quinta-feira, janeiro 25, 2007

LOANDA - LUANDA
Ontem, hoje e amanhã!

Vista aérea da
FORTALEZA DE S. MIGUEL
já no tempo colonial
[Foto Luciano Andrade Terra Natal

PRIMEIRO TRUMUNU EM LUANDA
em terreno baldio
preparado pela CML

A EQUIPA DE FUTEBOL
da ABECL que defrontou
a dos FP

LOANDA ANTIGA
vista do litoral
pero da barra da baía

IMAGEM DA BAÍA
fixa a partir da
Fortaleza de S. Miguel


A cidade de Luanda onde eu nasci, festejou hoje a passagem de mais um aniversário, que tanto podem ser 431 como 429, dependendo de Paulo Dias de Novais ter desembarcado na Ilha do Cabo, em 1574 ou 1576. Isto no que respeita à História escrita por portugueses.
Antes de Diogo Cão explorar a costa de navegação angolana, outras lutas e objectivos estiveram em causa: Na
Lunda, no Zaire e no Kuangar foram encontrados instrumentos de pedra e outros, dos homens do Paleolítico. No Deserto do Namibe foram encontradas gravuras rupestres nas rochas. Trata-se das gravuras do Tchitundu-Hulo atribuídas aos antepassados dos khoisan.
Mas neste 2005, em pleno Século XXI, e neste momento, não é assim tão importante tirar conclusões definitivas. Mais ano menos ano, nada irá conseguir desviar a história que revela objectivos de colonização desumanos não só de portugueses como de holandeses, brasileiros e outros mais, na mira do negócio de escravos que foi obcecação nessa época de conquistas.
Por momentos apercebi-me de estar a entusiasmar-me demasiado nas pesquisas e a tentar elaborar um texto tanto quanto possível elucidativo de quanto de mais importante reveste um passado longínquo, que, tenho certeza ser desconhecido de maioria da juventude angolana que me lê. Coisas de minhas manias de ser. Contudo ainda preciso cumprir com o prometido ontem: O primeiro jogo de futebol realizado em Luanda, teve lugar em 13 de Julho de 1912. Precisamente no local onde hoje está erigido o Estádio dos Coqueiros, no sopre do morro da cidade alta. A modalidade foi introduzida por ingleses que ali estavam a trabalhar no cabo submarino e, posteriormente, enriquecida com a chegada dos colonos portugueses, induzidos pelo entusiasmo que já reinava em Lisboa com a actividade de clubes como o Cruz Negra, Benfica, Sporting ou CUF. E o primeiro trumuno (termo angolano que define jogo de futebol) foi disputado pelas equipas da ABECL (Associação Beneficente dos Empregados do Comércio de Luanda) e da FP (Funcionários Públicos).

RAINHA GINGA
[1624 - 1663]
Figura copiada do sítio livre
mnoticias.8m.com

Meus amigos, por hoje, chega. Um dia voltarei com este mesmo tema.
Fiquem com as imagens que consegui encontrar em alguns sítios livres, entre os quais o da Casa de Angola.
Posta de parte a ideia de escalpelizar e entrar na época da Rainha Ginga - a destemida mulher angolana que teve a coragem de reunir povos para combater a invasão colonial dos portugues -, Rei do Congo, Ekuiki, N’Gola Kiluange resta-me oferecer a quantos aqui estão comigo, algumas imagens singulares que retirei de alguns sites pesquisados na net. A qualidade original foi ligeiramente adulterada por mim para poder fazer um enquadramento homogéneo.
Oxalá tenham apreciado. [carlopereirangola@gmail.com]