sábado, junho 07, 2008

Euro'2008

(Foto retirada do sítio do RECORD ON-LINE)
PORTUGAL, 2TURQUIA, 1


PEPE e RAÚL MEIRELES rectificaram falhas
de Cristiano Ronaldo e de Nuno Gomes
Grande exibição de DECO
Na primeira prova de fogo do Euro’2008, Portugal derrotou a Turquia por 2-0, num jogo muito disputado, a contar para o Grupo "A", em todas as zonas do terreno, nas quais, a aérea turca foi a mais assediada, onde se destacou o guarda-redes, com intervenções a merecerem os maiores elogios. Em contra-partida, Ricardo, das poucas vezes que teve de intervir, esteve seguro excepto numa saída em que perdeu a bola… (o que ultimamente muitas vezes tem acontecido em Espanha).
Ronaldo, tentou, falhou nas suas qualidades dominadoras de bola, não brilhou excepto na jogada do segundo golo que teve espírito de equipa, deu para Moutinho um contra-tempo que o jovem sportinguista remediou apertado por um adversário e entregou para o portista Raul Meireles, que de ângulo tapado por dois adversários rematou forte, rasteiro e para consolidar a merecida vitória lusa, por 2-0. Passavam já, 3’ da hora regulamentar, em tempo de compensação dado pelo árbitro.
A Selecção Nacional esteve de facto a um nível muito elevado, com realce para Deco (que estupenda forma física e técnica!), o verdadeiro “motor” da equipa. Cristiano Ronaldo, muito marcado, pouco pôde fazer, mas, para além da bola ao poste, num livre, permitiu que os seus companheiros, mais libertos, brilhassem. O comando do Grupo A é um prémio justo para a equipa de Scolari. Vejamos o que nos reserva o encontro com o outro vencedor do dia, a República Checa, na próxima quarta-feira.
O primeiro golo, foi de Pepe, (ex-portista do Real Madrid) central luso-brasileiro que rasgou tudo e de acelerador a fundo na grande avenida, fazendo dobras, fez golo de raiva… ele tinha já marcado um mas foi invalidado, por estar impedido. Redimiu-se quando decorriam 61’ de jogo. Belo exemplo de querer ganhar.
Nani, que entrou no tempo complementar sofrer uma carga que o atingiu na perna esquerda, toque perigoso e que poderia ter consequências graves, sem que o árbitro punisse o jogador turco. Este árbitro, Herbert Fandel, da Alemanha, nem sempre apitou certo, sem, contudo ter beneficiado qualquer uma das equipas.
Quanto a Nuno Gomes… continuo a não acreditar nas basófias… e Scolari, ao colocá-lo (teimosamente) como titular (tipo Ricardo, na baliza) comete uma injustiça para com Hugo Almeida e Quim (lesionou-se... !!!) Se durante um campeonato no Benfica não fez nada de jeito… como é que é seleccionado? Duas bolas na barra é falhar muito para um internacional de selecção. Coisas à “sargentão”.
Portugal ganhou, e isso é que é por demais importante. A Turquia soube tapar bem os caminhos do golo e teve oportunidades boas, mas a finalização falhou espectacularmente, pelo menos por duas vezes, nos pés de Sabri.
No primeiro jogo desta jornada inaugural, a Suíça perdeu com a República Checa por 1-0.