quarta-feira, janeiro 25, 2006

TAÇA DAS NAÇÕES AFRICANAS

O FEITIÇO "ZAIRENSE" estava na bancada
ANGOLA superior
acabou em pé de igualdade


Angola e República Democrática do Congo (Ex-Zaire) empataram sem golos, hoje, em partida a contar para a segunda jornada do Grupo B da Taça das Nações de África, a decorrer no Egipto. Mau resultado para Angola - na ante-câmara do Mundial na Alemanha -, apesar de ter somado um ponto pois complicou demais as possiblidades de se classificar para a fase seguinte, embora ainda tenha pela frente um jogo de "vida ou morte", no domingo, em que defrontará o Togo, lanterna vermelha do grupo, que não será "batata doce" ainda que hoje tenha sido derrotado pelos Camarões, por 2-0. Uma vitória dos leões indomáveis de Artur Jorge, que não foi fácil. Só a genealidade de Etoo'o (Barcelona) deu para resolver quando tudo parecia que ia acabar a zero. Com um golo-canhão de fóra da área, e, depois na construção da jogada que deu o passe para Meyong (Belenenses, de Portugal) rubricar com toque de calcanhar d'aqueles à Madjer.
Mas, voltando ao jogo de Angola (estou triste...) a crítica reconhece que foi superior na maior parte do jogo, criou excelentes oportunidas (mais do que muitas...) de golo, entre as quais, uma de Akwá (o goleador) na cara do guarda-redes atirou à figura... um escândalo! Os feiticeiros do Congo estavam na bancada a zurzir... Mas outras houve e não foram poucas as falhadas dando força anímica aos adversários que, por seu turno e ainda que jogando com 10 unidades dada a expulsão de Mputo, também criaram boas oportunidades para fazerem o golo e falharam. Ainda que desfalcada de elementos preponderantes, como Gilberto e Mantorras, a turma entregou-se de alma e coração... mas, fisicamente deixou a desejar... e eu fico a pensar no que me disseram sobre algumas facilidades dadas na preparação em Marbelha, comemorações de aniversários, tal e tal.
E agora? Se os angolanos conseguirem tranquilizar o espírito e sacudirem a pressão, talvez consigam o "milagre" de vencerem por margem suficiente o Togo, isto admitindo a lógica da vitória dos Camarões sobre a RD Congo.

CLASSIFICAÇÃO
CAMARÕES, 6 pontos; RD Congo, 4; ANGOLA, 1; Togo, 0
PRÓXIMA JORNADA
29 de Janeiro - Domingo
ANGOLA x TOGO e CAMARÕES x RD CONGO



Paciência! Esperemos que cheguem os kimbandas- muloges e que Oliveira Gonçalves dê oportunidade a Mantorras de se despedir da selecção a cem por cento...
EQUILÍBRIOS
E para "fofocar" um pouco, olhem aí na barriguinha da Senhora Dona Pritt , Angelina Jolie a tatuagem exibida na última sexta-feira, quando foi apanhada pela revista People, à chegada ao aeroporto de Londres.
A tatuagem de Jolie, escrita em latim, com os dizeres "Quod me nutrit me destruit", que em português significa "o que me nutre, também me destrói".