domingo, fevereiro 10, 2008

CAN’2008

BARÃO ANGOLANO
MANUCHO
destrona DROGBA
EGIPTO renova
TITULO AFRICANO


O "Barão" angolano Manucho figura no “onze” ideal da Taça das Nações Africanas de 2008, hoje divulgado, e que inclui cinco jogadores do Egipto, que está a disputar a final com os Camarões, em Accra. Grande revelação do torneio, Manucho relegou para o “banco” o marfinense Didier Drogba, e faz dupla no ataque com o egípcio Amr Zaky, autor do golo que eliminou Angola nos quartos-de-final, enquanto o camaronês Samuel Eto’o, melhor marcador da história da CAN, ficou de fora. Manucho, de 23 anos, único angolano na equipa ideal do torneio, foi recentemente contratado pelo Manchester United, mas está emprestado ao Panathinaikos, da Grécia, orientado pelo português José Peseiro. Dos cinco “faraós” que figuram no “onze”, o guarda-redes El Hadary e o médio Abou Treika alinham no Al-Ahly, campeão egícpio comandado pelo português Manuel José, que “coloca” ainda Ahmed Fathy entre os suplentes. Do anfitrião Gana foram eleitos os médios Michael Essien e Sulley Muntari, mas colocados na defesa. O “onze” ideal da CAN’2008: Essam El Hadary (Egipto); Geremi Njitap (Camarões), Wael Gomaa (Egipto), Michael Essien (Gana), Sulley Muntari (Gana); Yaya Touré (Costa do Marfim), Alexandre Song (Camarões), Hosny Abd Rabou (Egipto); Mohamed Abou Treika (Egipto); Amr Zaky (Egipto), Manucho (Angola). Suplentes: Richard Kingson (Gana/guarda-redes), Hany Said (Egipto), Ahmed Fathy (Egipto), Frej Saber (Tunísia), Stéphane Mbia (Camarões), Didier Drogba (Costa do Marfim), Kader Keita (Costa do Marfim).





EGIPTO
CONSAGRADO CAMPEÃO
FRENTE AOS CAMARÕES

Fonte: A BOLA
O Egipto venceu a Taça das Nações Africanas depois de bater na final a selecção dos Camarões por 1-0, em jogo disputado em Acra, no Gana. Este é o sexto título conquistado pela selecção egípcia, o segundo consecutivo depois da vitória em 2007, no Cairo.
O «benfiquista» Binya entrou ainda aos 16 minutos da primeira parte para substituir o lesionado Song Billong.O único golo do encontro surgiu aos 77 minutos, com Mohamed Zidan a aproveitar um erro defensivo dos Camarões e a servir Abou Treika, que não falhou a oportunidade para inaugurar o marcador.Nem o avançado do Barcelona Samuel Eto’o, que este ano se tornou o melhor marcador da história da competição, valeu aos Camarões, que já tinha perdido com o Egipto (4-2) durante a fase de grupos da CAN deste ano.