sexta-feira, janeiro 20, 2006

TAÇA DAS NAÇÕES AFRICANAS

ANGOLA DEFRONTA CAMARÕES
Ontem: EGIPTO, 3 - LIBIA, 0

A maior prova do futebol africano, a Taça de África das Nações (CAN), principiou hoje à tarde no Estádio Internacional do Cairo, no Egipto, perante mais de 45 mil espectadores, com o jogo entre o EGIPTO e a LÍBIA, ganho pelos anfitriões por 3-0, golos marcados por Mido (17'), Trecka (21') e Hasan (31').

Angola, estará pela primeira vez num Campeonato do Mundo de Futebol, defrontando na jornada de estreia, Portugal no Grupo D do Alemanha'2006, mas, antes, estreia-se amanhã, sábado, na Taça Africana das Nações de 2006 (CAN), no Egipto, perante a poderosa equipa dos Camarões, orientados pelo prestigiado treinador Artur Jorge. Os "Palancas Negras", denominação angolana da sua equipa (Angola é o único território onde existe a belíssima espécie das palancas negras), inseridos no Grupo B, na companhia do Togo e da República Democrática do Congo. A turma orientada por Oliveira Gonçalves, pretende chegar a um dos dois primeiros lugares da "poule" para que a sua equipa, cuja base éa da campeã africana de Sub-20 de 2001, esteja no Cairo para alcançar os quartos-de-final. Recorde-se que nas duas anteriores presenças (África Sul1996 e Burquina Faso1998), não passou da primeira fase. "Sabemos que vai ser muito competitivo, contra um adversário muito forte, que vai fazer da CAN o seu 'cavalo de batalha', porque não se qualificou para o Mundial por infelicidade", disse o técnico. Após a estreia com os Camarões, no Estádio Militar do Cairo, Angola enfrenta quatro dias depois a República Democrática do Congo, vencedora da CAN 68 e Egipto74. Quatro dias depois, defrontamo Togo, desta feita no Estádio Cairo. Os "Falcões" também se apuraram pela primeira vez para um Mundial, à frente do Senegal, e têm no avançado Sheyi Adébayor (Arsenal, Ing), a sua melhor "arma.

O PLANTEL ANGOLANO

Guarda-redes: Lamá (Petro de Luanda), Goliath (Sagrada Esperança), João Ricardo (Portomosense); Defesas: Lebo-Lebo (Sagrada Esperança), Kali (Barreirense), Jamba (ASA), Jacinto (ASA), Loko (Benfica Luanda), Delgado (1º Agosto) e Marco Abreu (Portimonense); Médios: Miloy (Interclube de Luanda), André Makanga (Koweit SC), Gilberto (Al-Ahly, lesionado sem hipótese de jogar), Mendonça e Figueiredo (Varzim), Maurito (Al-Wahda), Zé Kalanga (Petro Luanda)e Edson (Paços de Ferreira); Avançados: Mantorras (Benfica de Lisboa), Akwá(Al-Wakrha), Titi Bwengo (Clemont), Love Kabungula (ASA) e Flavio (Al-Ahly).