sábado, agosto 05, 2006

futebol

TORNEIO DE AMESTERDÃO
FC PORTO sofre primeira derrota
na pré-época
Erros defensivos contra eficácia atacante

Com o defeso do futebol luso prestes a terminar por estas bandas europeias à beira mar... onde os campeonatos ainda não começaram - alguns deles ainda à espera do formato e dos sorteios -, geram-se perspectivas fundamentadas no que a pré-época deixou transparecer estando FC Porto e Sporting alinhados como promessas de verdadeiros candidatos ao título. Futebol bonito, organizado e produtivo q.b. e resultados conseguidos. O Benfica também écandidato, claro, apenas pelo nome pois nem Rui Costa conseguiu, nos últimos jogos jogar como sabe e pode. Ajustam-se justificações à não adaptação dos jogadores ao famoso losango de Fernando Santose, de tal maneira que ao cabo de mais de meia dúzia de jogos o sistema pretendido pelo treinador não foi assimilado. Conclusão: os jogadores não prestam ou o sistema não é de futebol mas sim basebol, ou ainda a lição foi mal dada. Afinal, futebol (geometria à parte...) não é para todos...
Hoje, a rodagem segue e o Torneio de Amesterdão, com equipas do topo europeu: Manchester United (sem Cristiano Ronaldo), Ajax, Inter de Milão e FC Porto. No primeiro encontro, com quatro golos no placard, três para os ingleses e um para os lusos, viram-se momentos de bom futebol, de mau futebol, de medíocre e de mau futebol. O FC Porto, demonstrou estar a construir uma equipa que vai fazer fogo na Liga Portuguesa, e, revelou a carência de um homem de área. Adriano esteve mal e nas balizas Helton não esteve ao seu nível consentido um galináceo (contra a corrente de jogo) tremendo 1º golo e uma cueca no terceiro golo, após (outro) desequilíbrio defensivo de Bosingwa perante Solskjaer. Golos consentidos.
Gostei de ver o Porto a trocar a bola, a ganhar espaços a cobrir adversários quando a bola era perdida, e, sobretudo, a entrega. Na segunda parte, principalmente, jogou 80% do tempo no meio campo do Manchester, meteu a bola na queima do golo mais de seis vezes, e só não empatou dada as exibições excelentes dos guarda-redes ingleses e há ineficácia da finalização. Valeu Pepe, um defesa, para aquele míssil que rebentou nas malhas do Manchester.
No encontro entre Ajax e Inter (sem Luís Figo), os holandeses depois de terem estado a perder por 1-0, golo apontado por Solari, aos 18 minutos, conseguiram igualar por intermédio de Sneijder a quatro minutos do final.
Assim, amanhã, jogam para o título Manchester e Ajax e para as posições seguintes, o FC Porto defrontará o Inter de Milão.

DESTAQUE

O menino Rooney, o tal que encenou com Crisitiano Ronaldo no jogo do Mundial Imglaterra vx Portugal, o propósito que exigiu a sua expulsão, ontem, em Amesterdão, novamente foi expulso... por ter agredido acintosamente o jogador Pepe do FC Porto... Bem, agora que conte aos seus amiguinhos ingleses que o Pepe falseo e fez teatro... num envolvimento que se viu pela TV a forma propositadamente como ele chapou PEPE, o brasileiro do Porto que marcou m belo golo aos ingleses.