sábado, outubro 22, 2005

a carraça

O PIOR DA DOENÇA É A IMPESSOALIDADE, A QUE ELA NOS CONDUZ SEM NENHUMA ESPÉCIE DE VONTADE PRESERVADA - QUANTO À INTIMIDADE, DEVASSADA POR DENTRO E POR FORA NEM É BOM FALAR NISSO - O INDIVÍDUO SENTE-SE APENAS UM MANEQUIM DORIDO, QUE MÃOS ESTRANHAS OU FAMILIARES MANOBRAM COM DOÇURA DE UMA PACIÊNCIA EXAUSTA.
[ Miguel Torga - Diário - VIII ]


SEXTO EPISÓDIO

ESTA É UMA ESTÓRIA DE FICÇÃO QUE PODE CONTER CENAS EXPLÍCITAS, ASNEIRAS IMPENSÁVEIS, VÍRGULAS FORA DO SÍTIO, SINTAXES DISCUTÍVEIS, ONDE QUALQUER SEMELHANÇA COM NOMES, SIGLAS, INSTITUIÇÕES, FACTOS DA VIDA REAL É PURA COINCIDÊNCIA.
oooOOOooo

Sexta-feira, da mesma semana:

Só de pensar que, provavelmente, na segunda ou terça-feira terei alta médica... já assobio ao acordar e canto o "Chiquita Bacana" de baixo do chuveiro... Estou bem disposto, recordando o que ontem à tarde, na hora das visitas eu assiti aqui na enfermaria, mesmo a meu lado.
O LUÍS DO ALGARVE - A CARRAÇA
O Luís é um dos clientes habituais do HAS. Está aqui pela quinta vez e sempre pelo mesmo motivo: problemas na próstata. Irequieto. Ansioso. Nervoso miudinho. Ele não pode passar sem fumar... é fumador inveterado. E este maldito vício (falo com conhecimento de causa, fui fumador dos 7 anos de idade até aos 60) tem dado a volta à cabeça do esquelético Luís. Com duas próteses auditivos, uma em cada ouvido, continua a ouvir mal, mas, o que mais me espantou foi verificar que para atender o telemóvel, ele tira a prótese da esquerda e fala sem problemas... e com as ambas próteses, nem sempre ouve as pessoas. É preciso falar para ele e bem alto para se conseguir entabular e manter uma conversa, por isso é que a esposa dele e a filha, gritam p'ra caralho quando aqui vêm. E ontem, a cena foi de morrar a rir...
Imaginem Dona Ingrácia (nome impróprio de esposa mas eu inventei...) a chegar na hora da visita e topar o cheiro a tabaco quando se aproximou do marido... que xinganço, minha Nossa Senhora. Gritou para ele "seu malando andas a fumar... " e ele, gritando, também:
- Eu não fumei tás a imaginar, sua malandra... (kakakakaka)
- Não grites comigo, óviste?
- Grito pois claro, contigo e com a enfermeira sempre que for preciso...

A enfermeira entra na hora, e...
- O quê que você está a dizer...? Grita comigo... isso era bom!
- Pois claro que grito.
- Vá gritar lá com a sua mulher.
- Grito com minha mulher e grito com você.. porque não?
Aqui tudo ficou olhando uns para os outros... eu comecei rindo... e todo o mundo imitou.
O Luís, de seguida saiu da enfermaria e a mulher perseguiu o homenzinho que, só queria era esquivar-se para poder dar uma chupadas no cigarro... mas a mulher colou e nada havia a fazer. Uma carraça não é pior quando suga e cola. O Luís estava mesmo necessitado de dar uma puchadas mas ela não deu espaço. Ele tentou tudo para fugir, sem êxito. Coitado.
Quanto à enfermeira, gorducha e mal encarada, por vezes mesmo inconveniente, contarei algo que me revoltou mas que teve consolação, porque DEUS ESCREVE DIREITO POR LINHAS TORTAS. Podem crer. [ CONTINUA ]

E como estamos em fim-de-semana, formulo e endereço a todos vós os convencionais votos de BOM FIM- DE-SEMANA, desta vez con um convite: ENTREM NESSE SITE E APRECIEM A PEQUENA OBRA DE ARTE DE ANIMAÇÃO DE LUÍS CASTANON, sob o tema musical de QUEEN, intilulada originalmente como RAPSÓDIA BOÉMIA (Uma Noite na Ópera) que intitulou como RAPSÓDIA VEGETARIANA, produzida em memória de ADAM FULTON. Não perca: CLIQUE, ABRA O SOM DO SEU PC E DELICIE-SE. VALE A PENA OUVIR E APRECIAR.