quinta-feira, janeiro 24, 2008

Taça das Nações Africanas
ANGOLA ENTROU DE PÉ MANUCHO
SAIU DE PÉ COM EMPATE


A participação de Angola no CAN’2008, a decorrer no Gana, teve estreia aceitável e resumiu-se a uma igualdade, perante a selecção da África do Sul, tida como uma das favoritas à conquista do troféu desta XVI edição da maior prova do continente africano e das mais acompanhadas no Mundo da Bola.
Os “Palancas”, comandados por Oliveira Gonçalves, nesta estreia mostraram-se um pouco nervosos nos minutos iniciais, no entanto, dado o bom desempenho das zonas defensivas e da manobra atacante a querer aparecer nas zonas de remate, animou o conjunto que jogando em colectivo e numa boa marcação defensiva, arriscou no ataque pela certa e dai resultou com um belo golo de Manucho – há dias contratado pelo Manchester United -, aos 30’, que deu o melhor aproveitamento a um centro de Flávio, rematando de cabeça. A bola entrou pelo ângulo superior direito da baliza defendida por Josephs. Um belo golo que vai dar para recordar por muito tempo.


Imagens obtidas pela EUROSPORT
e fotografada na transmissão directa.
O Exclusivo é da EUROSPORT

Sem arrufos de vencedor mas sempre jogando certinho e dando a posse de bola aos poderosos “bafana-bafana” sob controlo, tudo indicava que a vitória era o mais provável, pese a insistente procura do golo por parte dos pupilos de Carlos Alberto Parreira – exactamente esse famoso treinador brasileiro dos “canarinhos”. E, aconteceu mesmo. Acreditando de conseguir o empate, quando restavam 3 minutos para os 90’ regulamentares foi o que aconteceu na abertura de uma defesa que falhou naquele momento para Van Heerden, puxar o gatilho para uma bomba que não deu hipóteses a Lama defender.
De todo o modo e feitio, o empate é positivo para os angolanos que, em pontos, ficaram em terceiro do Grupo D, com o mesmo número de pontos de todas outras nações: África do Sul, Angola, Senegal e Tunísia. No primeiro jogo da jornada deste grupo. O Senegal e a Tunísia empataram a duas bolas, num jogo em que os senegaleses estiveram sempre em vantagem.

Próximos jogos do Grupo D:
DOMINGO – 27 – ÀS 17H30 – SENEGAL vs ANGOLA – Tamale
19h30 - TUNÍSIA vs A. DO SUL – Tamale
QUINTA-FEIRA - 31 - 17H00 – TUNÍSIA vs ANGOLA - Tamale
17h00 - SENEGAL vs A. DO SUL - Kumasi