domingo, maio 25, 2008

Música

Rússia vence Festival Eurovisão
Portugal fica em 13º lugar
- Com Agência Lusa - Foto:EFE -
A Rússia venceu hoje o Festival Eurovisão da Canção 2008, à frente da Ucrânia e da Grécia, enquanto a canção portuguesa, "Senhora do Mar", interpretada por Vânia Fernandes, terminou no 13º lugar, entre 25 participantes.
O cantor russo Dima Bilan, com o tema "Believe", foi o grande vencedor da noite, somando 272 pontos. Esta foi a primeira vitória no certame da Rússia, que, como manda a tradição, organizará o festival no próximo ano.
A Ucrânia, segunda classificada, somou 230 pontos, enquanto a Grécia, com 218, foi terceira, após a votação de 43 países, baseada nos votos dos telespectadores. Portugal somou um total de 69 pontos, sendo Andorra (10 pontos), Suíça, (10), França (8) e Espanha (8) os países que mais votaram na canção lusa. A canção portuguesa, com letra de Carlos Coelho e música do croata Andrej Babic, foi uma das dez que quinta-feira passaram à final que se realizou esta noite na Arena de Belgrado, na Sérvia, um dos maiores pavilhões multi-funcionais da Europa, com capacidade para 23 mil pessoas.Vânia Fernandes, natural da Madeira, venceu a última edição do programa "Operação Triunfo" e ganhou o Festival RTP da Canção no passado dia 10 de Março.O processo de votação da final foi realizado através de tele-chamadas.A última vez que Portugal tinha estado na final do Eurofestival foi em 2003, em Riga, com Rita Guerra.A partir desse ano, a Eurovisão decidiu instituir o modelo da semi-final, e este ano, dado o elevado número de países participantes, 43, optou por realizar duas semi-finais, tendo Portugal ficado sempre arredado da final.Lúcia Moniz, com a canção "O meu coração não tem cor", alcançou em 1996 a melhor classificação de sempre de Portugal, o sexto lugar.