sábado, janeiro 14, 2006

era atómica

IRÃO AVISA
Bush recolhe-se na ideia diplomática
para resolver o problema
Com : GLOBO ONLINE

O presidente dos Estados Unidos, George Bush, afirmou hoje que os Estados Unidos querem resolver a crise nuclear do Irão através de meios diplomáticos.
Nós temos um importante trabalho pela frente, que é trabalhar questões como o Irã. Nós passamos algum tempo falando sobre a questão iraniana e o desejo de resolver esse tipo de questão diplomaticamente trabalhando juntos - disse Bush, após um encontro com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

OPINIÃO:
A importância deste problema nuclear que o Irão gerou é, de facto, preocupante. Dificilmente se poderá avaliar a grandeza do caso. Mas, na verdade, a não haver bom senso por parte dos Estados Unidos e seus parceiros, o problema poderá ser muito mais grave do que foi o do Iraque. Até hoje nada provou que os iraquianos possuiam armas químicas, etc., etc., etc., o álibi da invasão levada a cabo pelos Estados Unidos e seus parceiros, a mando de Bush.
A hegemonia americana, amedrotou Gorbatchev, e a única força mundial (URSS) que assegurava a paz mundial, foi desmantelada, e as portas de entrada em qualquer parte do Mundo de forças militares sem passaporte e sob o signo da destruição gerada por cobiças camufladas, ficaram às escâncaras.
Há que atentar no desenvolvimento do problema que está, sem dúvida alguma, a ser minuciosamente analisado pelas forças de apoio às decisões do presidente estadounidense.
O Irão, potência mundial geradora de energias imensas, com o petróleo na primeira linha mundial, está emparceirado com a China e o Sudão - EUA com o Kwait e Arábia Saudita - numa guerra surda que alicerça perigos universais, face à conquista de reservas que EUA, China e Japão - e outros grandes consumidores - correm pelas áreas produtoras do "ouro negro" no Mundo.
Luciana Brafman em Outubro de 2005, entrevistou o cientista político americano Michael Klare, estudioso de causas e prevenções de guerras nos últimos 35 anos de sua vida, acredita que a competição por recursos como o petróleo é, actualmente, a maior fonte potencial de conflitos mundiais.
Pergunto eu: Porque será que o Irão está na mira? Não será pela mesma razão que serviu de "álibi" para invadir e destruir o Iraque? Matar milhares de seres humanos inocentes? Destruir património cultural mundial inigualável? Só que, no Irão há mesmo força nuclear. Um problema muito sério.

CARLOS PEREIRA