quinta-feira, junho 19, 2008


Este projecto foi tema que eu aqui abordei com considerações sobre a infeliz "conferência de imprensa" patrocinada pelo Banco Espírito Santo, em Lisboa, com Bob Geldof, conhecido pela sua falta de educação e de princípios, que veio propalar de ouvidos prenhes de mentiras, o que lhe impingiram em Luanda: que o Governo angolano ia construir um hotel ultra-moderno de um mega projecto na baía de Luanda, e, ponderada e com acinte, aventurou-se a chamar de "criminosos" aos governantes angolanos.Isso passou-se este ano, e do assunto poderão os meus visitantes constatar clicado na taag correspondente.

POSIÇÃO PESSOAL - Como angolano que apoia incondicionalmente o actual governo angolano, presidido por José Eduardo dos Santos, sinto-me, como homem da informação, no dever de aqui neste meu espaço (sem censura) demonstrar o quanto de injustas foram as declarações desse vagabundo da música. Eu acho que sim. Que é um vagabundo. Inventou a maneira de não trabalhar e ganhar balúrdios à custa de atitudes altruistas camufladas que não resolvem nada àqueles a quem propala ajudar com montes de "dinheiros" angariados. Ajudaria sim, se levasse as campanhas até ao fim e as acompanhase de perto, in loco, para ter certezas de que estava a resolver um problema grave - que, quanto a mim não se resolve com essas intenções singulares, sem proveito verdadeiro dos que dela carecem.

COMPROMISSO - E, pelas razões expostas, a partir de hoje e sem compromisso de rigor nas datas, irei oferecer imagens do que realmente é o projecto. Um projecto curiosamente semelhante a um outro que já no tempo colonial, se não me engano, nos anos 60, se divulgou, o qual era um pouco diferente pois apenas se destinava à construção de uma ilhota na baía para a construção de um hotel-casino. Só não se construiu porque, ao que julgo saber, havia interesse camuflados de empresários que estavam fora do projecto e que estavam bem posicionados junto ao governo central.

IMAGENS ORIGINAIS -As imagens que vou aqui apresentar fazem parte de um documento que me foi fornecido, devidamente legendado. Por todos os motivos, as legendas que aqui ilustrarão as imagens, serão integralmente respeitadas e não constituem a minha autoria, as quais para as destrinçar serão numeradas.

LEGENDA 1 - No seguimento de uma proposta preliminar apresentada ao Governo, recebemos um mandato de Sua Excelência, o Ministro das Obras Públicas, para prosseguir e desenvolver aprofundadamente os conceitos do nosso projecto, realizando os necessários estudos de viabilidade técnicos e económicos.
Foi o que fizemos, consultando as autoridades competentes e delas recebendo valiosos contributos. Hoje, submetemos à vossa apreciação a versão final do Projecto Baía de Luanda por nós proposto.