domingo, fevereiro 17, 2008





ANGOLA
DIA DO COMITÉ OLÍMPICO ANGOLANO

Fonte: ANGOP

Sob o lema “Para assinalar os êxitos alcançados pelo desporto nacional, apelar a sociedade a sua prática”, centenas de pessoas de todas etnias marcharam em Luanda (capital de Angola) assinalando o XXIX Aniversário do Comité Olímpico Angolano (COA), que hoje, 17 de Fevereiro, se assinala com o objectivo de despertar as pessoas para a importância e benefícios que se podem alcançar com a prática desportiva.

ESTÁDIO DA CIDADELA - Img. Google

ROBERTO DE ALMEIDA PRESENTE

Como presidente da Assembleia Nacional (Parlamento Angolano), Roberto de Almeida, esteve presente na linha da frente, dando início à marcha junto à sede do COA, na Cidadela Desportiva e seguiu pelas principais avenidas luandinas e terminou no local da partida.

GOVERNANTES, FORÇAS ARMADAS
E DESPORTISTAS PRESENTES


Treinadores, dirigentes, ex-praticantes, militares, deputados, polícias, entre outras individualidades, estiveram presentes na comemoração, transportando o facho Olímpico. Integrantes da selecção nacional de andebol sénior feminina, que recentemente conquistou o nono título africano, antigas estrelas desportivas como Abel Campos e Jesus (futebol), Lílí e Prazeres (andebol), Aníbal, Ângelo e Benjamim Avó (basquetebol) e Guilhermina Cruz (atletismo) foram vistas entre os manifestantes.
Presenças também do Ministro da Juventude e Desportos, Marcos Barrica, o Chefe do Estado Maior-General das Forças Armadas Angolanas (FAA), General de Exército Francisco Pereira Furtado e do Ministro da Energia e Águas, Botelho de Vasconcelos.

SESSÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS
LEVADOS A EFEITO




Antes e depois da caminhada, os participantes foram submetidos a curta sessão de exercícios físicos (aquecimento e retorno), sob orientação dos professores de educação física, Victor e Cirilo da Cruz. Na oportunidade, no pátio da Cidadela, realizou-se uma exposição de propaganda explícita dos empreendimentos e preparativos dos próximos Jogos Olímpicos de Beijing, na China, feita pela representação diplomática deste país em Angola. O povo de Luanda, que se concentrava nas ruas do trajecto, não resistiu em engrossou a marcha que, sem exagero, somou milhares de participantes.