quinta-feira, maio 25, 2006

DIGNIDADE


PRÉMIO CAMÕES 2006


LUANDINO É LUANDINO
quando rejeita 100 mil euros

Com Correio da Manhã | O escritor angolano Luandino Vieira, distinguido este ano com o Prémio Camões (ver post anterior) recusou o galardão e os respectivos 100 mil euros, alegando razões pessoais e íntimas.

Naturalmente que esta decisão de Luandino Vieira só não surpreende quem o não conheça de facto. Eu, que prezo conhecer Luandino desde o tempo em que ele mais o Cardoso e o António Jacinto se reuniam no cantinho do muro da esplanada do Café Monte Carlo, em Luanda e de ser meu vizinho no Prédio da Cristália, entendo a razão desta tomada de posição dele. A qual, se não estou enganado, não tem nada a ver com a luta contra o colonialismo português em prol de uma independência de Angola pro'MPLA, mas sim por outros factos que possam ter ocorrido na trajectória cultural do Luandino em relação a Portugal ou por achar que a outorga tenha surgido por motivos isolados ao mérito das suas obras.

Sendo esta uma notícia que abalou o mundo cultural luso nesta quinta-feira e porque tem fundo cultural importante que merece ser profusamente divulgado nos seus pormenores, e, também , porque concomitantemente, enforma de pormenores relacionados com este valioso PRÉMIO CAMÕES, convido os meus visitantes a

e a lerem quanto se publicou na edição de hoje do matutino lisboeta CORREIO DA MANHÃ.