quinta-feira, novembro 22, 2007

Futebol


GIRAMUNDO




O tema desportivo do momento – ou não fosse o futebol -, é o Campeonato Europeu’ 2008, o Mundial’ 2010, e o CAN’2008 provas em que estão envolvidas as representações nacionais de Portugal, Brasil e Angola. Quanto à Europa, o sufoco de Scolari acabou em bem, pese embora o empate nulo com Finlândia. Deixem-se de perseguir o homem e festejem a qualificação para a fase final, a ter lugar em Junho do próximo ano. Ele, socou o tal… mas, apesar dos empates inesperados – e foram tantos -, prestigiou a selecção lusa, o que já não aconteceu com a Inglaterra, eliminada por 2-3, em Londres, pela Croácia. Quem diria? Um problema económico onde milhões de libras vão estar em jogo.
Pelo Brasil, as coisas também não estão a corresponder aos prognósticos, mas a verdade que mesmo vencendo tangencialmente e empatando graças a Kaká- com o Peru-, os canarinhos de Dunga, vão somando vitórias o que é bem “baum”!Claro que Dunga já ouvia vaias, pelo jogo com Uruguai em que o salvador foi Fabiano (ex.jogador do FC Porto e actualmente no Sevilha, em Espanha, com dois golos. E mais, a boa actuação de Júlio César e o “peru” de Carini, abriu o portão da terceira posição, atrás da Argentina e Paraguai, na surpreendente liderança.

Angola, ai Angola minha terra, com o maestro Oliveira Gonçalves de batuta em punho, esteve em França em preparação e jogou com a Costa do Marfim, e a vitória caiu bem, mas… depois, com a Guiné-Conackri, levou 3 e não deu nenhum. Algo está a azedar pelas bandas dos “Palancas Negras”… 3-0 é goleada chata.