sábado, janeiro 28, 2006

coisas

Image hosting by Photobucket


Image hosting by Photobucket
Nem sempre conseguimos concretizar as ideias que afogam o nosso cérebro, dada a velocidade e volume - qual tsunami -, facto que muitas vezes impedem-me de escrever. Mas, hoje, isso não vai acontecer.
Conforme as entender e conseguir reunir, vou postar as quantas o tempo me permitir.


Image hosting by Photobucket Desporto O campeonato luso ganhou hoje emoções novas. Com o Estádio da Luz, em Lisboa, repleto de donos da casa gritando por uma vitória antecipada e demasiadamente convencidos no favoritismo de fanáticos, acabaram silenciados com três rugidos de "leão", espicaçado durante a semana, que pela anhara respirou e ganhou pulmões para entrar a perder e sair a ganhar por margem a não deixar equívocos nem argumentos de contestação. BENFICA, 1 - SPORTING, 3 . Dois golos de penálti, um para cada lado, com Simão e Sá Pinto a converterem para o 1-1 e, depois... depois o salvador baiano, LIEDSON, a resolver a contenda com dois golos de mestre "matador", deixando Moretto de joelhos a apanhar papeis... Quem ganhou também com esta derrota foi o FC Porto que, se vencer amanhã fica a seis pontos do Benfica, e, por outro lado passou a ter de contar com o Sporting na corrida pelo título desta época.
Política Sócrates, primeiro-ministro de Portugal, sugeriu medidas de combate à burocracia sem contestação da oposição. Boa forma de redimensionar a sua governação. Eu não sou nem quero ser entendido em politica. Sou, apenas, cidadão pensante. Não sei quais as medidas apresentadas, mas apercebi-me de que entre elas uma delas visa acabar com a entrega da declaração de IRS para trabalhadores dependentes. Resumindo: quem vai preencher é a própria administração local, a exemplo do se faz já em outros países europeus. Inteligente forma de combater a fraude fiscal. Já, anteriormente, outra forma inteligente foi tomada este ano... com o imposto municipal para automóveis... o conhecido "selo". Deixa de ser adquirido pelo dono do automóvel.. que passa a pagar directamente na Fazenda Nacional... numa colecta que será feitas com base no nr. de contribuinte que, durante o ano passado foi exigido aquando da compra do referido selo... pormenor que permitiu identificar os proprietários de todos os veículos a circular... bem visto, sim senhor. Por agora... mais tarde, veremos. Só fiquei a pensar porque é que o Governo continua a pensar na privatização de empresas... entregando factores de lucro aos senhores já "donos do capital". Será que os prejuizos registados nalgumas delas não foram forjados para justificar prejuizos originados por dispêndios com obras como , por exemplo, a do prolomgamento do Metro para Amadora-Este?
Cultura Estamos perante as comemorações do 250º aniversário do nascimento de MOZART, considerado um dos grandes nomes da música clássica, geralmente colocado no topo dos compositores tal como Beethoven e Bach. Tendo escrito a sua primeira sinfonia apenas aos oito anos de idade, a criança prodígio viajou pela Europa com o seu pai, Leopold Mozart, também ele compositor.
Para assinalar esta data, a Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP-Portugal) coloca ao dispor dos seus utilizadores uma série de recursos que o podem ajudar a celebrar este dia. Junto da entrada da Biblioteca estarão disponíveis diversos documentos alusivos ao compositor, tais como livros, CDs e DVDs. Aqui poderá ainda escutar alguma música ambiente de diversas obras do compositor. Mas se quiser pode aqui encontrar muita informação. Basta clicar ai em baixo nesse link para a FEUP.
Mozart viria a escrever mais de 600 composições musicais, incluindo 41 sinfonias, 27 concertos de piano, 16 óperas, 19 sonatas de piano e outros trabalhos de orquestra. Entre os seus trabalhos pode destacar-se a obra Eine kleine Nachtmusik (A Little Night Music, 1787) e as óperas Don Giovanni (1787) e Die Zauberflote (Flauta Mágica, 1791).Mozart morreu misteriosamente aos 35 anos de idade, havendo mesmo a desconfiança de que poderia ter sido assassinado, talvez pelo seu rival compositor Antonio Salieri. No entanto, não existem provas que sustentem esta teoria. Em 2000 conclui-se que Mozart faleceu de febre reumática.

Image hosting by Photobucket