quinta-feira, fevereiro 07, 2008


ATITUDES

Deixar de fumar


FUMAR AQUI OU ALI...
É UM ACTO DE CIVILIZAÇÃO



A Lei entrou em vigor e, para não fugir à regra, os espertinhos – não os fumadores, mas sim os que ganham e tiram lucros dos viciados pelo tabaco -, desataram a inventar formas de atropelar “legalmente” a Lei. E, eu francamente que não estudei direito, mas sei quais são os direitos humanos, sinto-me como não fumador vítima porque há locais onde, eu penso não ser permitido fumar… mas fuma-se.
Eu conto um caso passado comigo, mas, antes, quero que saibam que eu comecei a fumar aos 7 anos e deixei de fumar aos 60. De forma simples, rápida e sem despesas - antes, poupando bastante – recorrendo à única forma de se deixar de fumar de um dia para o outro: Comprar um maço de cigarros, abrir e acender um… dei uma puxada, travei e de imediato deitei fora o cigarro. Amachuquei o maço e deitei fora e disse para minha filha Solange que, na ocasião, estava comigo: a partir deste momento não fumo mais. A miúda riu-se… e tinha razão. Eu fumava 4 maços por dia e meu médico havia dito que não era possível eu deixar de fumar porque era fumador inveterado. Passaram-se 17 anos e nunca mais fumei.
. Não há impossíveis, quando há vontade e determinação em se conseguir seja o que for.
Bem, um dia destes entrei num snack em Mem Martins, junto à estação. Ninguém no balcão onde estava um letreiro: “POR FAVOR NÃO FUMAR AQUI”.
Sentei-me pedi meu caldo de marisco habitual e… de repente comecei a sentir-me ameaçado por fuma de cigarro. Olhei em redor e vi, na mesa do fundo da sala três senhoras conversando alegremente e fumando que nem umas desalmadas – nem eu dava puxadas daquelas. Perguntei à empregada se ali era permitido fumar ao que obtive a resoposta “que sim era permitido fumar, porque o patrão assim o determinara”. Como não percebo nada de Leis, fiquei admirado e muito mais admirado fiquei quando, também de repente um cavalheiro acabado de chegar a meu lado, acendeu um cigarrito e mandou umas baforadas que me obrigaram a pagar e desandar dali. Quem está mal, muda-se. Não adiante falar a tipos deste género, nada civilizados e mal educados.
Antes, porém, verifiquei se havia mais alguma sinalização no balcão para não fumar. Apenas havia duas num balcão para mais de 15 pessoas… e que, na sala não havia dísticos alguns a determinar as respectivas áreas de fumadores e não fumadores. Um espertinho deve ter descoberto a porta do cavalo da Lei do Tabaco.


Em Faro, houve quem fizesse obras e criasse dentro da sala, as respectivas zonas para uso dos clientes fumadores e não fumadores. Ao menos foram preservados os direitos de ambos.
Este relambório ocorreu-me por ter recebido uma foto relacionada com as salas de fumadores que aqui reproduzo com a devida vénia para o seu autor – para mim desconhecido. Sala de fumadores com uma pintura no teto, na ilusão de os fumadores estarem enterrados numa campa assistindo ao “elogio fúnebre”…

"ELES FORAM CÉLEBRES PORQUE TIVERAM A CORAGEM DE ENFRENTAR, CONSCIENTEMENTE, A MORTE DURANTE ANOS.ELES FORAM CÉLEBRES PORQUE TIVERAM A CORAGEM DE ENFRENTAR, CONSCIENTEMENTE, A MORTE DURANTE ANOS"
IMAGENS - retiradas de blogues no google