quinta-feira, maio 18, 2006

frontal


FIDEL CASTRO DESAFIA CONSPIRADORES
Provem que sou rico... e eu demito-me!

FIDEL CASTRO é alguém neste Mundo que me impressiona e me deixa ter convicções sem receio de estar errado quanto à sua forte personalidade, como defensor de uma Pátria que ele e muitos milhares de cubanos tornaram independente, acabando com o jugo espanhol. Conheci em Angola, centenas de cubanos. Trabalhei com eles. Ouvi um pouco de tudo - mas nada tão mau como oiço hoje ao povo português lamentar-se -, e, nesse tudo, nunca ouvi um cubano dizer mal de Fidel. Ouvi, sim, palavras de respeito e gratidão pelo chefe. Ouvi sobre restrições e limitações várias, geradas pelo boicote norte-americano, contudo nunca faltando bens issenciais. E falei com militares, homens e mulheres, civis, médicos e professores. Eles ajudaram o povo angolano a atingir com êxito a independência desejada e liderada por Agostinho Neto (MPLA). Foi Fidel que teve, em relação à ameaça de invasão do imperialismo (USA-CONGO-AFRICA DO SUL) a coragem de se assumir perante Agostinho Neto (MPLA), como o camarada pronto a ajudar a impedir essa invasão - uma vez que a União Soviética se havia esquivado a dar esse apoio. E foram os comandos cubanos que se instalaram perto de Porto Amboim e Gabela, no Sul e, em Catete, no Norte, que impediram a entrada em Luanda das forças militares sul-africanas (apoiantes da UNITA, de Jonas Savimbi) e as congolêsas (apoiantes da UPA-FNLA, de Holden Roberto), no dia 11 de Novembro de 1975, enquanto Agostinho Neto discursava em Luanda, proclamando a independência de Angola... nós, presentes, ouvíamos os rebentamentos da batalha que se travava às portas de Luanda. Na ocasião, o governo português, ausente na festa da independência p'ro MPLA, estava num avião nos céus de Angola ( ou perto ...) na expectativa da tomada de Luanda pelos invasores... mas, teve de regressar à base para, depois, apoiar a UNITA, na independência fantoche e unilaterar, levada a cabo por Jonas Savimbi, no Huambo.
Ninguém me contou quanto aqui deixo escrito. Eu vivi estes acontecimentos e ninguém vai me desmentir.
Evoquei estes dramáticos momentos históricos, para enaltecer a minha admiração e grande estima por FIDEL CASTRO E PELO POVO CUBANO, numa altura em que a Revista "FORBES" - norte-americana, pois claro... -, noticia que o ditador Fidel é possuidor de uma fortuna pessoal avaliada em 900 milhões de dólares... acrescida de mais um certo montante em conta na Suiça. Eu sorri e fiquei a meditar nesta possibilidade e, de imediato, repudiei. Hoje, lendo o diário lisboeta "24 horas", encontrei a verdadeira razão porque eu repudiara a acusação da "Forbes", na qual é divulgada a posição assumida por Fidel, perante o programa "Mesa-Redonda". Desta notícia transcrevo, apenas, quanto está publicado como sendo palavras do comandante Fidel:
Ando a ouvir estes disparates há quase meio século. Não,ligo muito a isso. Mas se conseguirem provar que tenho uma conta bancária no estrangeiro com um único dólar, então demito-me. Porque é que eu ia querer dinheiro, especialmente agora que estou com quase 80 anos? Porque é que ia querer dinheiro agora se nunca o quis?
Rematando, digo eu: FIDEL DEU A BUSH, a melhor oportunidade de sempre de se ver livre do ditador quando pede provas da acusação para se demitir. É que Fidel é homem de palavra (ou alguém duvida disso?). A "Forbes" vai às fontes onde recolheu os dados da fortuna de Fidel.., e, chapa-os na cara dele e sob o olhar do povo cubano. Se o fizer, garanto que estou convencido: FIDEL DEMITE-SE MESMO!... - é de gargalhadas. Era mesmo o que faltava aos imperialistas, inserir o nome de Fidel na lista onde os donos dos dólares como Bill Gates, se assumem com verdade. Que guerra nojenta. - Carlos Pereira