domingo, maio 18, 2008

Futebol africano

LOVE CABUNGULA
mandou os "Mambas" para casa

Crédito: ANGOLA PRESS
O golo do "barão do futebol angolano", avançado do 1º de Agosto Love Cabungula, neste domingo, no Estádio da Cidadela, em Luanda (capital de Angola) garantiu a qualificação dos Palancas Negras, à fase seguinte das eliminatórias do Campeonato Africano, reservado a jogadores que actuam em competições internas, cuja fase final está agendada para 2009, na Costa do Marfim.
O golo foi rubricado já no tempo de compensação, no aproveitar de um cruzamento de Yamba Asha.
ANGOLANOS DESPERDIÇAM ...- Os primeiros minutos de jogo ficaram pautados por algum equilíbrio, mas com maiores possibilidades para os Palancas Negras, que muito cedo tentaram inaugurar o marcador, com a
primeira grande oportunidade aos 11' desperdiçada por JOB, com remate às malhas laterais.
Na equipa dos Mambas , merece destaque a actuação do capitão Nelinho, ajudando em todo o terreno, com boas trocas de bola mas sem grandes oportunidades na finalização, onde Sonito - autor do golo da primeira "mão" -, ficou sem espaço para jogar ao ser sempre impedido pelo barão Locô.
BAIXA PRODUÇÃO OFENSIVA - Com uma ligeira baixa na produção do jogo ofensivo, as duas formações apostaram mais no sector intermédio e defensivo. Hélder, após uma jogada combinada com Josimar, rematou a malha lateral do guarda-redes angolano, que já havia sido ludibriado no lance anterior.
Minguito, numa clara oportunidade de abrir o placar aos trinta e três minutos não atrasou a bola para os avançados Santana e Love. Na sequência de um pontapé de canto, Santana sofreu uma agressão, mas o árbitro nada assinalou.Seis minutos depois, Love de cabeça voltou a falhar na finalização ao permitir que o guarda-redes contrário chega-se primeiro ao esférico.
MOÇAMBIQUE FALHA PENÁLTI - A um minuto do intervalo, Moçambique beneficiou de uma grande penalidade quando a bola foi à mão do capitão dos Palancas Negras, o lateral esquerdo Yamba Asha.Maurício, que foi chamado para marcar falhou ao permitir a defesa de Lamá, na segunda ocasião. As duas equipas foram para o intervalo empatadas.
No reatamento, com os objectivos bem definidos, os Mambas fizeram a sua primeira alteração, ao tirarem o médio Tó, e para o seu lugar entrar Edgar.

Love Cabungula, aos cinquenta e dois minutos isolado, escorregou na grande área quando o público já gritava golo, mas a defesa contrária afastou a bola para fora, para no minuto seguinte o médio Job levar a bola à trave da baliza adversária.
Sem grandes êxitos e a ver o tempo passar, a equipa técnica angolana fez uma dupla substituição, ao tirar Minguito e Santana, para os seus lugares entrarem Pedro Henrqiues e Chinho, alterações sem resultados esperados, pois tudo continuou na mesma.
JOB LESIONA-SE - Aos setenta e quatro minutos, primeira contrariedade da partida, com saída forçada de Job, lesionado e entrada de Fofaná, os mambas aproveitaram e ganharam algum protagonismo ao apostarem no contra ataque, mas quer Momed Gil e Josimar eram apanhados em fora de jogo, muitos dos quais protestados pelo treinador de Moçambique.
Já no tempo de compensação, Love Cabungula, a passe de Yamba Asha, fez o único tento da partida, que garantiu a qualificação de Angola à segunda eliminatória, onde irá defrontar à Zâmbia.

Ficha Técnica

As equipas

ANGOLA: Lamá; Jamuana, Joãozinho, Yamba Asha e Chara; Santana (Pedro Henriques, 58'), Job (Fofana, 74'), Locô e Zé Augusto; Minguito (Chinho, 58') e Love.

Treinador: Oliveira Gonçalves:( Angolano)

MOÇAMBIQUE: Marcelino; Mauricio, Nelinho, Josimar (Helder Pelembe, 67') e Momed; Campirra, Whiske e Sonitó (Álvaro, 46'); Danito, Tó e Famel.

Treinador: Mart Nooij (Holândes)

Disciplina: Cartões amarelos para Mauricio, Alvaro e Santana

Arbitragem: Árbitro:Lambert Moussa( Camarões);1º Yanussa Mussa( Camarões); 2º Abdoulai Gambo( Camarões); Inácio Cândido (Angola). Comissário: Franzekila Samaria (Namibia); :

Assistência: Cerca de cinco mil espectadores