sábado, agosto 19, 2006

RECORDAR

Desfolhando a HISTÓRIA:


PORQUE O MUNDO ODEIA
OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA


Numa época em que todos os dias morre gente do povo em vários pontos do Globo, em que as causas nem sempre são a doença ou o subdesenvolvimentos, mas sim as guerras alimentadas por interesses do capitalismo mundial, onde os estados Unidos da América ocupam o topo de pirâmide, é oportunoi relembrar certas verdades que comprovam porque razão o presidente GEORGE BUSH É ODIADO e o povo americano sofre e forma mais acentuada desde 11 de Setembro. Foi em finais de 2002 que o Mundo tomou conhecimento da carta que ROBERT BOWAN escreveu ao presidente Bush cujo texto foi divulgado profusamente na época e que hoje eu entendi repescara e repassar para aqueles que se esqueceram ou nunca a leram.

Robert Bowan (na foto à esquerda) Tenente-Coronel reformado das Forças Armadas dos Estados Unidos da América e ex-combatente no Vietnã, voou em 101 missões de combate naquele país. Actualmente é bispo da United Catholic Church, em Melbourne Beach, na Flórida.

INTRODUÇÃO ASSINADA POR EURICO MENDES

Não presumo compreender todos os EUA. Precisaria ir de uma ponta a outra deste país continental e ouvir toda a sua gente, pois uma imensa distância separa o americano de Massachusetts do americano da Louisiana ou da Flórida,por exemplo. Contudo, em toda a parte é o mesmo povo trabalhador e que consegue, geralmente, o que quer porque se empenha e não desiste à primeira dificuldade. Mas o povo americano está longe de ser perfeito e uma das suas dificuldades é achar que a causa de todos os seus males internos está em acções tomadas por outros países. O 11 de Setembro acabou com o estado de graça em que o país tinha vivido e os americanos sentiram-se odiados sem que muitos soubessem sequer porquê. Daí a importância de uma carta aberta intitulada "Porque é que o mundo odeiaos EUA"?, que um bispo da Flórida, monsenhor Robert Bowan, enviou no final de 2002 ao Presidente George W. Bush:

Eis os dois primeiros parágrafos:


"Senhor Presidente:
Conte a verdade ao povo, Sr. Presidente, sobre o terrorismo. Se os mitos a respeito do terrorismo não forem destruídos, então a ameaça continuará até destruir-nos completamente.
A verdade é que nenhuma das nossas milhares de armas nucleares podem nos proteger dessa ameaça. Nem o sistema "guerra nas estrelas" não importa quanto tecnicamente avançadas sejam, nem quantos trilhões de dólares tenham sido gastados com ele poderá proteger-nos de uma arma nuclear trazida num barco, avião ou automóvel alugado. Nem sequer nenhuma aram de nosso vasto arsenal, nem sequer um centavo dos
duzentos e setenta bilhões de dólares despendidos por ano no chamado "sistema de defesa" pode evitar uma bomba terrorista; isso é um fato militar.

E aqui tem a tradução completa. Clique no logo:





Deixe um comentário e manifeste a sua opinião com sinceridade.