domingo, janeiro 13, 2008



Futebol Luso
FC PORTO GOLEIA BRAGA
E BENFICA EMPATA COM LEIXÕES
- Com O JOGO -

O FC Porto venceu tranquilamente o Braga, por 4-0, esta noite no Estádio do Dragão, já conhecendo o nulo que o Benfica concedeu horas antes no Estádio da Luz, perante o Leixões. Descontraído pela distância possível de aumentar para 11 pontos em caso de vitória, o FC PORTO encarou essa responsabilidade a sério conseguindo uma boa vantagem, administrando depois a partida sem grandes problemas, até porque os minhotos não conseguiram uma oposição capaz. Os pupilos de Jesualdo Ferreira, deram show de bola, e mostraram as razões porque são os comandantes da prova, praticando um futebol bonito, prático e eficiente, que deixou satisfeitos os milhares de espectadores que estiveram no bonito Estádio do Dragão, na cidade Invicta.
Ernesto Farias que substituiu Adriano a poucos minutos do final da partida, ainda entrou a tempo de oferecer um golo a Lisando (um golo espectacular, registe-se) e ele próprio marcar outro.
A equipa de Jesualdo Ferreira iniciou o jogo completamente ao ataque e logo aos 5’ inaugurou o marcador, por Lisandro. Bosingwa cruzou da direita e o dianteiro argentino aproveitou para bater Paulo Santos. Os portistas mantiveram a toada sufocante e, aos 18’, novo golo, desta feita por Raul Meireles. Lucho cruza da direita e o médio internacional português cabeceou ante a apatia da defensiva bracarense. Sentiu-se no estádio que o jogo estava ganho. Os adeptos, já conhecedores do empate cedido na Luz pelo Benfica diante do Leixões, entoavam os cânticos do costume, enquanto no terreno o FC Porto passou a jogar como é habitual nestas circunstâncias, isto é, no contra-ataque. Só aos 40’ o Braga deu um ar da sua graça. Livre de Miguelito e Paulo Jorge a cabecear ao lado. Antes, porém, Quaresma poderia ter elevado a vantagem, mas Paulo Santos defendeu para canto. No segundo tempo, a equipa de Manuel Machado subiu um pouco mais no terreno e o FC Porto agradeceu, já que lhe rendia muito mais espaço para o contra-ataque. Aos 50’, o Braga conseguiu a sua primeira chance de golo, com Linz a ludibriar a marcação de Bruno Alves e, isolado diante de Helton, rematou ao lado. Num dos contra-ataque portista, Lucho, aos 64’, atirou fortíssimo ao poste direito da baliza de Paulo Santos. Manuel Machado, que ainda na primeira parte substituíra Carlos Fernandes por César Peixoto, retirou depois Linz para a entrada de Jaílson. Mais tarde, no derradeiro quarto de hora, João Tomás entra para a saída de Jorginho, muito aplaudido pelo público do Dragão. As substituições em nada alteraram o rumo dos acontecimentos enquanto Jesualdo procedia às mudanças tendo em conta a gestão do plantel. Farias substituiu Adriano, aos 81’, e logo no minuto seguinte ofereceu novo golo a Lisandro, que assim bisou na partida. O jovem argentino haveria de chegar também ele ao golo, aos 90'+1’, aproveitando um erro de Paulo Santos. O FC Porto alarga a vantagem para o Benfica, que é agora de 11 pontos, enquanto o Sporting, que só joga amanhã, em Coimbra, frente à Académica, está a 15.

Nos link's que aqui ficam, gentileza do jornal O JOGO, podem encontrar além das estatísticas do campeonato, muitas outras notícias da actualidade desportiva mundial. É só clicar
RESULTADOS DA JORNADA
FC PORTO goleia BRAGA
BENFICA empata com LEIXÕES
27 de Janeiro