quarta-feira, maio 31, 2006

ontem

ANGOLA SEM PERNAS
> precisa de acreditar


Riquelme e Mendonça, em Salermo (Itália)
Francesco Pecoraro)

Com o antecedente pouco convicente que os "Barões" angolanos nos ofereceram na CAN, e, o pouco espaço de preparação (além das condições) não ter sido, talvez, a mais conveniente, adicionando-se, por via do déficit produtivo do plantel, os afastamentos de jogadores importantes, como, por exenplo os de Asha e Gilberto, as negas da FIFA sobre Pedro Emanuel e Chainho, tudo adicionado e equacionado com os níveis produtivos da equipa (e mesmo individual) no jogo treino realizado em Salermo (Itália) frente ao potência futebolística argentina, há que, em meu entender, reconhecer alguns aspectos como sendo aqueles que predominaram e mantenho na retina:

NEGATIVOS:


  • TOTAL FALTA DE ENTROSAMENTO DOS SECTORES
  • DIFICIENTE PREPARAÇÃO FÍSICA; LENTIDÃO SEM INICIATIVAS
  • IMPRECISÃO DE PASSES
  • CONTRA-ATAQUE NULO
  • EXECUÇÃO TECNICA INDIVIDUAL BAIXA


  • POSITIVOS:

  • A BOA FORMA DE JOÃO RICARDO
  • A ENTREGA DE MATEUS, MENDONÇA, FIGUEIREDO, ANDRÉ E MARCO ABREU (destrinças à qualidade associada do futebol praticado e desempenho no terreno)


  • O tempo iniicial, em que sofremos 2 golos (Rodriguez, 28' e Sorin, 36') teve momentos que deixaram prever algo de positivo na concretização e criar esperanças para surpresas dada a excelente exibição de João Ricardo. mas o alas (Mateus e Edson) adiantados em relação a Akwá não resultou no ultimo terço do terreno, até porque começo a ter a impressão que Akwá já não consegue responder ao que dele se espera. A idade pesa? Talvez. Na defesa (já nos referimos ao guarda-redes) muita debilidade, fraco discernimento, resistindo bastante mas com falhas. Na tempo complementar tudo piorou... neste sistema de Oliveira Gonçalves, 4x3x1x2, sem imaginação, sem iniciativa, e sem pernas... há que esperar nas correcções que certamente OG irá fazer nos próximos testes com a Tunísia e os Estados Unidos. - Carlos Pereira
    ANGOLA na élite do futebol mundial

    O Campeonato Mundial de Fuitebol, na Alemanha 2006, é a primeira oportunidade que Angola tem de demonstrar o potencial do país para o resto do mundo. A nação angolana está passando por uma fase de reconstrução, apenas quatro anos depois do final de uma longa e sofrida instabilidade provocada por uma guerra sem quartel, movida pela UNITA, que tornou o futebol estático em grande parte do espaço geográfico angolano.
    O secretário geral da Federação Angolana de Futebol (FAF), Augusto Pereira da Silva, explica no site oficial da FIFA: Depois de 30 anos de guerra, estamos contentes em apresentar ao mundo uma nova imagem de Angola. Estamos reconstruindo nosso país e pretendemos ocupar um lugar entre a elite mundial. Esperamos demonstrar que Angola é um país do futuro. Desta vez estamos aqui, sobretudo, para adquirirmos experiência, mas também acreditamos que podemos mostrar ao mundo um futebol de alta qualidade.




    CURIOSIDADES
    AKWÁ é o jogador com mais internacionalizações (77) e com maior número de golos (35) marcados, seguido de FLÁVIO com 45 internacionalizações e 13 golos; MARCOS AIROSA, RUI MARQUES e TITI BUENGO, os menos internacionais com apenas uma cada e o guard-redes MÁRIO ainda não teve nenhuma; TITI BUENGO é o mais alto do plantel: 1,89 metros; LAMA e MILOY são os mais pesados: 93 quilos e 84, respectivamente. - cp. |