, hoje acumulando funções, o desenvolvimento da RNA (e não só) creditou-se como uma razão própria de quem sabe o que está a fazer.
A notícia que a seguir transcrevo, com fonte na ANGOP, reflete a confirmação da minha afirmação. Carlos Pereira,

CENTROS DE PRODUÇÃO
EM CUBAL E GANDA

Os municípios do Cubal e da Ganda, em Benguela, têm desde sábado centros de produção da Rádio Nacional de Angola (RNA), no quadro da modernizaçao e extensão da estação emissora pública angolana. Os referidos centros vão permitir à produção e difusão local de matérias que poderão igualmente ser difundidos na cadeia provincial e nacional. A RNA possui em Benguela a Rádio provincial e ainda a Regional do Lobito. Sábado foi igualmente inaugurada no município do Caimbambo, a 116 quilómetros da cidade de Benguela, uma antena repetidora do sinal da Rádio Nacional de Angola em cerimónia assistida pelo ministro da Comunicação Social que hoje termina uma visita de trabalho de três dias à província. Benguela é assim a primeira província de Angola, além de Luanda, a ter cobertura global, do sinal da RNA mediante este sistema. Manuel Rabelais faz-se acompanhar, nesta missão, de uma delegação composta pelos directores nacionais do seu ministério e representantes das direcções gerais dos órgãos públicos de Comunicação Social, nomeadamente da Angop, Jornal de Angola, RNA e Televisão Pública de Angola. Esta é a segunda visita do governante à província de Benguela, onde já esteve em Dezembro de 2005.


ANGOLA TRIUNFA FRENTE AO QUÉNIA
E EM MACAU CONQUISTA PRESTÍGIO OLÍMPICO

Luanda, 08/10 - ANGOP - A vitória (3-1) dos "Palancas Negras" sobre a sua congénere do Quénia, neste domingo no Estádio da Cidadela, e a participação do país nos Primeiros jogos da Lusofonia, em Macau, onde a selecção olímpica apurou-se para a final do torneio de futebol, constituem destaque desportivo da semana finda.No seu regresso à "catedral" do futebol nacional, treze meses depois, os pupilos de Oliveira Gonçalves não tiveram dificuldades para ultrapassar o adversário, num desafio em que tiveram como apoiante especial o Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Sobre o olhar atento do mais alto mandatário da Nação, o conjunto angolano dominou, venceu e convenceu, levando ao delírio os adeptos que lotaram o primeiro "anel" do estádio, contrariamente ao adversário que por poucas vezes levou perigo à baliza de Lamá. Flávio, duas vezes, e Mateus Galiano, uma, foram os marcadores de serviço dos "Palancas", enquanto Boniface apontou o tento de honra dos quenianos. Com este resultado, Angola somou seis pontos e ocupa o primeiro lugar do grupo VI de apuramento ao CAN-2008, no Ghana. A Eritreia, cujo adversário da jornada é a Swazilândia, era até então a segunda classificada com três pontos, numa série em que quenianos e swazis ainda não pontuaram. Por sua vez, os olímpicos garantiram, neste domingo, passagem à final dos Primeiros Jogos da Lusofonia, que decorre desde sábado último em Macau, ao vencerem a selecção de Cabo Verde, por 2-1. Antes, os jovens "Palancas" haviam ganho a sua similar do Timor-Leste, por 5-0. A final do torneio de futebol vai opor, terça-feira, angolanos e portugueses. Na mesma prova, o conjunto nacional de basquetebol sénior masculino passeou classe ao derrotar, na jornada inaugural, os timorenses por expressivos 193-33 (160 pontos de diferença), facto que deixa bem claro a supremacia angolana. Em Macau está também a selecção de futsal. Outro facto de realce nos últimos sete dias foi a realização, sábado, dos jogos da primeira "mão" da Taça de Angola em Andebol no escalão sénior em ambos os sexos, na cidade do Lobito, província de Benguela. Na classe feminina, a equipa da "casa", o Electro do Lobito, empatou (25-25) com a sua similar do 1º de Agosto, enquanto a Escola de Oficiais, também do Lobito, perdeu para o Atlético Sport Aviação (ASA), por 23-35. Já no sector masculino, o 1º de Agosto venceu o misto de Benguela, por 33-20. Durante a semana procedeu-se ainda a abertura de época nas modalidades de voleibol e pesca desportiva, assim como arrancou o primeiro Campeonato Nacional de Futebol com Muletas. Neste desporto adaptado, a equipa "11 de Novembro" venceu a "14 de Abril" por 2-0, na partida inaugural ocorrida Complexo Olímpafrica, no município de Viana, em Luanda. Já os praticantes de pesca desportiva, num total de vinte equipas, vão lutar pelo troféu intitulado "inicio de época", organizado pelo Clube Naval da capital do país.