quinta-feira, agosto 31, 2006

futebol | portugal

FC PORTO ARRANJA LATERAL DIREITO
à última hora: É F(A)UCIL


A F.C. Porto Futebol, SAD chegou esta quinta-feira a acordo com Jorge Fucile para representar os campeões nacionais em título na presente temporada. Fucile é internacional pelo Uruguai e pode ser a solução para o lado direito da defesa portista. Cedido por empréstimo pelo Liverpool de Montevideu, da principal divisão do futebol uruguaio.
Para ficar a saber tudo em pormenor e na fonte fidedigna
CLIQUE AQUI

EXPEDIÇÃO GLORIOSA
unindo Portugal a Angola
Após diversas expedições ao Norte de África, América Latina e Península Arábica, o GIMNOBRAGA e a JIPAVENTURA prepararam e conretizaram uma nova grande expedição, unindo Portugal a Angola, unindo Braga a Lusnda. Partiram dia 28 de Julho último e chegaram a Luanda no dia 24 de Agosto. A expedição percoreu os seguintes países: Marrocos (+ Sahara Ocidental), Mauritânia,
Mali , Burkina-Faso, Benin (Ghana e Togo), Nigéria, Camarões, Gabão, Congo, Rep. Democrática do Gongo e Angola.
Aqui, em Portugal, foi criado um blogue especialmente para apoiar e divulgar a façanha automobilística de gente diferente (caramba é preciso ter tomates... ) que acelerou entre fronteiras, sabe-se lá expostos a que riscos... Vale a pena saber mais sobre esta expedição e ver as magníficas fotos que lá estão inseridas como documentos de viagem que trazem saudades e nos oferecem reminiscências de épocas em que, no Baleizão, comíamos as célebres sandes de presunto com ginguba do Aparício (Tarike) e, claro, emborcávamos as famosas girafas da CUCA. Nada mais fácil:

Angola

JOGADORES ANGOLANOS QUE JOGAM NO ESTRANGEIRO
NÃO GOSTAM DE SER SUPLENTES
DOS "BARÕES" DO GIRABOLA


Sem que eu tenha abandonado a intenção de prosseguir a escrever sobre o tema Huambo, Cidade, Vida!, já iniciado e prometido anteriormente, hoje abordarei temas diferentes pois não quero deixar de servir do mesmo modo o interesse de muitos meus amigos e visitantesque sempre contam com os conteúdos ajustados a cada dia da semana, excepto, óbvio, às segundas e terças-feiras dias de minhas folgas que eu necessito cumprir para me restabelecer de todas as energias e combater a vida stressante a que estamos, todos nós expostos.
O futebol em Angola continua com o GIRABOLA a correr de uma forma um pouco inesperada: o Sagrada Esperança, campeão em título, embora não perca há duas jornadas, apenas subiram duas posições na classificativa, estão na 8.ª, mas vivem momentos de grande alegria com o bom andamento das obras do seu novo Estádio, no Dundo (região diamantífera na Lunda Norte) que terá lotação para cerca de 15 mil espectadores. No Girabola, após cumprida a 20.ªjornada, o PRIMEIRO DE AGOSTO é o comandante com 45 pontos, após vitória sobre o Progresso do Sambizanga (clube de onde veio o Mantorras, do Benfica de Portugal), faltando somente 11 pontos para recuperar po título perdido em 1999.Quanto aos últimos, a lanterna vermelha estás com o Prorgesso e com o Sporting de Cabinda.
O meu colega do Jornal de Angola, Teixeira Cândido, divulgou que o seleccionador angolano OLIVEIRA GONÇALVES, disse em conferência de imprensa, em Luanda, que os jogadores que actuam no estrangeiro não aceitam ser suplentes de colegas do Campeonato Nacional de Futebol, Girabola, afirmando que Edson, médio que joga em Portugal no Paços de Ferreira, é daqueles jogadores que não gosta de ser suplente: Edson não aceita defender e isso não nos agrada, por isso ficou de fora. Mas as portas não estão fechadas, se ele mudar de comportamento, sublinhou.

domingo, agosto 27, 2006

made in Portugal

FUTEBOL PORTUGUÊS
VERGONHA NO INÍICIO DA LIGA
Suspenso jogo BENFICA vs BELENENSES
LIGA DESRESPEITA a FIFA




Início atribulado no Campeonato Nacional de Portugal "BwinLiga". Vergonhoso para o País e para a justiça que impera. O "dossier Mateus" - jogador angolano que está no centro da confusão. Questão de secretaria levantada pelo Belenenses, devido à inscrição do jogador no campeonato da temporada passada. Legal ou ilegal eis a questão levantada com os Tribunais Civis à mistura por iniciativa do Gil Vicente, clube que contratou o jogador. Tudo para definir a descida de divisão entre o Belenenses e Gil Vicente. Estória longa que se arrasta há meses e que em vésperas do campeonato principiar com decisão apurada para ser o Belenenses a permancer na BwinLiga. O presidente do Gil Vicente não concordou com a decisão do orgão desportivo legal que rege o futebol português e recorreu ao Tribunal Civil, o que é impedido pelas Leis vigentes em Portugal, como em qualquer outro país regido pela FIFA. O Gil Vicente rompendo com essa ética entregou providência cautelar no Tribunal Administrativo de Lisboa contestando da decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, mesmo sob a ameaça da FIFA. Este tribunal deu razão ao Gil Vicente e arredou da competição o Belenenses. A Liga de Futebol Profissional, presidida pelo major Valentim Loureiro, acatou esta ordem de um tribunal que nada tem a ver com o futebol - contrariando regulamentos da FIFA -, e mandou suspender o jogo BENFICA - BELENSENSES do calendário oficial, aprovado dias antes. Esta interferência no futebol gerou graves problemas cujas consequências são imprevisíveis [o Benfica já reagiu e difundiu no seu site um comunicado que poder ser lido, clicando AQUI . Esperemos que a FIFA não se manifeste, o que trará ao futebol português severas penalizações... selecção inclusivé.
Entretanto o campeonato ficou coxo. Os restantes jogos do calendário da primeira jornada realizaram-se desde Sexta-feira, dia em que o FC PORTO, campeão em título, recebeu no Estádio do Dragão o União de Leiria e venceu por 2-1. A jornada prosseguiu ontem e hoje e termina amanhã. Com o jornal O JOGO oferecemos-lhe toda a informação sobre a prova:

HUAMBO: CIDADE, VIDA! (III)

ABANDONO E REGRESSO
AO PLANALTO CENTRAL (I)

[1974 - 1975]



Edifício do Rádio Clube do Huambo, onde eu trabalhei após a independência e se denominou Emissora Regional da Rádio Nacional de Angola - Trincheira firme da Revolução em África. A UNITA destruiu completamente este maravilhoso e valioso imóvel após a minha saída definitiva para Luanda. De certo modo era um alvo... aceita-se numa guerra civil.

oooOOOooo


A cidade do Huambo* (Nova Lisboa) após o 25 de Abril, seria a capital de Angola se a UNITA (com o apoio dos EUA, da África do Sul e de Portugal) derrotasse o MPLA. Estando no meio desse conflito imediato e, ainda, com a presença das forças armadas portuguesas, enfrentei situações muito complicadas, correndo riscos todos os dias por me encontrar sob a mira da UNITA. Seria normal que eu fizesse o jogo de interesses de Jonas Savimbi, visto residir no HUAMBO, onde a maioria dos umbundus (e dos portugueses eram fidelizados à UNITA), mas, eu não alinhava nisso porque. Felizmente, cedo me apercebi de quem era Jonas Savimbi, graças ao meu amigo Filipe. Ele sabia umbundo e alertou-me para o facto de o líder unitista dizer uma coisa em português (os portugueses eram maninhos...) e outra em umbundo(os portugueses eram colonialistas e tinham de ser instigados a sair de Angola).
Na efervescência da luta étnica (umbundus e kimbundus) e política, o termo balcanização sintetizava a ambição de Savimbi em dividir Angola pelas fronteiras de Benguela e do Kwanza-Sul. Nem pensar... Os acordos de Alvor (Janeiro de 1975) não preconizavam divisões e o MLPA (minha opção política) tinha como lema: ANGOLA DE CABINDA AO CUNENE. E a minha função como correspondente-delegado da Emissora Oficial de Angola dava-me autonomia e responsabilizava-me por quanto noticiava ou comentava pelas antenas nacional e internacional de Luanda. E nunca fui molestado, nem pela Direcção Nacional da Emissora, ainda sob controlo português, nem pelo Governo em exercício.

Paralelamente, aceitei colaborar com o DIP (Departamento de Informação e Propaganda) do MPLA, ao lado de homens de carácter (J. Fernandes, Albano Machado, Joaquim Kapango e alguns outros). Assim foi por meu intermédio que o programa ANGOLA COMBATENTE passou a ser transmitido pelo Rádio Clube do Huambo, onde assinei um contrato de publicidade, exigido pelo Alexandre Caratão, na ocasião Chefe de Produção. Aliás, nas antenas (que mais tarde eu assumi a responsabilidade...) deste Rádio Clube e com a autorização desse meu amigo, eu fui citado por um grupo de portugueses como persona non grata facto para o qual fui alertado da armadilha que me preparavam, por um dos portugueses que não alinhou (Fernando Silva, do Poço da Morte) e que visava a minha eliminação pura e simples. Foi o Filipe que, numa manhã de chuva torrencial daqueles dias em que o griso nos obrigava a preguiçar na cama -, me telefonou de Benguela a elucidar para me acautelar e a oferecer-se para ir buscar a minha família e alojá-la em Benguela e, me sugeria que permanecesse em casa até que o Fernando Silva me procurasse.
Assim o fiz. E, de imediato, ele se ofereceu para alojar a minha mulher e filhas em casa dele, enquanto o meu falecido cunhado Júlio Faceira, precavido de todas as cautelas e disfarces me levou para um apartamento alugado por ele, frente ao liceu.
Neste conturbado período, muitos outros acontecimentos ficaram retidos na minha mente, os quais, relatarei aqueles que tenham afinidades com a minha relação com o Filipe, a razão de ser destes posts em que falo tanto da revolução que eu, com a UNITA a morder-me os calcanhares, acompanhei na cidade do Huambo. De onde tive de retirar... para, em Janeiro de 1976 regressar e me sentar na cadeira onde, naquele dia em que assinei contrato no Rádio Clube do Huambo, estava o Alexandre Caratão (apoiante de Jonas Savimbi) e ali ficar durante 12 anos à frenteda Emissora Regional da Rádio Nacional de Angola.
Até amanhã.
Huambo* - Tem de área 34.270 km2 e sua população aproximada é de 2 milhões de habitantes de etnia predominantemente umbundo. A sua capital é a cidade de HUAMBO. É limitada pelas províncias de Kuanza Sul, Bié, Huíla e Benguela.


sexta-feira, agosto 25, 2006

HUAMBO, CIDADE, VIDA!

ANTES E DEPOIS
DO 24 DE ABRIL

É em momentos de tristeza que se encontra a verdadeira força interior que comanda nossos actos, espontâneos e sinceros. Aqueles outros, os que nos permitem meios de os evitar, são o pão-nosso-de-cada dia. Deixemo-los para as conversas de café.
É isto que eu enfrento neste momento em que pretendo evocar as recordações de uma época marcante, por mim vivida no Huambo (Nova Lisboa), particularmente num espaço de tempo em que conheci e trabalhei com o António Filipe, falecido esta semana num acidente de viação, em Benguela: 1974. O 25 de Abril, só foi confirmado em Angola, alguns dias depois, embora me tivésse apercebido da revolução, em Portugal, através de familiares que viviam o momento lisboeta. Na ocasião desempenhava funções na Emissora Oficial de Angola (EOA) como delegado em Nova Lisboa (Huambo), e no jornal O PLANALTO, como editor. Nessa ocasião o Filipe era técnico no Rádio Clube de Benguela. A efervescência revolucionária gerou euforias em Angola, dando lugar a sonhos de ambição de poder na perspectiva de uma Angola independente. Mas isto são outras estórias que um dia penso aqui contar...
Sem ambições mas recheado de felicidade pela visão de uma Angola independente - desejada desde longos anos mantive-me nas minhas funções e desde logo prevendo o que era lógico como futuro numa rádio sem censuras, estabeleci contactos com Luanda, para não ser apanhado por nenhuma surpresa.
Foi um ano cheio de situações jamais adivinhadas. Governos de transição. Traições. Promessas vãs. Ameças. Glória. Tentativas de subornos e até ameaças de morte eu suportei. Não alinhado à UNITA numa região preponderante e facultativa a Jonas Savimbi, era de esperar que iria sofrer pressões dada a minha isenção, uma vez interpretadacomo partidário do MPLA, a partir do dia em que me neguei a fazer uma entrevista a Nzau Puna (um dos históricos das Forças Armadas da Unita FALA) no decorrer de uma conferência de imprensa em que a UNITA simulava a apresentação de armas de fabrico soviético. A notícia foi dada com a verdade dos acontecimentos sem os pormenores que a UNITA pretendia. Claro... a sentença foi dada e só não foi cumprida porque a tempo e horas, com a ajuda de meu amigo Fernando Silva (Poço da Morte) e de meus cunhados Faceira Torres e JoséTirso, consegui juntamente com minha mulher e filhas refugiar-me em Luanda. Aconteceu um vioo milagroso da TAP que aproveite.
Foi já em Luanda que conheci o Filipe. Um jovem alto (1m80), cabelos aloirados e de olhos azuis sempre sorridente de voz timbrada acima dos 15 decibéis, falando de técnica como eu falava de futebol. Até Novembro de 1975, conversei e aproveitei para planificar o trabalho imediato a fazer na Emissora Regional da Rádio Nacional de Angola (ERH) uma vez ter sido indigitado para assumir a direcção da Emissora. O Filipe, que iria continuar em Benguela (onde os conflitos não afectavam a Rádio), mas, de acordo com o Director Técnico da Rádio Nacional (RNA) Saraiva, iria ao Huambo cumprir um período que permitisse superar algumas situações criadas por pessoas ligadas ao Rádio Clube do Huambo que na hora da retirada haviam sabotado.

Apesar deste post ser motivado pela morte do meu amigo Filipe, a cronologia dos factos que me colocaram esse saudoso amigo a meu lado, absorvem-me acontecimentos paralelos da revolução angolana, que eu aproveito para referir e historiar. Serão longos os textos... é certo, mas penso que poderão, ainda, ter alguma utilidade para além de me permitirem descarregar a minha super lotada camioneta.

Continuarei amanhã. Até lá.


Trabalhei no Rádio Clube de Benguela (1949) neste mesmo edificio que a imagem (2001) mostra, jácomo Emissora Regional. Ali gatinhei como relator desportivo, aprendendo com o Fernando Amaral e o Zeca Santos. Ali passei belos momentos de caradagem com os colegas e amigos e não esqueço o Camonino (Luís Camões) fotógrafo e o Miau, do Portugal de Benguela. Momentos felizes que um dia aqui contarei.


A "NOVA YORK" estabelcimento destacado pela sua enorme gama de produtos, era visitado pelas senhoras chiques da cidade de Nova Lisboa e de muitas outras de cidades de Angola que ali se deslocavam para fazer suas compras e consultar Madame Roseiló, da Stendhal. A UNITA, na enfeitiçada raiva e descontrolo militar, optava por alvos neutros, com lançamentos de obuses de longa distância pois não se atrevia e enfrentar militarmente as FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola) do Governo Angolano. Esta foto, prova a afronta feita ao povo e a preferência de destruir pelo prazer de destruir.

HUAMBO - CIDADE, VIDA!


De repente e nos momentos em que eu costumo meditar antes de começar a escrever, lembrei-me que faltei a uma das principais promessas que fiz quando comecei a blogar na blogosfera e criei o meu primeiro blog, em 1998: o ESTÓRIAS P'RA CONTAR, então na Globo (Brasil). Prometei que minha ideia era contar episódios vários de minha vida em todas as vertentes, nunca abdicando de exercer, com actualidade a minha profissão de jornalista. E assim fiz até que ao fim de ano e meio todo o conteúdo do meu blog foi eliminado, sem mais nem aquelas. Fiquei desesperado porque me haviam roubado uma riqueza pessoal com muitos dados históricos, relevantes e sobre os períodos conturbados vividos entre 1960 e 1988, em Angola, minha terra Natal. Perdi tudo porque me solidarizei com os meus colegas brasileiros quando o presidente Lula os chamou de cobardes, naquela hora da discussão de implantação de uma "censura camuflada" - para combater algo que estava sub-repticiamente incorrecto.
Aconteceu. Está morto, já na vive mais na blogosfera esse conteúdo, essa relíquia que eu, estupidamente, não salvei... e, que me desanimou na continuidade de minhas ideias.
No entanto, mais tarde, deixei a blogger e fui para a Weblogger-Terra e lá estou, com o meu ESTÓRIAS P'RA CONTAR mas menos cumpridor com as promessas, mas procurando sempre defender meus preconceitos deontológicos. Amadurecido pela perda e receando que me possa voltar a acontecer o mesmo, arranjei um clone: MEUS ESCAPES onde publico o mesmo conteúdo em paralelo, embora por vezes com alguns filtros: Em ambos somei até hoje mais de 50.000 visitas. Uma certeza que me obriga a ser respeitador para com aqueles que me lêem. E aqui estou, hoje, para de novo voltar aos episódios de minha vida. Não por me ter ocorrido algo de especial, mas porque, uma mensagem simples, fria como uma rajada de vento de Inverno, me feriu muito pela perda de um Amigo, Amigo daqueles que estão ao nosso lado em todas as situações.
FALECEU ANTÓNIO FILIPE, ENGº. TÉCNICO DA RÁDIO REGIONAL DE BENGUELA. ACIDENTE DE VIAÇÃO. R.C. Estas notícias, sempre inesperadas, deixam marcas. Rui Castro, um dos amigos de vanguarda revolucionária no Planalto Central (Huambo), não permitiu que eu ficasse sem saber que o Filipe nos tinha deixado de vez. E fez bem em me lembrar que o Filipe existiu na minha vida como um dos aliados na luta que eu travei no Huambo, logo após a independência, para manter, sem uma única falha, as emissões da Rádio Nacional naquela Província " Trincheira firme da revolução em África".
Tenho muito para recordar e aqui deixar como documento que poderá aproveitar para historiar a RADIO NACIONAL DE ANGOLA, desde 1975, como um meio de comunicação social livre do controlo severo da colonização portuguesa.

Está muito longa esta introdução. Pesada de mais para blog... por isso, apenas coloco... e, amanhã, continuarei.

quinta-feira, agosto 24, 2006


GIRAMUNDO

Há dias que nos arrastam para fora da vida com uma força tal, que nos sentimos fora de tudo e nos quedamos executando nossas tarefas como autómatos e sem nos apercebermos do que fazemos... e gizando pensamentos estranhos, jamais ocorridos em nossa mente. Que venha o primeiro dizer-me que nunca "tal me aconteceu". São dias que nos tiram o apetite... nos distanciam das coisas belas... nos afastam dos nossos amores... enfim, nos retiram toda a alegria de viver e nos sentimos moribundos.
Dentro de mim apenas o zum-zum nos ouvidos, o eco do ritmo grave das rotações da Terra plena de acontecimentos estranhos que nos obrigam a meditar, como, por exemplo nos virem dizer que a Lua também pode ser um planeta; de alegrias, como fiquei ao saber que ANGOLA, com a sua equipa de basquetebol, está a disputar o Mundial no Japão e após três vitórias e uma derrota, ficou qualificada para seguir aos oitavos-de-final... e tantas e tantas outras vertentes de alegria, surpresas e tristeza me rodearam neste fim-de-semana. Cenas que se repetem incessantemente.
Uma dose suficiente de recordações idas e vindas onde me reencontrei com aquele lindo poema de CHICO BUARQUE DE HOLANDA (1968), do seu album de sucesso dessa época, RODA MUNDO ... começava assim, depois de belos acordes de violão:

Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu
A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mais eis que chega a roda-viva
E carrega o destino pra lá
Roda mundo, roda-gigante
Roda-moinho, roda pião

E terminava assim:
Faz força pro tempo parar
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega a saudade pra lá
Roda mundo, roda-gigante
Roda-moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração

Até amanhã, que espero seja um BOM DIA PARA TODOS NÓS.


domingo, agosto 20, 2006

PAUSA DELICIOSA


Enquanto percorro os tópicos do post que ainda penso editar hoje, convido meus visitantes a escutarem em silêncio esta maravilhosa canção de ERIC CLAPTON : NOITE MARAVILHOSA
Feche os olhos, levante o volume do som, recoste-se e sonhe... procure o outro lado invisível e aceite os convites da mente. Seja você... e siga em frente. Até logo!

sábado, agosto 19, 2006

RECORDAR

Desfolhando a HISTÓRIA:


PORQUE O MUNDO ODEIA
OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA


Numa época em que todos os dias morre gente do povo em vários pontos do Globo, em que as causas nem sempre são a doença ou o subdesenvolvimentos, mas sim as guerras alimentadas por interesses do capitalismo mundial, onde os estados Unidos da América ocupam o topo de pirâmide, é oportunoi relembrar certas verdades que comprovam porque razão o presidente GEORGE BUSH É ODIADO e o povo americano sofre e forma mais acentuada desde 11 de Setembro. Foi em finais de 2002 que o Mundo tomou conhecimento da carta que ROBERT BOWAN escreveu ao presidente Bush cujo texto foi divulgado profusamente na época e que hoje eu entendi repescara e repassar para aqueles que se esqueceram ou nunca a leram.

Robert Bowan (na foto à esquerda) Tenente-Coronel reformado das Forças Armadas dos Estados Unidos da América e ex-combatente no Vietnã, voou em 101 missões de combate naquele país. Actualmente é bispo da United Catholic Church, em Melbourne Beach, na Flórida.

INTRODUÇÃO ASSINADA POR EURICO MENDES

Não presumo compreender todos os EUA. Precisaria ir de uma ponta a outra deste país continental e ouvir toda a sua gente, pois uma imensa distância separa o americano de Massachusetts do americano da Louisiana ou da Flórida,por exemplo. Contudo, em toda a parte é o mesmo povo trabalhador e que consegue, geralmente, o que quer porque se empenha e não desiste à primeira dificuldade. Mas o povo americano está longe de ser perfeito e uma das suas dificuldades é achar que a causa de todos os seus males internos está em acções tomadas por outros países. O 11 de Setembro acabou com o estado de graça em que o país tinha vivido e os americanos sentiram-se odiados sem que muitos soubessem sequer porquê. Daí a importância de uma carta aberta intitulada "Porque é que o mundo odeiaos EUA"?, que um bispo da Flórida, monsenhor Robert Bowan, enviou no final de 2002 ao Presidente George W. Bush:

Eis os dois primeiros parágrafos:


"Senhor Presidente:
Conte a verdade ao povo, Sr. Presidente, sobre o terrorismo. Se os mitos a respeito do terrorismo não forem destruídos, então a ameaça continuará até destruir-nos completamente.
A verdade é que nenhuma das nossas milhares de armas nucleares podem nos proteger dessa ameaça. Nem o sistema "guerra nas estrelas" não importa quanto tecnicamente avançadas sejam, nem quantos trilhões de dólares tenham sido gastados com ele poderá proteger-nos de uma arma nuclear trazida num barco, avião ou automóvel alugado. Nem sequer nenhuma aram de nosso vasto arsenal, nem sequer um centavo dos
duzentos e setenta bilhões de dólares despendidos por ano no chamado "sistema de defesa" pode evitar uma bomba terrorista; isso é um fato militar.

E aqui tem a tradução completa. Clique no logo:





Deixe um comentário e manifeste a sua opinião com sinceridade.

sexta-feira, agosto 18, 2006

mundilândia

Estou acomodado de tal forma na minha poltrona de trabalho na redacção que, confesso, a perguicite encontrou aliados muito fortes a contribuir para, hoje, não esfolar o desgastanço da minha desgraçada massa cinzenta. Não entenderam nada? Nem é para entender - Explico:
Percorrendo de relance os titulos de jornais - todos eles de interesses diversos, desde os de entretenimento, desporto e política até ao cultural -, resolvi escolher todos para evitar ter de seleccionar apenas um, escalpelizar e comentar. Estou com preguicite aguda, depois de ter emborcado uma Super Abadia. Assim, a síntese que aqui fica dar-vos-á uma ideia do Mundo onde estamos inseridos:

O governo português recusou colaborar com Bruxelas no dossier dos aviões da Cia que escalaram os Açores. O Executivo "é responsável perante a Assembleia da República e não perante o Parlamento Europeu", asegurou fonte governamental portuguesa. O primeiro-ministro José Sócrates rejeita a intromissão exterior na investigação às actividades ilegais da CIA em espaço europeu, incluindo Portugal. Ao contrário do que sucede com Madrir, Lisboa prepara-se para negar colaboração aos eurodeputados.
Claro: "Se assim for, Portugal ficará inserido num leque dos países que se recusam a colaborar no inquérito, o que indiciaria que tinha alguma coisa a esconder" [CARLOS COELHO]. A CONTRADIÇÃO -->

Um miúdo britânico de 12 anos pôs a nu as deficiências da segurança no aeroporto londrino de Gatwick, ao conseguir embarcar segunda-feira num voo para Lisboa sem ter bilhete, cartão de embarque ou qualquer documento de identificação.

---- confira aqui ---->


Confrontos entre Israel e o Hezbollah mataram 45 civis esta madrugada no sul do Líbano, avançam autoridades libanesas, citadas pela France Press.
E tudo se agrava perante a pacividade agressiva de Israel em território estrangeiro e a Síria já deu alertas que podem ser entendidos como aviso prévio quanto respeita a zonas sírias ocupadas por Israel. ÀS 23H30 (GMT) AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS --->



DUNGA falou para explicar as razões das convocações de Ronaldinho e Kaká. O BRASIL no teste europeu contra a Noruega [1X1] uma equipa que pressiona e que seus atletas são de uma complexão física que nada a ver com a de Ronaldinho Kaká e tantos outros - para cima de 1,80. Os pormenores aqui - com a devida vénia na GLOBO ONLINE --->

quarta-feira, agosto 16, 2006

efeméride

QUE DIA É HOJE?
Há coisas na vida de cada um de nós que não se repetem, nem com o maior dos feitiços do maior mago do Mundo. Não há mesmo qualquer hipótese de reprise. Cada um de nós pode pensar que não é bem assim, mas se pensar maduramente, pelo menos - entre outras? -, uma é irrepetível: o dia em que nascemos. Verdade ou mentira? Eu acho que verdade. Ainda que possamos tentar fugir à vida que não vemos mas sentimos a rondar nossa existência, a realidade é essa mesmo: ninguém consegue repetir o parto de sua própria Mãe.

E fica-se até à ressureição. Conceito diferente de morrer e nascer de novo. Não vou por aí. Pelo menos hoje. Estou aqui porque a parteira deve ter simpatizado com o meu choramingar e, em vez de me torcer o pescoço, deu-me uma valente palmada no rabo que me fez berrar de tal modo, que o mundo ao redor do quarto onde minha me pariu se assustou sem saber que tinha nascido mais um "gajo" para, anos volvidos, ter a mania de escrever em blogues.
Mas olhem, é uma mania como qualquer outra. Esta, no entanto, é mesmo um escape. Eu não consigo passar sem este predicado jornalístico que abracei há mais de 50 anos. E gosto. Agora, se os meus visitantes gostam ou não... é uma questrão de cada um de vocês o manifestarem, comentando ou enviando-me um e-mail. Hoje, ultrapassei as 30.000 visitas no ESTÓRIAS P'RA CONTAR e as 20.000 no MEUS ESCAPES
Todo este bla-bla-bla veio a propósito de uma mensagem que eu recebi e me fez lembra que dia é hoje...
... Hoje é um dia especial! Comece a sorrir mais cedo. Pense em coisas boas. Alimente seus sonhos. Escute uma música legal e dance, mesmo que sozinho. Valorize as pessoas próximas a você. Perca o controle. Grite. Espalhe alegria. Lembre-se que você é um privilegiado. Nem todos têm as mesmas oportunidades. Agradeça. As coisas mais importantes são aquelas que você não pode ver. Que tal começar hoje aquela mudança em sua vida que você vem adiando? Não espere para ser feliz. Não adianta tentar fugir de seus problemas. Ninguém consegue. Esqueça deles por um dia. Depois aprenda o que tiver que aprender e os enfrente. Não se deixe abater. Acredite. Tenha energia. O mundo começará a mudar quando você mudar. Viver vale a pena. Lá no fundo, desejamos a você mais um ano com muita saúde, paz e amor. Sinceros parabéns. Feliz aniversário.

sociedade

ESTUDANTE PORTUGUÊS
ASSASSINADO EM COPACABANA



Dois dias de folga. colocam-me perante o trabalho e perante os meus blogues, o mesmo é dizer: estou com o desporto, com os colegas sempre a reforçar uma excelente camaradagem, com a luta pela conquista de uma notícia em primeira mão e, também, roubando um pouco de tempo ao período de descanso, estou com os meus visitantes. Pensando no tema de abordagem para hoje, fiquei hesitante perante tanto assunto. Pensei, revoltado no miudo que foi assassinado no Brasil. Ponderei, porque não alinho em especulações pela desgraça dos meus semelhantes. Acabei, no entanto, por fazer um trabalho minucioso como alerta não só para os turistas portugueses, como, também, para os brasileiros e demais frequentadores daquela zona turística, das mais procuradas do Mundo. E, ao mesmo tempo, ajudar à divulgação de medidas imediatas tomadas pelo governo brasileiro no que concerne à segurança naquela arena onde os assaltos são frequentes. Para isso, mais adiante coloquei um link que liga à Globo Online, onde tudo o mais está explicado. Clique lá...
O jovem luso André, de 19 anos, estudante excelente, estava na praia de Copacabana (Rio de Janeiro) com seus pais, gozando o último dia de férias.
Repassando do GLOBO ONLINE (clique e saiba mais) publico a foto do André, retirada do passaporte, pela reportagem do GLOBO.
Eram oito e poucos da manhã. A família estava toda junta no areal. A mãe deciudiu ir dar um mergulho e o pai aproveitou para ir dar uma volta pela praia. Ficou o André, sentado. A seu lado um jovem de 23 anos estava deitado e, de repente, levanta-se e tenta puxar pela mochila de André. André resiste e o bandido, sem mais nem aquelas, puxa de uma faca e espeta-a no André, atinjindo zona pulmonar. André vira-se mas sem forças e esvaindo-se em sangue... sofre hemorragia interna e tem morte instantânea... perante o olhar tresloucado de sua Mãe que observa tudo de longe, impotente, e de alguns veraneantes que nada poderam evitar.

O bandido, Claudicir Bezerra, de 23 anos (na foto) é drogado viciado por cocaína, foi detido, momentos depois por um agente do 19ª Batalhão Militar e encaminhado para a Delegacia onde foi interrogado. O jovem André Bordalo, de 19 anos, estava a estudar engenharia aeroespacial, e tinha transitado de ano com 18 valores. O seu corpo chegou esta tarde a Lisboa.


domingo, agosto 13, 2006

MUNDO - Médio Oriente

FIM DE SEMANA DE CONFLITOS

Meu fim-de-semana não é, desta vez, dos melhores... nem dos piores. É simplesmente conflituoso: estou de nervos em franja. Não me acontecia há um ror de tempo, o que prova não estar imunizado. Mas... felizmente há sempre um mas e logo a pachorra para fazer algo com a dose de isenção habitual, aparece e a mioleira desata a percorrer o labirinto onde se encontra a motivação para escrever, levando a melhor sobre a mandriice. Consumada a contra-revolução, a guerrilha urbana desata aos tiros e os alvos são atingidos com uma precisão absoluta. O Mundo Cão em que estamos inseridos. A maldade das pessoas, o servilismo, o obscurantismo que abrange jornalistas e pseudo-jornalistas que se identificam, facilmente, quando omitem, propositadamente,o complemento que a isenção impõe. Não é difícil identificar esse tipo de profissionalismo na comunicação social, não apenas em Portugal mas, também, em todo o resto do mundo a que me referi antes, no início deste parágrafo.
Nesta actualidade mundana, pensem só na hipocrisia dos governos americano e britânico perante o conflito desencadeado pelos israelitas com o aval americano e britânico -, para combater uma organização tida como terrorista, o Hezbollah.
Pior, o Conselho e Segurança das Nações (Des) Unidas, precisou quase de mais de um mês para tomar a decisão (cessar fogo) e de enviar força de intervenção para o Sul do Líbano e, agora, essa força será enviada daqui por sete a dez dias.... Exactamente o tempo mais do que suficiente para Israel alargar as operações agressivas e continuar a cometer crimes perpetrados há muito, tendo como justificação a recuperação de dois soldados seus que o Hezbollah raptou e mantém em seu poder. Alguém duvida de que Israel, se quisesse, em menos de uma semana conseguiria libertar os seus saldados? Tudo muito bem pensado para, aparentemente, agradar a gregos e troianos: O governo do Líbano considerou que a resolução da ONU mostra que o mundo inteiro esteve ao lado do Líbano. Israel, mais uma vez defendido e com tudo às escancaras. Só não vê quem não quer ver: Israel tem o direito de responder a ataques do Hezbollah pois a resolução da ONU apenas proíbe a Israel acções ofensivas; não defensivas. Resolução usurpadora de direitos... quando permite que Israel dentro das fronteiras do Líbano portanto em nítida acção ofensiva -, tenha direito a defender-se... e o povo libanês, dentro do seu país, não tem o direito a se defender, atacando quem invadiu e massacra indiscriminadamente o seu povo. De bradar aos céus.
Despertou-me atenção este ponto de vista de Jorge Almeida Fernandes, no Público de hoje:
Israel perde, mas pode ainda atingir os seus objectivos. O Hezbollah ganhou, mas perde a sua margem de manobra. O Governo libanês sai inesperadamente reforçado. Teerão demonstrou a sua capacidade de desestabilização. Os Estados Unidos são o grande ausente da diplomacia no Médio Oriente.
Mas, todo o mundo sabe que foram os Estados Unidos que instigaram Israel a fazer esta guerra para destruir o Hazbollah no âmbito da sua guerra ao terrorismo, embora diplomaticamente tenha sido ultrapassado pela França.
Lembro-me eu do que aconteceu em 1978, aquando da ocupação do Líbano por Israel, altura em que a resolução do CS 425 de 19-03-1978, aprovada CINCO DIAS após a invasão, que determinava a retirada das forças israelitas de todo o território libanês. Israel como resposta, reforçou a invasão em 1982 e chegou a cercar a capital (Beirute) e levou 22 ANOS A PROCEDER Á EVACUAÇÃO EXIGIDA, sem deixar a área conhecida como Shebaa Farms, onde o actual conflito começou.
O pior de tudo isto estará para vir... e os sinais do tempo são por demais evidentes: o Hezbollah não está sozinho e os apoios manifestam-se nos bastidores de uma vasta área onde há milhões de efectivos que lutam com as armas que têm, um arsenal imprevisível onde há um pouco de tudo... desde as bombas líquidas às nucleares.
Razão têm aqueles que apelam, em vão, a uma negociação directa de Washington com Teerão, antes que o pior aconteça.
Que ninguém espere o melhor. Esteja onde estiver.
Carlos Pereira.

sábado, agosto 12, 2006


MISS FRANCE
melhor que Zidane



Quando as regras são incompatíveis com os objectivos... entram em acção todos ou outros recursos... Assim aprendeu MISS FRANCE... no desfile de MISS MUNDO...

sexta-feira, agosto 11, 2006


A SAD DO FC PORTO
DESMENTE ESPECULAÇÕES

A contratação do Professor JESUALDO FERREIRA para treinador do FC PORTO, noticiada em todos os jornais de Lisboa e também em inúmeros sites e blogues - entre os quais os meus -, foi desmentida pela SAD do clube do Porto. LEIA AQUI

O IMPOSSÍVEL ACONTECE...



No reino animal os elefantes ocupam um lugar próprio, bom e muito grande. Talvez seja a sua tromba ou as suas orelhas de abanicos de tamanho monstruoso que nos encanta. Realmente basta ver as crianças admirarem estas magníficas criações da natureza e ficamos a saber que no elefante tudo é fascinante. Nada mais emocionante do que ver um destes gigantes chupar da palma da mão de uma menina assombrada um torrão de açúcar.
Assim como muito mais... que me fazem recordar minha meninice. Depois de eu ter cumprido o primeiro ciclo de vida, isto é, após ter visto ao vivo um elefante, e, mais tarde, quando mais homenzinho preocupado com as coisas que Deus nos deu, reconhecia a utilidade desses monstros que impõem respeito só com o tamanho da tromba, vendo-os a pousar a pata no peito do domador, a fazer equilíbrios em cima de uma bola ou a cumprir ordens do miúdo Sabú - guia indiano nas caravanas de Bagdad -, admiti que esses paquidermes fossem capazes de fazer tudo..., mas, sinceramente, que um elefante tivesse sentimentos e tendências "gay" é que nunca me passou pela cabeça .... e se calhar, nem pela vossa cabeça alguma vez passou que um elefante se atrevesse a
meter o NARIZ onde não era chamado... É DEMAIS...

quinta-feira, agosto 10, 2006

JESUALDO FERREIRA
sucessor de CO ADRIAANSE
no F. C. PORTO?

Jesualdo Ferreira será o substituto de Co Adriaanse no comando técnico do FC Porto, tendo João Pinto como adjunto. A notícia foi divulgada sem reservas pela Rádio Renascença. Jesualdo, que na época transacta fez excelente trabalho no Sporting de Braga, vinculou-se recentemente ao Boavista. Entretanto, a equipa do Norte de Portugal, jogou esta tarde em Inglaterra, sob orientação do treinador Rui Barros, onde defrontou o PORTSMOUTH, e alcançou uma vitória por 1-2, num jogo muito disputado no qual os portistas foram a equipa que mais rematou [17-3), o que demonstra claramente a facilidade com que chegiu à grande área adversária, sem contudo, conseguir marcar o que demonstra, mais uma vez, que falta um homem-golo... ou, treinar muito para afinar a pontaria dos franco-atiradores. Rui Barros, manteve o esquema de Co e escolheu para iniciar o onze seguinte: Helton; Pepe, Pedro Emanuel e Bosingwa; Chec, Paulo Assunção e Ibson; Anderson[o melhor em campo], Vieirinha, Alan e Lisandro [autor do golo | o segundo foi autogolo].

OBIKWELU
NO PÓDIO DE OURO



O atleta nigeriano Francis Obikwelu - naturalizado português, mas a treinar em Espanha -, conquistou a medalha de ouro nos 200 metros nos Europeus de Gotemburgo, estabelecendo novo recorde luso e a melhor marca europeia do ano. Obikwelu não deu qualquer hipótese à concorrência, «voando» para o primeiro lugar com o tempo de 20,01 segundos.[A Bola]


AGORA JÁ PODE CONTACTAR COMIGO PELO TELEFONE, GRAÇAS à BELTRÓNICA:
DIRECTO PARA LISBOA - [00 351] 21 318 7862 ||| TM -[00 351 96 950 4797]


CO ADRIAANSE
demitiu-se de treinador do FC Porto


O treinador CO ADRIAANSE [na foto] que parecia estar firme na direcção técnica da principal equipa do FCPORTO, campeão nacional em título e detentor da Taça de Portugal, demitiu-se na segunda-feira, segundo comunicado divulgado hoje no AQUI, NO SITE OFICIAL DO CLUBE onde a SAD Porto informou que o reputado técnico desvinculou-se tenho, inclusivamente, despedido de todos os jogadores. Neste inesperado acto, o rumo da equipa foi entregue, provisoriamente, a RUI BARROS que encorporava a equia técnica de Co Adriaanse, e já se encontra na Inglatrerra onde o clube está em digressão no cumprimento do calendário de pré-época.
Se tudo é inesperado e preocupante, por outro aceita-se e o clube fica a ganhar, pois o holandês estava exercendo pressão, no bom sentido, claro, para contratação impossível... e queria isso sem admitir outras soluções. Ele queria mandar no Clube... revelou não conhecer o único clube onde há regras que se cumprem... e onde, treinador, é para treinar e não para dar ordens à Direcção e SAD. Xau Co... aqui em Portugal você evoluiu muito, heim?
Dadas as afirmações de Adriaanse, relativamente à necessidade de um ponta-de-lança imediatamente, pois não bastava a equipa apresentar um futebol bonito, e a exigir uma nova contratação, pode concluir-se que este foi o motivo da desvinculação uma vez que a SAD se afirmou impossibilitada de despender mais dinheiro em reforços. Pinto da Costa, o carismático presidente dos portistas, também havia afirmado que o plantel estava fechado.
Entretanto e, particamente, de imediato o ponta-de-lança internacional HÉLDER POSTIGA [foto em baixo]
foi convocado e já está integrado na caravana que se encontra em Inglaterra.


domingo, agosto 06, 2006

ACTUAL

VERDADES VERDADEIRAS
no combate às
MENTIRAS MENTIROSAS


Entre as centenas de notícias que se espalham pelo mundo sobre a quebra de saúde de FIDEL CASTRO, encontramos de tudo um pouco. Eu, como angolano, sofro neste momento com o sofrimento de Fidel e do povo cubano. Não me refiro aos traidores nem aos fugitivos que estão em Miami, vivendo numa sociedade obscura e sem dignidade de ser humana e cheia de imprevistos. Refiro-me ao povo cubano que está em Cuba, na Venezuela, no Brasil, no Ski Lanka... e em Angola cheio de certezas: dificuldades, luta e consciência tranquila. Os que fugirm para a América são uns inúteis, pois vivem à custa de segundos, prostituiram-se para se sustentarem, enquanto milhares de cubanos (médicos, técnicos, trabalhadores) num total que supera os 200 mil, estão espalhados pelo mundo, de livre vontade... e nem sequer pensam em fugir... mas, sim ficar ligados às génesis, e manifestam-se, orgulhosos, para além fronteiras, apoiando e solidarizando-se com as rápidas melhoiras do seu chefe. FIDEL CASTRO!

Para que possam meus visitantes, tirar algumas conclusões e tenho certeza, verificarem o quanto estão enganados pela política universalista de combate a CUBA, deixo aqui dois link's: um da REUTER (agencia de notícias de grande pretígio pela sua isenção) e outro para a GOOGLE NOTÍCIAS onde vão encontrar o Mundo a um clique rápido que dá as últimas sobre FIDEL.

  • AGÊNCIA REUTER REVELA
    VERDADES DESCONHECIDAS
    SOBRE FIDEL


  • CENTENAS DE NOTÍCIAS SOBRE FIDEL
    | Verdades e Mwntiras



  • registo


    Tinha eu 7 anos quando esta fotografia foi tirada. Hoje, volvidos 69 anos, encontrei a imagem num site de fotos a preto e branco e fiquei a magicar como seria a vida naquela época. Esta imagem dá-nos uma pálida ideia: duas senhoras inglesas, fazendo turismo em Angola (Lobito) ficaram encantadas com as peles de leopardo e onça que os nativos estavam a vender, imaginando umas belas carteiras, sapatos e cintos... uma beleza!. A cidade do LOBITO hoje independente desde 1975, naquele tempo em que o povo ainda tinha de enveredar pela comercialização de risco para poder sobreviver - dado estar subjugado pela colonização portuguesa -, a tudo recorria para ganhar algum dinheiro. Sendo o Lobito uma zona do litoral angolano, embora mais propícia para a pesca, nas vizinhanças havia imensos recursos à caça grossa. E aqui está a confirmação. O povo comercializando na via pública peles de leopardo e de onça. Tempos difícieis, esses de outrora.

    Replay


    ELEIÇÕES SÃO ELEIÇÕES...


    TORNEIO DE AMESTERDÃO
    FC PORTO perde com INTER
    na pré-época

    Defensiva e finalização de novo mal

    O FC Porto voltou a perder, hoje, frente ao Inter de Milão, por 3-2 após 3-0 ao fim da primeira parte. Embora se possa pensar que a equipa portuguesa está mal, há que atender que os resultados de ontem e hoje, não espelham com realidade o quanto a equipa lusa tem de positivo, que ficou bem patente neste torneio onde defrontou duas das mais poderosas equipas da Europa, onde militam valores seleccionáveis na alta roda do fuetbol mundial. O que, o Porto não tem, pois Scolari assim o entendeu, mas tem valores excepcionais que vão certamente realizar outros resultados no campeonato português.
    Para mi, duas coisas fundamentam as duas derrotas: Uma foram os dois golos de Bosingwa ofereceu e Helton (longe de forma) consentiu e, hoje, não foi Bosingwa mas foi João Paulo a dar a bola ao adversário, e, os centrais a deixarem livre Martins para o remate do segundo golo. De resto, o conjunto está a reter bem a bola, a dominar o meio campo, e a jogar com muita força anímica. Só assim se pode entender o ter marcado dois golos... mas, na ponta final... está mal... pois oportunidades para marcar foram mais do que muitas e Alan que o diga... que até a barra jogou contra ele. Em conclusão: o FC PORTO joga futebol bonito, é espectacular, dá nas vistas e chega a dar pena não ganhar tantas são as oportunidades que cria... e a forma como sofre golos. Provado ficou que a defesa e a finalização estão a comprometer a equipa.
    O Manchester United venceu o Ajax por 1-0 (Giggs, 77') golo solitário que deu aos ingleses a vitória desta edição do pretigiado Torneio de Amesterdão, que enriqueceu com mais um troféu a sua já grandiosa sala de taças. Até para o ano!

    sábado, agosto 05, 2006

    TORNEIO DE AMESTERDÃO
    FC PORTO perde com INTER
    na pré-época

    Defensiva e finalização de novo mal

    O FC Porto voltou a perder, hoje, frente ao Inter de Milão, por 3-2 após 3-0 ao fim da primeira parte. Embora se possa pensar que a equipa portuguesa está mal, há que atender que os resultados de ontem e hoje, não espelham com realidade o quanto a equipa lusa tem de positivo, que ficou bem patente neste torneio onde defrontou duas das mais poderosas equipas da Europa, onde militam valores seleccionáveis na alta roda do fuetbol mundial. O que, o Porto não tem, pois Scolari assim o entendeu, mas tem valores excepcionais que vão certamente realizar outros resultados no campeonato português.
    Para mi, duas coisas fundamentam as duas derrotas: Uma foram os dois golos de Bosingwa ofereceu e Helton (longe de forma) consentiu e, hoje, não foi Bosingwa mas foi João Paulo a dar a bola ao adversário, e, os centrais a deixarem livre Martins para o remate do segundo golo. De resto, o conjunto está a reter bem a bola, a dominar o meio campo, e a jogar com muita força anímica. Só assim se pode entender o ter marcado dois golos... mas, na ponta final... está mal... pois oportunidades para marcar foram mais do que muitas e Alan que o diga... que até a barra jogou contra ele. Em conclusão: o FC PORTO joga futebol bonito, é espectacular, dá nas vistas e chega a dar pena não ganhar tantas são as oportunidades que cria... e a forma como sofre golos. Provado ficou que a defesa e a finalização estão a comprometer a equipa.
    Manchester United e Ajax jogam a seguir.