sexta-feira, novembro 02, 2007

Actualizando

Antes do mais devo justificar-me perante meu auditório que estive ausente estes dias por razões de saúde. Apesar de vacinado… a gripe apanhou-me distraído uma noite destas e pimbas… arranjou hotel de primeira. Mas não me arrumou de vez. Aqui estou, de novo, embora ainda de cabeça pesada.
Entretanto, anotei algumas ocorrências que, embora tardiamente, não quero deixar de arquivar neste meu espaço de escapes.


BENFICA AFASTADO PELO SETÚBAL
SPORTING PASSOU À TANGENTE

No âmbito do futebol luso, a registar a derrocada encarnada em Setúbal, no jogo para a Taça da Liga, com vitória dos sadinos por 2-1 e o respectivo afastamento da equipa do técnico espanhol Camacho. Um facto que levou este técnico a afirmar, ao jornal Marca (Madrid) e Record (Lisboa), no seu peculiar estilo de admirável frontalidade: “Tenho cláusula baixa para ir embora… plantyel de 30 é uma anormalidade… exigi cláusula para poder sair”. Esperemos os próximos jogos.
Ainda na mesma prova,Taça da Liga, o Sporting foi a Fátima defrontar a equipa que bateu o FC Porto e venceu por 3-2, nos últimos minutos de jogo, com um belo golo do brasileiro Liedson.

SÃO PAULO
PENTA CAMPEÃO BRASILEIRO


Por outro lado, olhando de longe o Brasil, meu mundo de futebol especial, o São Paulo conquistou o penta a quatro jornadas do fim derrotando o América Natal por 3-0, somando 73 pontos na distância para 58, na posse do Santos, ao cabo de 34 jogos, em que apenas sofreu 5 derrotas, 7 empates e 34 vitórias… Não é para qualquer um… São Paulo delira e daqui o abração de parabéns aos paulistas.
O Comité Executivo da FIFA, reunido em Zurique, confirmou a atribuição ao Brasil da organização do Mundial de 2014. O Brasil era o único país candidato.A FIFA havia entretanto anunciado o fim do princípio da rotatividade entre continentes para a atribuição do Campeonato do Mundo. O próximo Mundial é na África do Sul, em 2010 e o último decorreu em 2006 na Alemanha

ANGOLA: SEMPRE EM FRENTE!



Vejamos agora como estão as coisas em Angola, onde o Girabola acabou com a primeira conquista do campeonato pelo Interclube, de Carlos Mozer, as atenções estão viradas para a Taça de Angola, a disputar este fim-de-semana no mamorável Estádio dos Coqueiros. Além disso, tudo se concentra na construção dos Estádios que vão receber a CAN’2010 e já se anunciou que o Estádio Luanda, ficará localizado na vizinha localidade de Viana. A equipa de basquete do Primeiro de Agosto vai disputar oito jogos no Brasil. E muito mais. E eu convido quantos se possam interessar pela minha terra a passarem em revista a actividade desportiva angolana, a conhecerem a realidade angolana através do link que AQUI vos deixo

FC PORTO CEDE
EMPATE
AO BELENENSES



E, para terminar. O Belenenses conseguiu travar a rota de vitórias ao comandante do campeonato português FC Porto, ao impor no Estádio do Dragão, empate a uma bola, resultado rubricado por Hélder Postiga (num frango de Costinha) e por José Pedro (numa falha imperdoável de Cech). O jogo em si… não teve futebol bonito, nem mesmo nos rasgos individuais onde a arte de dotados não chegou a brilhar. O Belenenses, no período em que esteve em desvantagem nunca se entregou e procurou no contra-ataque a arma para replicar ao melhor futebol dos portistas. E, então, a partir do golo do empate, retraiu-se com 10 homens atrás da linha da bola, defendeu o empate, praticou anti-jogo e o técnico de Belém soube gerir a sua vontade, ele próprio não desperdiçando a oportunidade de fazer substituições no tempo de acréscimo dado pelo árbitro da partida.