segunda-feira, julho 30, 2007


E enqunto eu vou entrar de folga durante dois dias, até quarta feira, venha aqui e clique. Primeiro, faço o seguinte:
- Arranje espaço no local onde está localizado o computador;
- Avise todo o Mundo para não o cchatear;
- Ajuste o volume alto do som das colunas;
- clique no louading... e entre no ritmo dos LOUCOS DE BURAKA...
nesta gentileza da YOU TUBE... Não vale a pena partir nada! Vaiiiii!

domingo, julho 29, 2007


Taça COSAFA

PALANCAS NEGRAS
ARREDADOS
PELO BOTSWANA

As selecções nacionais de futebol de Angola e do Botswana defrontaram-se esta tarde para a final do grupo C do torneio regional dos países da África Austral (Cosafa), jogo que terminou com a vitória dos tswanêses, por 3-1, consolidada na marcação de livres da marca de grande penalidade. Na resolução do empate registado no tempo regulamentar, apenas Yamba Asha acertou pelo combinado nacional, enquanto Miro, Chara e Manucho permitiram a defesa do guarda-redes tswanês, que foi o maior destaque nesta fase do jogo. A partida foi pontuável para a final do grupo C, que dá acesso à meia-final deste torneio, onde marcarão presença as selecções nacionais da África do Sul, de Moçambique, do Botswana e da Zâmbia, esta a detentora do título.
Recorde-se que Angola, no jogo anterior venceu por 2-0 o Lesotho, com golos de Manucho Gonçalves e Santana.
Leia mais com a




Enquanto as notícias não chegam...
... lembrei-me de que estamos no
primeiro dia da semana, o que impõe
uma saudação especial a todos os meus
visitantes:
SEMANA ALEGRE E PRÓSPERA!

O futebol está a despertar de novo. Os clubes acertam tácticas, os jogadore mostram esforçadamente as suas capacidades e os adeptos estão já a tirar ideias de tudo isso, numa previsão do que vai ser o Campeonato desta época que se avizinha...
Sábado foi para ver oSPORTING frente aos espanhois do Recreativo de Huelva e o FC PORTO, a jogar no Bessa, ante o BOAVISTA. Resultados: 1 - R. HUELVA, 1. Quando parecia que os lisboetas tinham assegurado uma vitória, embora tardia, com o golo do paraguaio Carlos Paredes, aos 85 minutos, o clube espanhol empatou dois minutos depois, de penálti marcado pelo francês Pongole, manchando a festa anfitriã. No Bessa, BOAVISTA, 0 - 3 com uma equipa de reservas e no rumo das rodagens e análises de capacidades. Os golos foram marcados por Hélder Postiga (pois, então!!) e dois por Tarik.

sexta-feira, julho 27, 2007

Hoje, deu-me para implicar com algo que eu não aceito com agrado. Não por ter a mania de querer endireitar seja o que for, mas por pensar poder ser útil, alvitrando ou apelando à atenção das pessoas. Só isso! Apenas, porque não acho bem e me parecer ser errado. Pelo menos para mim. Hoje apenas abordarei um dos aspectos do que eu considero errado, perigoso e, francamente, talvez um pouco mais do isso: também, por ser insultuoso e interesseiro.

OS OBSTÁCULOS NOS PASSEIOS

Estou com uma dificuldade de todo o tamanho para abordar este tema. É que, quero referir-me a algo que tem, de certeza um nome, e eu não sei nem consegui, em lado nenhum, que me ensinassem. Na redacção, onde lido com mais de uma dezena de colegas – revisor inclusive -, me souberam responder. Quero referir-me àqueles ferros espetados nos passeios para impedir o estacionamento de carros. De certeza que já identifiquei ao que quero me referir. Fico triste, pois gosto de chamar as coisas pelos nomes. Bem, desculpem lá a minha ignorância.

Ora bem, acho que a colocação desses obstáculos (ferros verticais, bolas de cimento, etc.) têm muitos inconveniente, além de serem – de certo modo – insultuosos por denunciarem falta de respeito pelas leis. Quero dizer: é preciso usar de alternativas para impedir que se estacione um carro em cima de um passeio, quando todos sabemos que os passeios são para as pessoas e, por lei, é proibido estacionar carros. E, para impor o cumprimento de uma lei e de uma atitude civilizada ao povo, usam-se mostrengos inestéticos e perigosos. Mostrengos (fig.) pelo aspecto feio e perigosos, por constituírem obstrução às pessoas - principalmente a deficientes, cegos e idosos, pessoas com dificuldade de locomoção -, de poderem transitar sem correrem o risco de embaterem neles, sujeitos a mazelas várias. Pior, quando são colocados no perímetro das passadeiras que são destinadas, exclusivamente, à passagem de pessoas.

Esta imagem foi obtida por mim (telemóvel) no dia 29 de Julho,junto da Estação da CP ALGUEIRÃO-MEM MARTINS.

E, ainda mais grave, porque, à noite, em algumas zonas a implantação de tais obstáculos, a iluminação pública é precária.
A propósito, quem morar para os lados da estação da CP de Mem-Martins – Algueirão, poderá constatar desta situação, desde esta semana, por ali terem implantado os tais obstáculos, de ferro com mais de meio metro de altura, bem certinho com as canelas de qualquer mortal que os não veja.
Que se recorra a esta alternativa para solucionar o problema da falta de educação, de incultura, do egoísmo, da falta de respeito pelos semelhantes, das leis e por comodismo, até compreendo, embora não aceite. Talvez outros sistemas de actuação das autoridades competentes resolvessem o problema, a médio ou longo prazo. Deste modo, apenas interessa, à empresa ou ao industrial que fabrica os tais obstáculos, e, sei lá se mais a alguém. Colocá-los de metro a metro, parece-me ser um desperdício, pois, que eu saiba, não há carros que tenham um metro de comprimento. Pergunto: Será que as Juntas Freguesia, alienam estes factos e não planificaram essas implantações, deixando de considerar a estética, a poupança e o interesse dos utentes pedonais? Cheira-me bem que não… que há por aí interesses de ganhos exagerados. Quando ao resto, só posso concluir que somos um povo desordeiro, irresponsável e mal-educado. Sinais de subdesenvolvimento que subsiste no nosso país – Carlos Pereira - carlospereirangola@gmail.com

quinta-feira, julho 26, 2007


Com duas vitórias a uma bola cada, golos lindos de Adriano e Lisandro, o FC Porto conquistou a taça do TORNEIO DE ATALANTA, realizado esta noite, naquela cidade italiana. Contra o Estrela Vermelha, Adriano fez um golo espectacular, depois de amortizar a bola no peito, na meia volto fez uma primorosa bicicleta e ouviu ovações merecidas… golo de antologia. No segundo jogo, frente ao clube organizador, o Atalanta, foi a vez de Lisandro, rubricar um golo de geito, após jogada fabulosa, em cinco toques de progressão do ataque, com um último cruzamento, bem aproveitado pelo argentino, que continua a revelar grande apetência pelos golos. Boas exibições da equipa campeã lusa, deixando boas notas nesta fase de preparação.

Fernando Santos vai ter um pesadelo e Filipe Vieira perdeu o pio… com a saída de SIMÃO SABROSA para o Atlético de Madrid. Afinal… a demagogia é ponto destacado no seio dos encarnados lisboetas. Alguém duvidava que Simão estava ansioso por sair? Se o Ricardo e o Pepe saíram do Sporting e FC Porto, seguindo para Espanha, claro, Simão, tinha de ir também… impostos mais baixos, salário mais alto, prova mais evoluída… não podia ser preterida em abono de pensamentos “messianos”.


Em Portugal, foram encerrados três sites onde 200 mil utilizadors partilhavam ficheiros, protegidos por direitos de autor, sem a devida autorização. Esta operação inédita em Portugal envolveu 32 elementos da ASAE e da Polícia Judiciária, que estavam a investigar este caso já há alguns meses.

Uma nova vacina contra o cancro do colo do útero vai estar à venda em Portugal até ao fim deste ano. O referido medicamento, está indicado para mulheres dos 10 aos 45 anos e protegerá por um período até cinco anos e meio após a vacinação contra lesões pré-malignas e cancro do colo do útero. A vacina poderá custar cerca de 480 euros, e será ministrada em três doses.

Robert Bailey, especialista em Patogenias e Tratamento do HIV, afirmou ontem que a circuncisão feita nos homens reduz a transmissão da doença em 60%. Razão tinham os “séculos” da minha terra (Angola) quando obrigavam à esta prática os seus descendentes.

O MySpace tem registados mais de 29 mil, predadores sexuais identificados, quatro vezes mais do que os valores divulgados há dois meses pela empresa.

No Iraque – esse País que George Bush e Blair mandaram destruir -, nunca mais vai conseguir ser o que era. Depois da conquista da Taça da Ásia, em futebol, num atentado morreram dezenas de manifestantes desportivos. Agora, para cúmulo, chega-nos a notícia de que sete mil cães vadios foram abatidos entre Maio e Junho deste ano, por atacarem em mantilhas, os hospitais de Bassorá na procura de alimentos entre o lixo desses centros.

E como estamos num “Mundo Cão”, um homem chinês, com cerca de 80 anos, gastou cerca de 10.000 euros (30.000 Reais) no funeral do seu cão. Lin, adorava o seu cão que encontrou abandonado há três meses. Depois da morte do animal o professor levou-o a um cemitério de Chengdu (Sichuan) e dispôs-se a pagar o que fosse necessário. Pensem o que quiserem...

TCHAU, TCHAU SIMÃO

Simão Sabrosa será reforço do Atlético de Madrid, num negócio que renderá 20 milhões de euros ao Benfica, mais dois jogadores escolhidos da lista de dispensas do emblema “colchonero”.

- Com O JOGO -

... e quanto era esperado - ou os valores em jogo não fizessem tanto geito -, aí vai Simão para Espanha, pela segunda vez, tentar a sua maior sorte, onde, pelo menos estará a competir noutras dimensões em várias vertentes que, em Espanha, nada têm nada a ver com a Liga lusa. O facto vem, mais uma vez contrariar quantos pensam haver por aí muitos Jorge Costa, que patenteiam em todas as ocasiões fidelidade e honestidade ao seu clube, mesmo quando jogadores e hoje, como, treinador. Agora, certo é que Fernando Santos, treinador do Benfica, vai mesmo ter um pesadêlo... e Filipe Vieira, mais uma vez não vai deixar de ser um demagogo. LEIA MAIS >>>>>


domingo, julho 22, 2007


XII Mundialito de Futebol de Praia


Portugal incapaz de travar
um Brasil demasiado forte


No último dia do XII Mundialito, Portugal viu o título escapar uma vez mais para o Brasil que o conquista pela décima vez, a quarta consecutiva. Embora a equipa portuguesa fosse a primeira a marcar, a verdade é que Portugal acabou por não resistir à eficácia ofensiva dos brasileiros, naquele que foi um jogo de emoções fortes para ambos os lados.

A bomba de Marinho que deu a vantagem aos portugueses no início do segundo tempo – potente remate colocado ao primeiro poste – deu a miragem da vitória aos milhares de pessoas que vieram ver e apoiar a selecção portuguesa. Esse golo não só deu a esperança ao público, mas também aos próprios jogadores, que depois de um primeiro tempo sem golos, aguçaram a vontade de ganhar. O Brasil reagiu a esta determinação lusa, fazendo entrar Sidney e Duda. E na marcação de um livre Buru atirou directo ao poste, lança o primeiro aviso.

No entanto a resposta brasileira não faz Portugal recuar, que continua na disputa pela iniciativa do jogo. Mas é precisamente numa fase de domínio português que Júnior Negão com um remate cruzado empata a partida. Alan ainda teve nos seus pés a oportunidade de novamente adiantar Portugal no marcador, mas o guardião Mão nega-lhe o golo. Na resposta, desta vez Buru não falhou e faz o 1-2 para o Brasil.

No início do terceiro tempo Madjer e Alan voltam a falhar na cara do golo e, começando a acusar algum desgaste, a equipa portuguesa começa a cometer erros defensivos. O Brasil fisicamente superior impõe um ritmo de jogo que os portugueses com dificuldade conseguem acompanhar, e é com naturalidade que surgiu o terceiro da selecção canarinha, através de Daniel.

Contrariando a ineficácia concretizadora de Portugal, Madjer ainda reduz para 2-3, mas para a reviravolta já era tarde. O Brasil crescia e dominava com a serenidade que já lhe é característica: o desnorteamento da defesa lusa permite o 2-4 e no fim, o capitão Hernâni num lance infeliz, marca na própria baliza, fechando assim a contagem. - Com Press12
Num blog gerido com alternâncias das mais variadas
onde o objectivo é estar sempre de bem
com os visitantes que me procuram
a abrangência de temas tem ser como o arco-iris:
colorido, forte, mensageiro e amigo:
BOM FIM DE SEMANA
com esta linda canção
"BRUISED WATER"
nas bonitas vozes de
NATASHA e CHICANE

sábado, julho 21, 2007

DOIS JOVENS DIZEM ADEUS
AO FUTEBOL PORTUGUÊS

- Tiago Santos e Carlos Marques
estão já no Díter Zafra

Tive hoje informação de fonte fidedigna de que dois jovens futebolistas formados em escolas especializadas, as do Benfica e a do Sporting, haviam decidido abandonar o futebol português para rumarem Espanha. São eles o Tiago Santos e o Carlos Marques. Ambos jogaram no Real Sport Clube, a época passada, com posições como avançado e médio, respectivamente. Foram úteis e revelaram boas qualidades práticas, ajudando o clube a guindar-se a um destacado plano no campeonato da II Divisão Nacional, onde alcançou o título de campeão da Série D, e disputou a qualificação na fase final da subida à Liga de Honra, que perdeu para o Fátima.
Num período de muita expectativa, no decorrer das acções de mercado, este moços tiveram o bom senso de saber ser ponderados e coerentes, antes de decidirem o futuro. Bem apoiados pela família e um empresário leal, ambos souberam reter as tentações de novos contratos para mudarem de emblema e ficarem em Portugal. O próprio clube a que estavam ligados, o Real SC e ainda o Mafra, o Atlético e o Pinhalnovense estavam na corrida. Souberam aceitar conselho e souberam aguardar, pois de permeio havia clubes espanhóis à espreita.
E, assim, dois jovens promessas estavam com um pé fora de casa. Dois dos maiores clubes portugueses, o Benfica e o Sporting, não souberam gerir e lapidar as suas jóias, num desenvolvimento de medidas que deixaram de ser adequadas, o que constitui uma ameaça à função do futebol enquanto factor de inclusão social, um tema tão debatido, e referido no relatório de Helsínquia sobre o desporto (COM 1999 – 0644), em que se preconizaram medidas para reforçar as funções sociais e educativas específicas do desporto.
O Benfica, de uns anos a esta parte, deixou de constituir um exemplo na formação de jogadores de futebol, enquanto o Sporting ,tem dado outra resposta, embora, os resultados, aparentemente, sejam somente contabilizados materialmente em euros, o que, em meu parecer, seria bem melhor se fossem contabilizados em títulos. Ou, pelo menos, que as vendas cobrissem globalmente as despesas da manutenção da Escola, o que, penso eu, nem com a venda de Nani, isso aconteceu.
Esta situação põe em causa a evolução dos quadros jovens promessas. Os clubes farejam por todo o país e pelo estrangeiro, numa guerra sem quartel, pensando que a médio prazo serão rentabilizados. Assim, o importante, seria formar bem os talentos e apostar neles para equilibrar as despesas de manutenção das escolas, isto é, vender depois aos poderosos clubes europeus, como poderá vir a acontecer com Moutinho, se este ano o Sporting ganhar o Campeonato.
Formar de forma incompleta e largar os talentos, é desprezar receitas e lançar talentos aos sete ventos.
Ao Tiago Santos e ao Carlos Marques, novos atletas do CD Díter Zafra, cabe agora, do outro lado da fronteira, na província de Badajoz, na cidade de Zafra, atentar na conduta social e desportiva, tirando partido dos ensinamentos recebidos e da prática adquirida num campeonato duro como é o da II Divisão lusa. Desejo-lhes boa sorte.
Carlos Pereira



OS JUNIORES DO SPORTING TREINANDO

NA ACADEMIA EM ALCOCHETE...

... UMA DINMENSÃO REAL DE ONDE SAIRAM

MUITOS CRAQUES COMO CRISTIANO RONALDO




quinta-feira, julho 19, 2007

Maisfutebol
em Angola


Neste caso, um semanário impresso e distribuído em Angola. Um jornal onde são tratados temas do desporto angolano, mas também internacional, com especial relevo para o que se passa em Portugal e no Brasil.
Este Maisfutebol em papel, publicado em Angola, resulta de uma parceria entre o jornal online português
MAIS FUTEBOL e as empresas de direito angolano Tipografia Corimba e Media XXI.
O lançamento do primeiro número ocorreu recentemente, em Luanda, no bar «Chill Out», na Ilha do Cabo. Estiveram presentes centenas de pessoas, que tiveram oportunidade de conhecer em primeira mão a edição do semanário Maisfutebol, cuja manchete foi um trabalho sobre o «Livro directo», de Pedro Mantorras.
O novo projecto é o resultado de uma experiência anterior, em Junho e Julho de 2006, quando as mesmas empresas fizeram várias edições em papel do Maisfutebol para assinalar a presença de Angola, pela primeira vez, num campeonato do Mundo de futebol.
Maisfutebol realça o prazer que é participar em mais um projecto inédito e ter oportunidade de emprestar a sua marca a um semanário, 24 páginas pensadas exclusivamente para o mercado angolano.
O leitor do Maisfutebol online poderá ver o primeiro número do semanário angolano clicando
AQUI


NOTA - Sendo este um assunto que eu repassei sem autorização dos seus editores, e, perante a dificuldade de encontrar o meio de me dirigir por correio electrónico com o MAIS FUTEBOL, entendi, por bem, deixar no espaço destinado aos comentários da notícia, o meu "comentário" de muitos caracteres... cujo texto, por uma questão de transparência, aqui reproduzo integralmente:

"Fiquei interessado em conhecer os pormenores da iniciativa, por duas razões fundamentais:1- sou jornalista angolano, lutei pela causa desportiva angolana durante anos e ainda me mantenho nessa trincheira e tudo a que respeite faço por estar ilucidado; 2 - o Mantorras, que eu sei desde os tempos do Huambo quem ele é... e por onde tem passado (Progresso do Sambila ... no tempo do Diniz), etc. etc. por isso mesmo, estou atento ao que se escreve à volta dele. E, neste caso do lançamento do vosso periódico angolano, tomei a liberdade de transcrever e fazer um link nos meus blogues.
Desculpem o facto de não vos ter pedido autorização. Caso não estejam de acordo,basta que me informem e, de imediato, retirarei o link.
Saudações desportivas. CP"




BARÕES ANGOLANOS NA
"Taça Castle Lager"
no Botswana


A selecção de Angola "PALANCAS NEGRAS" foi convocada a participar no torneio regional de futebol dos países da África Austral - Taça Castle Lager/Cosafa) -a decorrer no Botswana de 28 a 29 do deste mês.
- Com Rádio 5 - Luanda -
O Petro de Luanda com oito atletas e o 1º de Agosto com cinco são as equipas mais representadas, num grupo que inclui o lateral esquerdo Estevão Armando "Lino", da União do Mar do campeonato amador Girabairro, da província do Namibe.Lista de pré-convocados:Petro de Luanda: Lamá, Yamba Asha, Lebo Lebo, Chara, Santana, Manucho, Mabiná, David; 1º de Agosto: Joãzinho, Miro, Locó, Love, Alberto; ASA: Jamba, Simão, Nuno; Interclube: Joel, Yuri, Pedro; Benfica de Luanda: Avex; Benfica do Lubango: Nelo; Desportivo da Huíla: Gildo; Sagrada Esperança: Sennas; União do Mar do Girabairro-Namibe: Lino.Os atletas e equipa técnica concentram-se no próximo dia 23 no estádio da Cidadela e no dia 25 seguem para o local da prova.No Botswana, os Palancas Negras vão defrontar na semi-final do grupo C, dia 28, a selecção do Lesotho. Uma vitória qualifica os angolanos para a final onde vão jogar com o vencedor do desafio entre Botswana e a Namíbia.Selecção nacional venceu as edições de 1999, 2001 e 2004 do torneio dedicado aos países da região Austral do continente.

EDIÇÃO EM PAPEL
DO MAIS FUTEBOL
LANÇADA EM ANGOLA



AMANHÃ, DAREMOS A INFORMAÇÃO SOBRE ESTA INICIATIVA QUE PRETENDE SERVIR OS LEITORES DE TEMAS DESPORTIVOS, RESIDENTES EM ANGOLA, PARTICULARMENTE EM LUANDA (A CAPITAL DO PAÍS). INICIATIVA A MERECER O CARINHO DE TODOS E QUE VAI ENTRAR EM CONCORRÊNCIA COM OS JORNAIS JÁ EXISTENTES. UMA INICIATIVA QUE O SÍTIO "MAIS FUTEBOL", NA INTERNET, APOIA E SE INSERE COMO PARCEIRO O QUE, À PARTIDA, É INDICATIVO DE EXISTIR UMA BOA E FORTE FONTE DE INFORMAÇÃO DA ACTUALIDADE, COM CONTEÚDOS VALIOSOS.



sábado, julho 14, 2007

ATENÇÃO INCAUTOS...

... é precisamente quando o fim-de-semana acontece que, obviamente, acontecem mil e uma coisas por aí fora, porque o ser humano é sonhador, imaginativo, criativo, ingénuo e bondoso. Por tudo isto está exposto a uma série de situações que só o colocam em riscos de todas as dimensões. Ora, repare neste vídeo da Picarelli, como é que uma pessoa se deixa roubar… neste caso, de um telemóvel.

VEJA. CLIQUE AQUI

PORTE-SE BEM! BOM FIM-DE-SEMANA E, SE CONDUZIR, NÃO BEBA!
Já pensou na figura que pode fazer, vendo esta imagem (Pirelli) às reviravoltas?



sexta-feira, julho 13, 2007


ANGOLA - ONTEM, HOJE E AMANHÃ


Há quem tenha meios para não só enriquecer o conteúdo do excepcional site do YOU TUBE, como, também, para produzir valores que, sejam eles perfeitos ou imperfeitos, são sempre valores que as imagens não desvirtuam... é, pois, a realidade.

E aqui assenta este trabalho de alguém que eu não consegui identificar - o que lamento, sinceramente -, cuja autoria fica, por isso, no anonimato. Porém, a sequência de fotografias aqui apresentada, é uma certeza do quanto ANGOLA disponibiliza pelo alcance das suas potencialidades naturais, algumas delas, refira-se sem remoques, devidas ao empenho de alguns empresários portugueses, que habitaram Angola, no período colonial que anteceu a independência, a 11 de Novembro de 1975.

Note-se, que algumas das imagens inseridas foram obtidas há mais de 3o anos, sem, contudo, desmentirem as verdades da actualidade em recuperação. Casos da fauna existente nas reservas de caça e, uma ou outra, panorâmica que foi desbastada pelos conflitos que houve durante 20 anos, enquanto a UNITA, de Jonas Savimbi, acreditou que iria conquistar a hegemonia política angolana. Um mal que só redundou em prejuizos incalculáveis que, ainda hoje, o marterizado POVO ANGOLANO sofre as consequências. A autodestruição do país, levada a cabo pela UNITA - apoiada, pelos EUAmérica e África do Sul -, minou a estabilidade popular de uma população que não merecia estar a viver a ressaca das incongruências de um homem - Jonas Savimbi - entusiasmado pelo absurdo utópico de um dia ser Presidente da República de Angola. E, agora, pergunto-me: Valeu a pena? Pudesse ele verificar, olhando as costas dos seus aduladores, a realidade atual... e, acredito, mandava enterrar vivos todos eles, como traidores, como ofez a tantos outros. Como se tem visto, depois da sua morte, nenhum dos seus apaniguados soube dar continuidade a essa luta em que ele, até com certo mérito, acreditou. Todos os seus aliados, viraram o bico ao prego, e hoje estão lambendo as botas de José Eduardo dos Santos, e, aqueles outros europeus, crédulos numa vitória impossível, oportunistas que se juntaram e até se guindaram a posições destacadas no movimento anti-MPLA, hoje donos de Bancos portugueses e, outros, encenando posições em edilidades em Portugal - sabe-se lá com que meios o conseguiram -, e, simplesmente sumiram da cena política - nomes para quê? - bem procuraram refúgios no seio do governo actual, mas bateram com o nariz na porta. Onde estão? Sei lá... devem estar gozando os usufrutos de uma época em que ainda tinha ânimos para arreguenhos políticos, para garantir viagens à Jamba - quartel general da UNITA - onde muitos, foram arrecadar soberbas fortunas - marfim... etc, etc... que, eu penso lhes possibilitou abrir as tais Fundações tal e tal, e, adquirir espaços terrenos que, hoje em dia, são negociáveis a altos preços por m2.

Olá, hoje consegui descartar algumas cartas que estavam baralhadas há muitos anos em minha mente... ver Angola em imagens... espevitaram os "pirolitos" políticos que estavam encravados em minha mente. Mas o baralho ainda não acabou. - Carlos Pereira


quinta-feira, julho 12, 2007


GIRABOLA'2007

Santos e Lubango
acertaram a 16.ª jornada
com nulo

No jogo da 16.ª jornada do GIRABOLA, defrontaram-se, ontem à noite, Santos FC e Benfica do Lubango, no renovado e sempre bonito Estádio dos Coqueiros. Com o resultado nulo verificado neste encontro, o Benfica do Lubango, no 7.º lugar, com 25 pontos, os mesmos que o Sagrada Esperança, que mantém a 6.ª posição. O ressuscitado Santos, totalizou 20 pontos, os mesmo que o Petro do Huambo, e consolidou a 10.ª posição na tabela geral, juntando-se ao Sagrada Esperança.
NOTA – Este jogo da 16.ª jornada não se realizou no fim-de-semana passado, devido ao luto ocorrido pela morte de Augusto Kamati, que exercia as funções de técnico-adjunto dos águias do Lubango.


RESULTADOS DA JORNADA


Benfica de Luanda - Petro de Luanda (1-1); 1º de Agosto - 1º de Maio de Benguela (0-0);Desportivo da Huíla – ASA, (1-1); Atlético do Namibe – Interclube, (0-1); Académica do Soyo - Juventude do Moxico, (1-1 );Sagrada Esperança - Petro do Huambo, (1-0) e Santos FC - Benfica do Lubango, 0-0.


CLASSIFICAÇÃO GERAL


1.º- 1º de Agosto 16 jogos/36 pontos; 2.º- Interclube 16/33; 3.º- ASA 16/30; 4.º- Petro de Luanda 16/28;5º-. Desportivo da Huíla 16/27; 6.º- Sagrada Esperança 16/25;7.º- Benfica do Lubango 16/25; 8.º- Benfica de Luanda 16/21; 9.º- Petro do Huambo 16/20; 10.º- Santos FC 16/20;11.º- 1º de Maio 16/17; 12.º- Académica do Soyo 16/16; 13.º- Atlético do Namibe 16/08 e 14.º- Juventude do Moxico 16/04.


PRÓXIMA JORNADA


Interclube vs Desportivo Huíla; Petro de Luanda vs Santos FC; ASA vs 1º de Agosto; Benfica do Lubango vs Sagrada Esperança; Petro do Huambo vs Académica Soyo; Juventude vs Atlético Namibe e 1º de Maio vs Benfica Luanda.




Assim como eu não tive ainda possibilidade de me deslocar ao Centro Cultural de Belém para vistar e apreciar a fabulosa colecção BERARDO, acredito que muitas mais centenas de pessoas, tal como eu, ainda não a visitaram e, até, o mais certo é nunca o conseguirem concretizar. Por esta razão,vos ofereço aqui o vídeo produzido em boa hora pela SAPO - e disponibilizado no seu site (http://www.sapo.pt/), com o prvilégio de a visita SAPO ser guiada na companhia do director artístico, Jean François Chougnet. Vale a pena acompanhar.
BASTA CLICAR AQUI


quarta-feira, julho 11, 2007

Amnistia Internacional


Colabore no combate
às detenções secretas
nos Estados Unidos


O governo dos Estados Unidos da América, presidido por George Bush, continua com 39 pessoas retidas e dadas como "desaparecidas". É uma das consequências do sistema ilegal de detenções desse governo déspota para lutar contra "pressupostos terroristas" na "Guerra contra o terror".
Colabore com a AMNISTIA INTERNACIONAL e associe-se à luta contra estas atitudes que causam vítimas inocentes. Clique aqui e coloque o seu protesto contra as detenções secretas, junto da Embaixada dos Estados Unidos, através do link elaborado pela AMNISTIA INTERNACIONAL.
>


segunda-feira, julho 09, 2007

Semanada

da mangonha

É normal que uma pessoa quando chega ao fim de uma semana de trabalho, se sinta cansado e deseje repousar, seja de que maneira for, dese que seja longe da zona laboral. É óbvio. Comigo, no entanto, acontece ao contrário. Sinto-me cansado e apelativo para a mangonha, ao domingo. Precisamente, no princípio de cada semana. E, por quê? Porque a minha semanada começa à quarta-feira e acaba, precisamente, no domingo. Uma situação de xadrez verbal ou de estética cronológica. E, todo este imbróglio vem a propósito de hoje ser domingo, e eu não estar com “passada” para puxar pela cabeça, antes que a separe do pescoço. Assim, com toda estas manigâncias, acrescidas de uma boa dose de preguiça, decidi passar uma olhadela pelo sempre bem elaborado “Diário de Notícias” e, de tal forma fiquei espantado, que resolvi, na melhor das intenções de servir meus visitantes e leitores, repassar de uma forma sucinta, alguns dos assuntos “de espantar” com que me deparei:
Há menores que, para carregar os telemóveis, se oferecem nas salas de chat portuguesas, que têm sexo virtual. Raparigas de 13 e 14 anos oferecem-se para sessões de strip e masturbação diante de câmaras web em troca de carregamentos de dez euros no telemóvel. Uma realidade que merece ser alertada e que, Renato Montalvo e Conceição Monteiro, um ex-jornalista e uma professora de Filosofia do ensino secundário, resolveram publicar um livro a denunciar o que tiveram oportunidade de prospectar durante 70 dias nos chats rooms. Os pais têm uma atitude a tomar, perante seus herdeiros, quando passam horas frente ao computador.

MEIA CENTENA DE BRIGADAS da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) de Portugal, fiscalizaram as lojas de preços baixos, em 43 localidades de Portugal, e localizaram mais de cinco mil embalagens de pasta dentífrica da famosa marca COLGATE (Colgate Maximum Cavity Protection). As embalagens, muito bem elaboradas, têm uma particularidade curiosa, que deixa o “gato escondido com o rabo de fora”: Data de Validade: 34/09/2008. Esta pasta dentífrica foi fabricada na África do Sul, e contém DIETILENGLICOL, uma substância ilegal e tóxica quando ingerida em grandes quantidades. O alerta foi dado pelo Ministério do Consumo espanhol.

A MINORIA TURCOMANA do Norte do Iraque foi alvo de um ataque suicida, o maior desde 18 de Abril. Um camião, aparentemente carregado de tijolos, explodiu num mercado ao ar livre, em Armili. Registaram-se 150 mortos e 250 feridos, o pior desde a queda de Saddam Hussein. Enquanto isto o senhor Bush inaugura reunião de dezenas de organizações civis e fundações das Américas que vão analisar as suas relações com os Estados Unidos, e o senhor Blair, veraneia pelo Oriente.

E, acho que para encher um pouco a paciência dos meus leitores, popr hoje, chega. Nem falo nas “7 MARAVILHAS DO MUNDO” nem nas lamechices desportivas que andam por aí em redor das OPA’S Berardo e Chinesas… Que deve haver jogada, lá isso deve.
Boa Semanada para todos vós.-
Carlos Pereira

domingo, julho 08, 2007


Futebol: Petro do Huambo
inicia preparação
para jogo da 16ª ronda
do Girabola


Huambo – Após a vitória de 2-0 sobre o Santos F.C., a equipa de futebol do Petro do Huambo iniciou esta manhã, no estádio dos Kuricutelas, a sua preparação visando o jogo da 16ª ronda do Girabola, diante do Sagrada Esperança da Lunda Norte, na cidade de Malange.(ANGOP)

Estádio dos Kurikutelas Este Estádio, localizado em Huambo (antiga Nova Lisboa), no Planalto Central, era, em 1966, quando eu fui trabalhar para o Huambo, o ESTÁDIO DO FERROVIA. Um clube fundado e apoiado pelo Caminho de Ferro de Benguela, que, no tempo colonial português, teve grande projecção no futebol angolano.
No período após o 25 de Abril (Revolução portuguesa que derrubou o fascismo), que antecedeu a independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975, ainda eu estava como delegado da Emissora Oficial de Angola e redactor do Jornal do Planalto, apercebi-me que tinha chegado a hora de uma nova era em que era preciso angolanizar. Assim, reiterando a relação revolucionária que mantinha com o meu saudoso Amigo Rui Óscar Carvalho (já falecido), embora me encontrasse no seio do “Galo Negro” (Movimento da UNITA, de Jonas Savimbi), a minha conduta passou a ser mais descarada no âmbito da minha actividade desportiva, como relator desportivo e delegado da Emissora Oficial - privilégios que me possibilitaram apoiar a revolução de uma forma camuflada, embora isenta.
Na ocasião, um grupo que não precisou de ser organizado porque as ideias estavam enraizadas em cada um dos seus integrantes, foi formado por mim: Arlindo Leitão (ainda em Angola como comentador desportivo da Rádio-5 e correspondente do jornal “Record”); Fernando Santos (hoje Director-Adjunto do jornal “O Jogo”, no Porto); A. Moreira (algures no Norte de Portugal, proprietário de uma Agência de Viagens). Com eles realizei muitos trabalhos que redundaram êxitos para a revolução, sem que, contudo, tivessem sido, até reconhecidos até hoje. Nas crónicas aos jogos e à vida citadina, nos relatos, nas entrevistas… nós desenvolvemos muito de útil na acção descolonizadora a que nos tínhamos proposto.
E foi, nesta rota de luta indómita, que surgiu a ideia de substituir nomes que estivessem ligados ao colonialismo português. Daí, Rui Carvalho, lançou o “Mambrôa” para substituir o Sport Huambo e Benfica. (Um dia explicar pormenores da origem deste nome e das reacções que isso motivou). Eu, muito ligado ao Milo Vitória Pereira e ao Ayres, do Duo Ouro Negro, lembrei-me de que tinha colaborado no lançamento deles em Angola, e gravado o primeiro disco, um single de 45 rpm, que incluía a célebre música KURIKUTELA, que conta a peripécias de uma viagem de comboio entre Benguela e o Leste angolano, que também, no Sul apelidavam de “Cama Couve”. Daí a começar…foi um ápice. Nunca mais chamei ao Estádio de Ferrovia mas sim de KURIKUTELAS. Exacto no plural. Porque ao próprio Clube deixei de chamar Ferrovia para passar a Kurikutela, obviamente, os seus integrantes seriam, em vez de ferroviários, os kurikutelas. E pegou quase totalmente. Só não pegou nos órgão de comunicação onde o “portuguesismo” (e, talvez, a tendência política) de alguns colegas da informação, como por exemplo do Oliveira Campos (hoje correspondente do jornal “A BOLA”) e do Rebelo Carvalheira, de “a província de Angola” (falecido em Portugal).


Após a independência, as coisas mudaram um pouco dada a nossa força em manter a luta acesa de forma muito mais intensa, já com a Rádio Nacional de Angola, em vez da EOA, e o Regional do Huambo (Rádio Clube do Huambo, pró Unita - Foto em cima, onde funcionou o Emissor Regional do Huambo da RNA. Edifício após a sua inauguração) ao serviço do Governo Angolano. Com o Rui Carvalho, como Director Geral da RNA e mais tarde da TPA, e eu como Director da Emissora Regional do Huambo, todas as nossas lutas se consolidaram em pleno êxito. A prova disso está nestas duas palavras que a notícia da ANGOP citou, que deu azo a esta crónica:
GIRABOLA – Ideia surgida numa reunião entre o Rui Carvalho e eu para procurar novos nomes para substituir denominações convencionais, como Campeonato Nacional de Futebol: De Bolão Angolano a Girabola, ficou e pegou GIRABOLA.

KURIkUTELAS – Já expliquei antes o pensamento e que originou o nome. Só uma coisa a rectificar: não é KuriCutelas mas sim KuriKutelas. Com dois K é mais angolano… do que com C.

Por hoje, caramba, já foi muito desabafo. Aos poucos e na oportunidades que tiver muito mais coisas e coisinhas tenho para vos contar. Estórias que me têm escapado. Mas, que espero ainda poder contar. Caté mais.-
Carlos Pereira

sábado, julho 07, 2007

Dos voos da TAAG
à OPA CHINESA
sobre o Benfica

O problema da suspensão dos voos da TAAG (Companhia de aviação de Angola), no espaço europeu, enquanto não regressarem à normalidade, segundo notícias hoje divulgadas pela Agência ANGOP, dia em que a interdição da União Europeia entra em vigor, a TAAG estabeleceu um acordo com a TACV (Companhia de Aviação de Cabo Verde), no sentido de salvaguardar os interesses dos passageiros com destino a Lisboa e vice-versa. Os aviões de Angola passarão a fazer escala na Ilha do Sal, de onde, os aviões da TACV transportarão os passageiros com bilhetes da TAAG. A considerar o facto de os passageiros VIP, só poderem desfrutar das comodidades que lhes são peculiares, até ao Sal, e, a partir daí viajarão em Turística ou Económica.

NO MUNDO outros acontecimentos ganham dimensões alarmantes. No aspecto ecológico, a temperatura subiu acima da média no Tibete, glaciares derretem, ecologistas temem o pior para o Planeta.

Em PORTUGAL, 49 mulheres foram assassinadas pelos maridos em 2006, divulgou a Comissão da Igualdade do Género. O homicídio conjugal representa 16% do total luso.
A liberdade de expressão em Portugal ganha contornos que fazem recordar os tempos da “Velha Senhora”, do lápis azul… e os funcionários públicos já começaram a entrar na lista negra do Governo. Sem quiserem falar mal do Governo, que o façam em casa.

A transmissão televisiva dos filmes promocionais de Portugal, para a eleição das NOVAS 7 MARAVILHAS, será vista por telespectadores de mais de 170 países.
Mas nem tudo são más notícias. No campo da investigação trabalha-se no desenvolvimento de uma nova terapia genética que pode prevenir a cegueira e, na ciência, a descoberta da mutação de um gene que provoca a surdez, trem possibilitado implantes na parte interna do ouvido em crianças a partir dos oito meses de idade, impedindo a surdez.

E, para fechar… a última do desporto: OS CHINESES querem OPA (Oferta Pública de Aquisição) alternativa à que Joe Berardo (milionário madeirense) lançou sobre o Benfica de Lisboa, porque o grupo chinês estará interessado em comprar um clube português, de futebol . – Carlos Pereira



quinta-feira, julho 05, 2007


Presidente do Brasil
defende na Europa
biocombustíveis

O Presidente do Brasil, LULA DA SILVA, está de viagem na Europa, tendo participado numa cimeira com os giovernantes lusos, no dia da abertura da presidência portuguesa na União Europeia, na presença de José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal e de Durão Barroso, da União Europeia. E as intenções do presidente brasileiro são óbvias, numa época em que a dependência mundial se centra nos recursos energéticos disponíveis, como são o petróleo e seus derivados e, também, na energia nuclear, há que salvaguardar o futuro com alternativas.
Depois da cimeira em Lisboa, Lula da Silva foi recebido, esta quinta-feira, pela primeira vez, em Bruxelas. O presidente brasileiro participou numa conferência sobre biocombustíveis ao lado de José Sócrates e de Durão Barroso.
O presidente do Brasil foi a Bruxelas defender os biocombustíveis como alternativa ao petróleo, que é mais caro e poluente, e à energia nuclear, que é mais perigosa.
Para já, o diálogo com o Brasil é visto pelo Governo como uma vitória da presidência portuguesa. A União Europeia e o Brasil acreditam que a cimeira possa vir a relançar as negociações sobre o comércio livre mundial.

quarta-feira, julho 04, 2007

Bruxelas avisa que retaliação
só irá atrasar
saida da lista negra


A Comissão Europeia considerou que medidas de retaliação que Angola ameaça contra transportadoras europeias "apenas irão atrasar" a resolução do problema e ofereceu a "cooperação" da UE e Estados-membros para ultrapassar a situação rapidamente.
Nota – Para mim, o mal desta decisão não está no facto de nesta actualização das chamadas “lista negra” a TAAg ter sido inserida. Para mim, as dúvidas residem em não saber, com verdade, nas razões que levaram a criar estas listas, após tantos anos da existência de companhias aéreas, e nunca nenhum país – nem os Estados Unidos da América, tão propensos aos monopólios -, se tivessem lembrado de uma coisa destas. Foi preciso criar-se uma União Europeia, para se descortinarem as formas mais precisas para defender os interesses dos passageiros, não os expondo a riscos de morrerem em desastres de aviação. Será porque, a geração herdada na Europa é mais inteligente e mais zelosa pelos interesses pessoais dos utentes? Não sei onde encontrar a resposta a estas dúvidas. Por isso, eu, leigo na matéria, mas ciente de que meu cérebro me permite raciocinar, só entendo estas listas negras, de uma maneira e com um único objectivo: DEFENDER OS INTERESSES DE UMA COMUNIDADE ONDE HÁ OBJECTIVOS POUCO CLAROS. Será que se pretende impedir que a assistência técnica aos aviões da TAAG, seja feita em países que estão fora da CEE? Que as revisões sejam feitas em defesa da economia desses países? Que os serviços de apoio sejam europeus e não de outros continentes, ou, melhor de países que não estão inseridos na Comuinidade? A UEE não disse que estaria disposta a ajudar Angola com sugestões a nível, por exemplo da América, do Brasil… mas, sim, que os seus membros estão disponíveis para ajudar. Pois claro… e quem pagaria essa ajuda? E quem iria arrecadar os nn mil euros (dólares)? Na época em que tudo que gere economia tem um programa, minuciosamente estudado, nada é para admirar que eu esteja errado. Posso estar, pois, repito, não sou entendido na matéria, mas até que eu encontre as certezas de estar enganado, eu estarei certo.
Agora, conheça o texto completo da decisão europeia que aparece inserido na notícia, no link que aqui deixo do sítio NOTÍCIAS LUSÓFONAS

domingo, julho 01, 2007

DESMENTIDO DA TAAG
ÀS NOTÍCIAS DA IMPRENSA INTERNACIONAL
sôbre interdição de voar no espaço europeu
A transportadora Aérea Angolana (TAAG) esclarece que nenhuma interdição no sentido de as suas aeronaves sobrevoarem o espaço aéreo europeu foi aplicada pelos órgãos da União Europeia, indica um comunicado da instituição chegado hoje à Angop, em Luanda. Segundo o documento, circulam rumores em alguns órgãos de informação Internacionais, e principalmente na Internet, tendentes a criar um clima de pânico junto dos clientes da TAAG e lançar descrédito sobre a fiabilidade dos serviços prestados pela companhia.
Leia o texto integral divulgado esta tarde pela ANGOP, Agência de Notícias de Angola, no seu site. Clique no logótipo da Companhia Aérea, e aperceba-se melhor das campanhas que visam desviar passageirios das companhias aéreas africanas, grandes concorrentes no mercado da aviação comercial. A TAAG, está numa vanguarda invejável, situação reforçada, no momento em que a Companhia Angolana adquiriu cinco novos modernos Boeing's.



Uma vez que está por dentro de assuntos de Angola, aproveita e fique a saber quais foram os resultados dos jogos do GIRABOLA correspondentes à jornada deste fim-de-semana.
CLIQUE AQUI