domingo, julho 22, 2007


XII Mundialito de Futebol de Praia


Portugal incapaz de travar
um Brasil demasiado forte


No último dia do XII Mundialito, Portugal viu o título escapar uma vez mais para o Brasil que o conquista pela décima vez, a quarta consecutiva. Embora a equipa portuguesa fosse a primeira a marcar, a verdade é que Portugal acabou por não resistir à eficácia ofensiva dos brasileiros, naquele que foi um jogo de emoções fortes para ambos os lados.

A bomba de Marinho que deu a vantagem aos portugueses no início do segundo tempo – potente remate colocado ao primeiro poste – deu a miragem da vitória aos milhares de pessoas que vieram ver e apoiar a selecção portuguesa. Esse golo não só deu a esperança ao público, mas também aos próprios jogadores, que depois de um primeiro tempo sem golos, aguçaram a vontade de ganhar. O Brasil reagiu a esta determinação lusa, fazendo entrar Sidney e Duda. E na marcação de um livre Buru atirou directo ao poste, lança o primeiro aviso.

No entanto a resposta brasileira não faz Portugal recuar, que continua na disputa pela iniciativa do jogo. Mas é precisamente numa fase de domínio português que Júnior Negão com um remate cruzado empata a partida. Alan ainda teve nos seus pés a oportunidade de novamente adiantar Portugal no marcador, mas o guardião Mão nega-lhe o golo. Na resposta, desta vez Buru não falhou e faz o 1-2 para o Brasil.

No início do terceiro tempo Madjer e Alan voltam a falhar na cara do golo e, começando a acusar algum desgaste, a equipa portuguesa começa a cometer erros defensivos. O Brasil fisicamente superior impõe um ritmo de jogo que os portugueses com dificuldade conseguem acompanhar, e é com naturalidade que surgiu o terceiro da selecção canarinha, através de Daniel.

Contrariando a ineficácia concretizadora de Portugal, Madjer ainda reduz para 2-3, mas para a reviravolta já era tarde. O Brasil crescia e dominava com a serenidade que já lhe é característica: o desnorteamento da defesa lusa permite o 2-4 e no fim, o capitão Hernâni num lance infeliz, marca na própria baliza, fechando assim a contagem. - Com Press12