sábado, fevereiro 23, 2008


TV SiC

PINTO DA COSTA EM ENTREVISTA


O HOMEM MAIS INVEJADO

NO UNIVERSO FUTEBOLÍSCO LUSO

respondeu a todas as perguntas




Sem papas na língua, o presidente do FC Porto, PINTO DA COSTA, esteve esta noite sob a metralha de dois reputados repórteres da SIC TV, em Lisboa, que o questionaram sobre temas mais badalados nos últimos tempos, com perguntas previamente preparadas para entupir raciocínios. Só que os resultados não foram, provavelmente, os que eram esperados. O carismático homem do futebol português, em ocasião alguma empalideceu ou avermelhou, revelando-se, mais uma vez, um homem inteligente dotado de um autodomínio próprio das consciências tranquilas.
PINTO DA COSTA, sabe estar na sociedade – onde se tornou muito polémico pelas suas fraquezas sentimentais -, e no futebol, e, por muito que alguns fanáticos ou “neo-Messias” que andam por aí, apregoem afirmações geradas por inveja ou simples antipatia pessoal – outros ainda por já terem sido desmascarados pelo presidente do FC Porto – o homem, sorri, acena, desafia e acusa com desassombro aqueles que cometem ilegalidades. Por isso é que
Pinto da Costa, figura entre os 100 portugueses… na promoção da RTP, onde Vieira, nem sequer alguma vez vai entrar.
É tão bom ter inimigos… quem os não tem, não tem valor. – Carlos Pereira
Respigo, com a devida vénia, do jornal
JOGONLINE a síntese da entrevista a que me refiro neste post:


Pinto da Costa voltou a conceder uma entrevista à SIC, respondendo a todas as perguntas de Rodrigo Guedes de Carvalho e de Clara de Sousa sem quaisquer rodeios. O presidente portista falou obviamente do FC Porto, mas tocou também outros assuntos, como os rivais de Lisboa, o Apito Dourado, Jesualdo Ferreira, o mandato que nem há um ano começou como presidente, Jesualdo Ferreira, Luís Filipe Vieira, a procuradora Maria José Morgado, o caso Ricardo Bexiga e, finalmente, o Euro’2008. Revelação importante é a de que "o FC Porto não está interessado em Cristian Rodriguez", jogador do Benfica. A entrevista começou com uma pergunta de Rodrigo Guedes de Carvalho, que questionou Pinto da Costa sobre se ficara satisfeito com a passagem do Benfica e do Sporting aos oitavos-de-final da Taça UEFA.



“Claro que fiquei contente com o apuramento deles para a fase seguinte da prova, assim como fiquei triste com o afastamento do Braga. Está em causa o ranking dos clubes portugueses. Mas, como português, obviamente que também fiquei satisfeito”. Pinto da Costa considera que o FC Porto “está muito forte”, mas avisa que “os outros não estão tão fracos como isso, o que acontece é que o FC Porto está melhor, só isso”. Como o presidente portista está satisfeito com a equipa, naturalmente foi-lhe perguntado se Jesualdo Ferreira vai continuar a orientar o plantel. “Na altura própria as pessoas saberão, mas sempre vos digo que ele está cómodo e eu também”. Assunto que nunca falta em qualquer entrevista de Pinto da Costa é o da sua sucessão na presidência do clube. O líder dos dragões respondeu o que tem repetido vezes sem conta:




“Para já estou motivado para continuar no cargo que ocupo para o qual fui reconduzido nem há um ano. Depois se verá. Vítor Baía é um bom-nome para quando eu me retirar, mas é apenas um, porque há mais. E continuo a dizer que não vou indicar nenhum nome. Isto não é nenhuma monarquia. Os sócios é que vão escolher entre os nomes que lhes surgirem”. De imediato passou-se de novo ao Benfica. Pinto da Costa, depois de garantir que “Cristian Rodriguez não será jogador do FC Porto”, voltou a afirmar que não tem “nenhuma relação, nem espero vir a tê-la” com Luís Filipe Vieira, acusando o presidente encarnado de estar por trás do livro de Carolina Salgado que motivou a reabertura de processos pela procuradora Maria José Morgado. “Houve contactos entre ele e Carolina, isso é claro”. “Os meus processos foram todos arquivados por vários magistrados de diversas comarcas.
Os três que foram reabertos devem-se ao livro de Carolina Salgado. Mas se a própria autora se confessa como mandatada para praticar actos que considero repugnantes, como o caso Bexiga, processo que também foi arquivado, que credibilidade tem o Ministério Público nestes casos.
Recordo que o próprio procurador-geral disse há tempos que não sabia se o seu telefone estava sob escuta. Isto é inacreditável, pelo que não há confiança democrática no Ministério Público. Aliás, bastou-me ler na revista ‘Visão’ que o dr. Saldanha Sanches [marido de Maria José Morgado] avisou Ferro Rodrigues de que ele estaria envolvido no caso Casa Pia, acabando por ser recebido pelo dr. Saldanha Sanches acompanhado da esposa. Isto é incrível. Não quer dizer que não acredite na Justiça, mas há coisas verdadeiramente inacreditáveis”. Sobre o caso Ricardo Bexiga, Pinto da Costa atalhou logo o assunto: “Não o conheço nem ele a mim. O próprio acto de agredir alguém repugna-me. E repugna-me ainda mais que se possa pensar que eu tivesse encomendado o serviço. Foi a jornalista Felícia Cabrita que me contou o caso e eu ri-me às gargalhadas. Mas logo me garantiu que tinha provas de que eu não estava envolvido. Carolina Salgado também não conhece o sr. Ricardo Bexiga. Se é verdade que ela o mandou agredir, então tem de ser punida. Se não foi o caso, que credibilidade tem ela?”, questionou. Depois de ter dito que põe “as mãos no fogo pela seriedade de Pinto de Sousa”, um dos arguidos do Apito Dourado, Pinto da Costa terminou a entrevista com uma alusão à Selecção Nacional que vai disputar o Euro’2008 e ao seleccionador nacional. “Toda a gente diz que estou zangado com ele. Não é verdade. Cumprimentamo-nos quando nos vimos. Simplesmente por vezes questiono as suas opções. O facto de ter deixado o melhor guarda-redes da Europa de fora das opções para o Euro’2004 pode ter-nos custado a vitória no torneio. Agora, um treinador que tem na sua equipa jogadores como Cristiano Ronaldo, Deco e Quaresma pode sonhar com tudo”.



CRÉDITOS: Jornal O JOGO