segunda-feira, outubro 24, 2005

Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com

ASA é segundo e PETRO DE LUANDA é terceiro

[C.Pereira com Agência Lusa ] - Terminou o GIRABOLA 2005. Contariando grande percentagenm de prognósticos feitos no princípio da época, em que o ASA era o favorito para aureolar o emblema com o tetra campeonato, sob a batuta de Pedroto. Mas com o decorrer da prova máxima do futebol angolano - que meu saudoso amigo Rui Carvalho e eu batizámos de GIRABOLA -, a equipa nortenha deu o lamiré que estava ali para contrariar favoritos e sob a batuta do angolano Mário Calado. No entanto, neste domingo, o Sagrada Esperança, equipa da província diamantífera da Lunda Norte, conquistou, pela primeira vez, o GIRABOLA ao vencer o Petro de Luanda, por 1-0, na 26ª e última jornada.
Um golo solitário de Lebo Lebo, marcado aos 35 segundos de jogo, foi suficiente para o Sagrada Esperança conquistar o seu primeiro título nacional, num jogo emotivo disputado em casa frente ao Petro de Luanda, com quem lutava pela conquista do campeonato.
As duas equipas chegaram à última jornada empatadas na liderança, pelo que apenas a vitória assegurava o título, já que o ASA, estava apenas a um ponto.
O ASA venceu o Benfica de Luanda, por 2-1, mas o resultado foi insuficiente para assegurar o quarto título consecutivo, permitindo, no entanto, que a equipa da capital angolana tenha acesso às eliminatórias de entrada na próxima época na Taça dos Campeões Africanos.
No fundo da tabela, o Atlético do Namibe venceu por 2-0 o Sporting de Cabinda, assegurando a permanência no GIRABOLA'2006 enquanto o Petro do Huambo, apesar de ter batido por 1-0 o Primeiro de Maio, acabou por ser despromovido ao GIRABOLINHA.
As duas outras equipas que farão companhia aos do planalto do central são a Académica do Lobito e o Sporting do Bié, que se defrontaram nesta última jornada, com vantagem para o segundo por 3-2.
Resultados:

Inter de Luanda - Progresso do Sambizanga, 2-2
Benfica de Luanda - ASA, 1-2
Primeiro de Agosto - Desportivo da Huíla, 3-1
Primeiro de Maio - Petro do Huambo, 0-1
Atlético do Namibe - Sporting de Cabinda, 2-0
Sporting do Bié - Académica do Lobito, 3-2
Sagrada Esperança - Petro de Luanda, 1-0

Classificação final:

1º. Sagrada Esperança - 51 pontos
2º. ASA - 50
3º. Petro de Luanda - 48
4º. Primeiro de Agosto - 41
5º. Benfica de Luanda - 37

6º. Primeiro de Maio - 37
7º. Sporting de Cabinda - 33
8º. Inter de Luanda - 33
9º. Atlético do Namibe - 33
10º. Progresso do Sambizanga - 32
11º. Desportivo da Huíla - 31
12º. Petro do Huambo - 30
13º. Académica do Lobito - 25
14º. Sporting do Bié - 12