Médio Oriente
O KOWEIT NÃO APOIARÁ
ACÇÕES MILITARES AMERICANAS
CONTRA O IRÃO
Hoje, nas ilhas BAHREIN Manifestantes que se opõem à política dos Estados Unidos da América, em relação ao Médio Oriente, queimaram bandeiras dos Estados Unidos e de Israel no vilarejo de Diraz Bahrain.
O presidente norte-americano, George W.Bush, que anda em digressão pela região árabe - alegadamente para tentar que se promova um acordo de paz entre israelitas e palestinianos-, chegará àquele país amanhã, sábado.
Entretanto, no Koweit, onde a família Bush goza de muitas simpatias desde 1991 - aquando da invasão pelos iraquianos e o pai do actual presidente dos EUA ajudou a impedir o êxito das intenções de Sadaam -, as conversações com O Xeque Sabah Al- Ahmad, abordaram o programa nuclear iraniano, a paz no Médio Oriente e a situação dos koweitianos detidos pelos americanos na prisão de Guantánamo. No entanto, nos meios políticos koweiteanos receia-se que Bush procure usar de argumentos de contrapartidas para obter apoios dos países da região para uma acção militar contra o Irão. Responsáveis dos Ministérios da Defesa e dos Negócios Estrangeiros do Koweit, já se pronunciaram sobre o assunto, afirmando que o Koweit não autorizará os EUA a utilizarem o seu território para atacar o Irão.