sexta-feira, julho 13, 2007


ANGOLA - ONTEM, HOJE E AMANHÃ


Há quem tenha meios para não só enriquecer o conteúdo do excepcional site do YOU TUBE, como, também, para produzir valores que, sejam eles perfeitos ou imperfeitos, são sempre valores que as imagens não desvirtuam... é, pois, a realidade.

E aqui assenta este trabalho de alguém que eu não consegui identificar - o que lamento, sinceramente -, cuja autoria fica, por isso, no anonimato. Porém, a sequência de fotografias aqui apresentada, é uma certeza do quanto ANGOLA disponibiliza pelo alcance das suas potencialidades naturais, algumas delas, refira-se sem remoques, devidas ao empenho de alguns empresários portugueses, que habitaram Angola, no período colonial que anteceu a independência, a 11 de Novembro de 1975.

Note-se, que algumas das imagens inseridas foram obtidas há mais de 3o anos, sem, contudo, desmentirem as verdades da actualidade em recuperação. Casos da fauna existente nas reservas de caça e, uma ou outra, panorâmica que foi desbastada pelos conflitos que houve durante 20 anos, enquanto a UNITA, de Jonas Savimbi, acreditou que iria conquistar a hegemonia política angolana. Um mal que só redundou em prejuizos incalculáveis que, ainda hoje, o marterizado POVO ANGOLANO sofre as consequências. A autodestruição do país, levada a cabo pela UNITA - apoiada, pelos EUAmérica e África do Sul -, minou a estabilidade popular de uma população que não merecia estar a viver a ressaca das incongruências de um homem - Jonas Savimbi - entusiasmado pelo absurdo utópico de um dia ser Presidente da República de Angola. E, agora, pergunto-me: Valeu a pena? Pudesse ele verificar, olhando as costas dos seus aduladores, a realidade atual... e, acredito, mandava enterrar vivos todos eles, como traidores, como ofez a tantos outros. Como se tem visto, depois da sua morte, nenhum dos seus apaniguados soube dar continuidade a essa luta em que ele, até com certo mérito, acreditou. Todos os seus aliados, viraram o bico ao prego, e hoje estão lambendo as botas de José Eduardo dos Santos, e, aqueles outros europeus, crédulos numa vitória impossível, oportunistas que se juntaram e até se guindaram a posições destacadas no movimento anti-MPLA, hoje donos de Bancos portugueses e, outros, encenando posições em edilidades em Portugal - sabe-se lá com que meios o conseguiram -, e, simplesmente sumiram da cena política - nomes para quê? - bem procuraram refúgios no seio do governo actual, mas bateram com o nariz na porta. Onde estão? Sei lá... devem estar gozando os usufrutos de uma época em que ainda tinha ânimos para arreguenhos políticos, para garantir viagens à Jamba - quartel general da UNITA - onde muitos, foram arrecadar soberbas fortunas - marfim... etc, etc... que, eu penso lhes possibilitou abrir as tais Fundações tal e tal, e, adquirir espaços terrenos que, hoje em dia, são negociáveis a altos preços por m2.

Olá, hoje consegui descartar algumas cartas que estavam baralhadas há muitos anos em minha mente... ver Angola em imagens... espevitaram os "pirolitos" políticos que estavam encravados em minha mente. Mas o baralho ainda não acabou. - Carlos Pereira