quarta-feira, julho 04, 2007

Bruxelas avisa que retaliação
só irá atrasar
saida da lista negra


A Comissão Europeia considerou que medidas de retaliação que Angola ameaça contra transportadoras europeias "apenas irão atrasar" a resolução do problema e ofereceu a "cooperação" da UE e Estados-membros para ultrapassar a situação rapidamente.
Nota – Para mim, o mal desta decisão não está no facto de nesta actualização das chamadas “lista negra” a TAAg ter sido inserida. Para mim, as dúvidas residem em não saber, com verdade, nas razões que levaram a criar estas listas, após tantos anos da existência de companhias aéreas, e nunca nenhum país – nem os Estados Unidos da América, tão propensos aos monopólios -, se tivessem lembrado de uma coisa destas. Foi preciso criar-se uma União Europeia, para se descortinarem as formas mais precisas para defender os interesses dos passageiros, não os expondo a riscos de morrerem em desastres de aviação. Será porque, a geração herdada na Europa é mais inteligente e mais zelosa pelos interesses pessoais dos utentes? Não sei onde encontrar a resposta a estas dúvidas. Por isso, eu, leigo na matéria, mas ciente de que meu cérebro me permite raciocinar, só entendo estas listas negras, de uma maneira e com um único objectivo: DEFENDER OS INTERESSES DE UMA COMUNIDADE ONDE HÁ OBJECTIVOS POUCO CLAROS. Será que se pretende impedir que a assistência técnica aos aviões da TAAG, seja feita em países que estão fora da CEE? Que as revisões sejam feitas em defesa da economia desses países? Que os serviços de apoio sejam europeus e não de outros continentes, ou, melhor de países que não estão inseridos na Comuinidade? A UEE não disse que estaria disposta a ajudar Angola com sugestões a nível, por exemplo da América, do Brasil… mas, sim, que os seus membros estão disponíveis para ajudar. Pois claro… e quem pagaria essa ajuda? E quem iria arrecadar os nn mil euros (dólares)? Na época em que tudo que gere economia tem um programa, minuciosamente estudado, nada é para admirar que eu esteja errado. Posso estar, pois, repito, não sou entendido na matéria, mas até que eu encontre as certezas de estar enganado, eu estarei certo.
Agora, conheça o texto completo da decisão europeia que aparece inserido na notícia, no link que aqui deixo do sítio NOTÍCIAS LUSÓFONAS